Vestibulares

Gabarito oficial da 1ª fase da Fuvest 2024 (com resoluções)

100.818 candidatos realizaram a prova neste domingo (19/11), que teve taxa de abstenção de 8,68%. Convocação dos aprovados para a segunda fase está prevista para 1/12

Acessibilidade

A Fuvest divulgou, na noite deste domingo (19/11), o gabarito Fuvest 2024 - primeira fase. A prova, que contou com 90 questões objetivas -- de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química (algumas interdisciplinares) -- foi realizada na tarde de hoje por 100.818 candidatos - uma abstenção de 8,68% entre os 110.399 inscritos.

Os aprovados nesta primeira etapa do vestibular realizarão as provas da segunda fase em 17 e 18 de dezembro. No primeiro dia, serão 10 questões de Português e uma redação; no segundo, 12 questões de duas a quatro disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. A lista de convocados para a segunda fase está prevista para 1/12.

O vestibular da Fuvest oferece 8.147 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escolas públicas e egressos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Também compõem o processo seletivo da Universidade de São Paulo, o Enem-USP (1.500 vagas) e o Provão Paulista (mais 1.500 vagas), totalizando 11.147 vagas.

Gabarito Fuvest 2024 com resoluções comentadas

Confira o gabarito oficial da Fuvest 2024 - primeira fase, de acordo com cada caderno de prova (V, K, Q, X e Z). As resoluções e os comentários são dos professores do Aprova Total.

QUESTÃO

GABARITO

RESOLUÇÃO COMENTADA

1

C

No poema “Tempo de nos aquilombar”, de Conceição Evaristo, o verso que inicia a última estrofe (É tempo de formar novos quilombos) se justifica como metáfora por sugerir conotativamente que “novos quilombos” seja a resitência social e presente (é tempo) do povo negro (união coletiva), como no passado representava a ideia de quilombo.

2

C

A tensão social relativa às questões raciais, desde o período escravocrata, se estende aos tempos atuais. O poema enfoca a dissimulação (É tempo de caminhar em fingido silêncio ...) – como quando da formação de quilombos no passado, para hoje em dia aparentar fechar um olho evitando o cisco e abrir escancaradamente o outro, ou seja, estar vigilante, atento e inclinar-se à união. É tempo de formar novos quilombos em nome de resistência, persistência e constância.

3

E

A questão faz a comparação entre a obra do pintor francês Debret, incumbido de representar a sociedade brasileira de meados do século 19, e a obra de Gê Viana, que representa uma família negra sentada à mesa. Enquanto na primeira obra os personagens negros são representados somente como escravizados servindo aos personagens brancos, na segunda obra, os personagens negros são representados como protagonistas, contradizendo a imagem de passividade colocada pela obra de Debret. Gabarito E.

4

C

Podemos voltar no anúncio e ler a frase inteira: “the art market won’t bestow mega-buck prices on the work of a few white males forever.” O trecho afirma que o mercado não pagará valores altos apenas para homens brancos para sempre, existindo, assim, a possibilidade de redução nos valores.

5

C

A palavra “worth” significa valor. Ao questionar “What will your art collection be worth?”, o anúncio quer saber quanto sua coleção de arte valerá, por isso o sentido de valorização.

6

C

Partindo das características da economia açucareira, a questão foca na sociedade de caráter aristocrático que se desenvolveu no regime da casa-grande e da senzala, em que somente o senhor de engenho gozava de todos os privilégios, os quais estavam distantes dos demais livres e pobres e, sobretudo, da população escravizada, portanto, o gabarito é C.

7

C

A questão apresenta uma releitura crítica do famoso grito do Ipiranga "Independência ou Morte", trazendo a contradição de um país que se libertava do domínio político de Portugal mas que, por sua vez, mantinha boa parte de sua população cativa, submissa a um sistema de escravidão e morte, pelo que está correto o gabarito C.

8

B

A questão aborda o conceito de raça como construção social e o crescimento da autodeclaração de pessoas pretas no Brasil. O aumento da autodeclaração está relacionado à atuação do movimento negro, que tem trabalhado bastante a autoestima da população negra, de se reconhecer e ter orgulho de ser negro, desconstruindo a cultura imposta do padrão beleza europeu e branco.

9

D

A escritora Nadine faz uma crítica ao sistema de ensino do pós-apartheid na África do Sul, que continua a reproduzir as desigualdades educacionais e sociais da populaçãono ensino básico péssimo, não fornecendo as condições necessárias para políticas educacionais afirmativas que cumpram o papel de uma universidade de qualidade.

10

B

Antônio Cândido traz a reflexão sobre os direitos humanos numa sociedade que hierarquiza as pessoas em quem é ser humano digno de direito e quem não é. Para o sociólogo, a literatura teria o papel social de formar os sujeitos, exercendo um papel humanizador e, por isso, a literatura e o acesso aos bens deve ser um direito de todos, não o privilégio de uma elite.

11

E

O autor problematiza a arte imersiva ao questionar “The first problem with immersive art?”. Seguindo o texto, temos: “It's not actually very immersive… But merely aiming a projector at a blank canvas doesn’t do much in the way of sensory stimulation.”; ou seja, afirma que a arte não é imersiva, mas, sim, um projetor que não traz grandes estímulos sensoriais. Para reforçar a ideia, o autor diz: “visitors have often walked through installations entirely oblivious to whatever is happening around them”, dizendo que os visitantes andam pelas instalações completamente desatentos (oblivious).

12

C

O autor diz que os ingressos incluem apenas o básico e um simples fone de ouvido precisa ser pago e ironiza que ele volta à realidade ao ver a máquina de cartão crédito com o recepcionista. Leia com atenção a seguinte frase: “many exhibitions don’t even include these with the standard ticket, so my return to reality has twice been accompanied by an usher brandishing a credit card machine.”

13

B

Devemos multiplicar a matriz M por ela mesmo, a fim de obter a matriz M². Vale lembrar que a multiplicação de matrizes ocorre multiplicando ordenadamente linha por coluna, de forma que chegamos à matriz

Realizando análise das alternativas:

 

A) Falso, pois existem 4 pares de pessoas que não possuem conexões em grau 2, representadas pelos elementos 0 da matriz M².

B) Verdadeiro, pois existem 6 elementos iguais a 1, estabelecendo que 6 pares de pessoas têm apenas uma conexão de segundo grau.

C) Falso, pois existem apenas 2 pares de pessoas (2 elementos iguais a 2).

D) Falso, pois cada usuário é representado por uma linha da matriz e apenas a terceira linha (usuário 3) possui conexões de segundo grau com todas as outras.

E) Falso, pela matriz original M percebe-se que os usuários 2 e 4 tanto seguem como são seguidos pelo usuário 3.

14

E

Uma herança autossômica afeta homens e mulheres em igual proporção. Homens não podem inativar o cromossomo X, uma vez que possuem apenas um. Em heranças recessivas ligadas ao X, filhos homens de mães afetadas serão sempre afetados. Em heranças dominantes ligadas ao X, basta uma cópia do alelo para a mulher manifestar a característica. No heredograma em questão, as mulheres com poder da visão receberam o alelo para essa característica de suas mães. Como nenhum dos filhos homens dessas mães manifestam a característica, podemos supor que os que recebem o cromossomo X com o alelo do poder da visão, não conseguem sobreviver (alelo letal para os homens)

15

E

Depois de um histórico de conflitos entre os gêmeos, chegando ao envio compulsório, em tentativa de evitar mais aflição, de Yaqub para o Líbano, a relação conturbada entre os irmãos não melhora, derivada de ciúmes, inveja, tramas mal resolvidas. Como resultado: a desgraça, a morte de diversos entes da família (Halim, Zana, Yaqub), a prisão de Omar, o afastamento de uns em relação a outros no processo. Quando Omar sai da cadeia, no desfecho da obra, encara Nael. Há silêncio. Não há perdão. É a ruína da família, completamente.

16

A

Nael, em suas idas e vindas narrativas, afirma não saber quem é seu pai. O que se tem de fato é a confissão de Domingas, sua mãe, sobre ter tido um pequeno relacionamento consensual com Yaqub, o gêmeo gentil. Ainda, sabe-se que Omar violentou a mãe do narrador. Contudo, nenhum dos gêmeos assumiu a paternidade. Passada a indefinição sobre isso, Domingas alega ser Yaqub o pai de Nael. Porém, o narrador também não reconheceu qualquer um dos irmãos como seu progenitor, nem mesmo obteve o perdão de Omar pelo mal feito a sua mãe.

17

A

As radiações ionizantes são capazes de alterar as sequências de nucleotídeos do DNA, caracterizando uma mutação. Essa mutação pode desregular o ciclo celular, gerando feridas, tumores e cânceres. Como o enunciado cita feridas na pele, as mutações ocorrem no DNA de células epiteliais.

18

D

A ilustração mostra que apenas um único gene de mamute (partes desse gene é completado com sequências do gene do elefante) foi inserido em uma célula-tronco de ovelha. Sendo assim, essa célula permanece com todo o material genético da ovelha, acrescido de um único gene diferente (mamute + elefante).

19

B

Partindo da característica citada no texto, deve-se marcar a opção da vitamina mais polar dentre as opções, para isso, é necessário encontrar na estrutura um maior número de elementos de alta eletronegatividade, como oxigênio e/ou nitrogênio, de forma bem distribuída na molécula.

20

C

A substância III teve a sua digestão ocorrendo em um pH próximo à neutralidade (entre 6 e 7), que é o pH encontrado na boca. Na saliva, encontramos a enzima amilase salivar, responsável pela digestão do amido.

21

A

A escala de 0 a 14 para pH é válida com duas limitações, temperatura de 25 ºC e concentrações de eletrólitos muito diluídas (abaixo de 1 mol/L), portanto, valores negativos de pH são permitidos caso a concentração de íons hidrogênio se eleve acima de 1 mol/L.

22

E

A questão aborda o protagonismo da razão para o entendimento do mundo, como uma forma de questionar a visão dogmática e o poder hegemônico da Igreja, possibilitando conhecer o mundo a partir da ciência, do conhecimento empírico, reforçando os ideais iluministas.

23

E

Platão utilizará das concepções naturalistas usando o argumento da dupla geração que fundamenta o método socrático. Na questão, Platão lança mão do argumento dos opostos e começa a investigar de que modo as coisas são geradas.

24

B

Segundo o modelo ondulatório da luz, ao mudar de meio de propagação, a frequência da onda não deve se alterar. Os experimentos de Compton permitiram verificar que após o espalhamento da radiação eletromagnética, a frequência dos raios X sempre diminuía, o que era incoerente com o modelo ondulatório. Para explicar essa incoerência, interpreta-se o espalhamento como uma colisão entre um fóton de raio X e um elétron, atribuindo-se a diminuição de energia (associada à frequência pela equação de Planck) à conservação de energia e momento linear na colisão. Ou seja, os experimentos de Compton ilustram o comportamento corpuscular dos feixes de raios X.

25

E

No teste de chama, quando o cátion de um sal é aquecido, seu elétron salta para um nível de maior energia. No retorno desse elétron ao nível original, ocorre a liberação de energia em determinado comprimento de onda, ocasionando a observação de uma coloração característica em função do metal em questão. No caso do sódio, uma vez aquecido, é emitida a cor amarela, e na presença de luz de sódio, essa "luz" é absorvida, o que resulta na coloração escura para um observador.

26

C

A densidade ρ (λ) de energia eletromagnética irradiada depende do comprimento de onda λ. Desse modo, como desejamos encontrar o gráfico que melhor corresponde à cor predominante da luz irradiada sendo amarela, precisamos obter o comprimento de onda da cor amarela. Utilizando a equação da velocidade de propagação de ondas v = λ ⋅ f e os dados da tabela, temos que

 

 

Os dados dos gráficos estão em nm (nanômetros), portanto, é necessário converter o resultado

 

 

Analisando os gráficos, a letra C corresponde à densidade de energia eletromagnética em que o comprimento de onda da luz amarela (600 nm) é predominantemente irradiado.

27

D

Nesse sistema, podemos avaliar a variação da tensão no fio em função da densidade utilizando o Princípio de Arquimedes: quando a densidade do óleo se igualar à densidade do objeto, o empuxo sobre o corpo será igual, em módulo, ao peso do corpo  e a tensão do fio será nula. Para determinar a temperatura em que isso ocorre, é necessário obter a densidade do corpo:

 

Assim, a temperatura na qual a tensão na corda se anula é igual a 150 ºC.

28

A

Na combustão incompleta da lenha (compostos orgânicos), obtém-se o carbono elementar (fuligem), resultando no depósito dessas partículas no interior do forno (observado quando o forno está com interior escuro e em temperatura abaixo do ideal). No entanto, quando a temperatura se eleva, ocorre a combustão desses particulados (fuligem) e, portanto, o consumo dessas partículas, tornando o interior do forno mais claro (observado quando a temperatura do forno está ideal).

29

B

A substância utilizada como melhor opção para a queima seria aquela que se encontra na forma gasosa no momento da combustão e que, ao mesmo tempo, possa fornecer a maior quantidade de calor liberado, utilizando o mesmo volume desse gás. Portanto, o n-butano não poderia ser uma boa alternativa, visto que, na temperatura de utilização, encontra-se na forma líquida. Apesar de que os outros dois gases poderiam ser ambos utilizados, a melhor opção seria o isobutano, pois libera mais calor na combustão em relação ao propano.

30

B

1 Zn + .... --> 1 H2 + ...

1 mol 1 mol

65,4 g ---------- 24900 mL (24,9 L)

m (g) ---------- 49,8 mL

m = 0,13 g

31

B

Observe a vista traseira do caminhão pela imagem a seguir. A porção de água gasta no abastecimento é dada pelo segmento circular, representado em vermelho.

 

Diagrama Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

 

 

A área do segmento circular é dada pela diferença entre a área do setor e do triângulo.

 

 

Multiplicando pela altura do cilindro, temos o volume gasto.

 

32

E

A cidade I possui boa estrutura de saneamento, mas baixa cobertura de vacinação, o que aumenta o risco de casos de tuberculose, uma doença que tem vacina e não está relacionada ao saneamento. Os baixos índices de saneamento e imunização da cidade II favorecem o aumento de casos de poliomielite, uma doença que também tem vacina e cujo agente infeccioso é liberado nas fezes de pessoas infectadas. O baixo percentual de pessoas imunizadas na cidade III favorece o aumento dos casos de hepatite B, uma IST que possui vacina. A baixa cobertura de saneamento da cidade IV favorece o aumento dos casos de amebíase, uma doença causada por um protozoário liberado nas fezes de pessoas infectadas.

33

A

Calcula-se o custo de produção de cada componente:

 

Componente A: 0,2.700 = 140

Componente B: 0,07.500 = 35

Componente C: 0,13.300 = 39

Componente D: 0,1.120 = 12

 

Calcularemos a porcentagem em cima apenas dos componentes que foram reajustados.

 

Componente A: Reajuste de 7%

0,07.140 = 9,8

Componente B: Diminuiu 5%

0,05.35 = 1,75

Componente D: Reajuste de 10%

0,10.12 = 1,2

 

Logo o aumento total foi de 9,8 + 1,2 – 1,75 = 9,25

34

A

Por meio das informações dadas, as listas possíveis são:

 

{12, 22, 23, 23, 35}

{13, 20, 23, 23, 36}

{14, 18, 23, 23, 37}

{15, 16, 23, 23, 38}

{8, 23, 23, 30 ,31}

{9, 23, 23, 28 ,32}

{10, 23, 23, 26 ,33}

{11, 23, 23, 24 ,34}

 

Confirmando, assim, um total de 8 listas.

35

B

Os números que quando refletidos geram algum algarismo significativo são:

0: reflete no próprio 0

1: reflete no próprio 1

2: gera o algarismo 5 quando refletido

3: reflete no próprio 3

5: gera o algarismo 2 quando refletido

8: reflete no próprio 8

 

A primeira casa pode ser ocupada apenas por 0, 1 ou 2, pois o relógio finaliza o dia às 23:59. Consideremos o primeiro caso apenas com 0 ou 1 na primeira casa. Verifique também que na terceira casa não se pode usar 8, pois os minutos finalizam com 59 e retornam a uma nova hora.

Uma imagem contendo Linha do tempo Descrição gerada automaticamente

Multiplicando as possibilidades de cada casa chegamos em 360 configurações. Vale ressaltar que quando o relógio passa das 20:00 o primeiro dígito passa a ser 2, mas este quando refletido gera o dígito 5. E não existem horas válidas começadas por 5.

36

C

O narrador revela que, pelo choro enlutado e todo o sofrimento de Miguilim, o menino confunde a lógica temporal (Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!), pois sua alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças por conta desta experiência exasperante com a morte.

37

C

Os contos são “Nós matamos o Cão Tinhoso!” (homônimo); “Papá, cobra e eu”, de aparente mesmo narrador-personagem (o menino Ginho ); “Dina”, que traz a história de Mandala, que é contada em terceira pessoa; e, por fim, “Nhinguitimo”, com narrador-personagem e observador da realidade. Há, portanto, diferentes narradores (nem todos são crianças, nem todos em primeira pessoa ou protagonistas), mas todos são fruto da relação opressiva do colonialismo em África e suas sequelas. Contudo, há, em diversas passagens desses contos, o silêncio e a suspensão da reação como resposta aos abusos sofridos como medida de segurança e sobrevivência. Não há narradores animais e alguns espaços são rurais, outros urbanos em desenvolvimento.

38

E

Um texto narrativo é caracterizado, principalmente, pela sequência de acontecimentos, o que se conhece como enredo. No texto de Cíntia Moscovich, a passagem "O tiro veio por trás" retrata o episódio que interrompe a trajetória de vida da personagem, evidenciada na passagem "Uma vida inteira pela frente". Isso mostra a sequência de ações ocorridas na narrativa, o que confirma a alternativa E como resposta adequada.

39

D

Crônicas são narrativas curtas, com tempo e espaço limitados, que tratam normalmente de acontecimentos corriqueiros na vida das personagens. O texto de Clarice Lispector apresenta um episódio cotidiano, em que ela acorda no meio da noite e desfruta os prazeres da solidão trazidos pela insônia, como o silêncio e a contemplação da natureza ainda vazia de outras pessoas, o que confirma a alternativa D como resposta adequada.

40

A

A análise da imagem e do texto permite identificar uma área em que componentes bióticos (diferentes plantas, insetos, anfíbio e ave ) e abióticos (chuva, solo, poluentes das águas) se relacionam, caracterizando um ecossistema.

41

B

De acordo com a figura, em períodos de pouca chuva (baixa pluviosidade), não há alteração significativa dos isótopos do oxigênio, embora apresente maior quantidade do oxigênio-18.

42

D

O enunciado da questão traz dois textos e uma figura sobre o campo magnético terrestre. No entanto, para responder a essa questão não é necessário nenhum conhecimento prévio do assunto, pois a resposta pode ser obtida apenas por interpretação da figura. Pela análise da dela, percebe-se que o território brasileiro (assim como praticamente toda a América do Sul e parte considerável do oceano Atlântico) se encontra em uma região de baixa intensidade de campo magnético.

43

E

A queima de combustíveis fósseis para o fornecimento de energia em processos industriais, transporte e produção de eletricidade resulta na emissão de concentrações de carbono previamente armazenadas e aprisionadas nas rochas. Com a liberação dessa quantidade adicional de CO2, ocorre um aumento na concentração desse gás, o qual desempenha o papel de gás estufa. Esses gases são responsáveis por manter o calor na superfície terrestre; no entanto, o aumento dessa concentração leva a uma maior retenção do calor, ocasionando, consequentemente, o aumento das temperaturas médias globais.

44

E

O projeto de desenvolvimento econômico e modernização conservadora, protagonizado pelo governo de Juscelino Kubitschek visava tanto o chamado "nacional-desenvolvimentismo", incentivando a produção nacional com proteção e incentivo do Estado, como a abertura para investimentos estrangeiros, num verdadeiro tripé que sustentava o modelo econômico.

45

B

A Crise de 1929 representou a maior crise do capitalismo até então e ocasionou o descrédito do liberalismo econômico pela ausência de regulamentarização da economia. As soluções encontradas para a crise econômica foram a intervenção do Estado na economia, como foi o caso do New Deal, nos EUA, e da queima do café, no Brasil. Gabarito B.

46

E

Ao observar o mapa, nota-se a expansão da produção de café para outras áreas do Sudeste, como Minas Gerais, e sobretudo para o oeste paulista, estendendo-se inclusive para parte da região Sul, ao avançar em direção ao Paraná. A economia cafeicultora durante os séculos XIX e início do século XX representou o principal ciclo econômico do Brasil, exigindo uma infraestrutura de transporte eficiente. Isso demandou a construção de ferrovias e portos para assegurar a exportação do produto.

47

E

Em meio ao seu processo de acelerado crescimento econômico, em parte impulsionado pelas exportações e pelo abastecimento do vasto mercado interno, a China precisa diversificar a sua logística e seu modal de transportes. Além disso, dado o peso da poluição do país - que é altamente dependente do carvão mineral na matriz energética, por exemplo - no total global, e a tendência internacional de preocupação com o meio ambiente, a China também aposta em modais de transporte - e de energia - também menos poluentes, como o aquaviário.

48

D

Primeiramente é importante salientar que não se pode apenas trabalhar com os volumes, pois não se pode dobrar as embalagens. Isso causa um problema de encaixe que pode ser resolvido apenas com visualização. A melhor maneira de acomodar as embalagens é conforme a imagem a seguir.

 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente com confiança média

Com a configuração será possível encaixar 13 pilhas lado a lado, completando 26 cm e 4 pilhas de 3 cm ao longo da profundidade da caixa, completando 12 cm. Multiplicando 4.13 obtemos 52 caixas, porém ainda há uma sobra na parte mais alta da caixa formada por um paralelepípedo. Como o excedente foi de 2 cm, consideramos que esta dimensão das caixinhas apenas se acomoda a este excedente. O preenchimento passa a ser um preenchimento plano como mostra a figura abaixo.

 

Tabela Descrição gerada automaticamente

É possível então acomodar mais 4.2 = 8 caixinhas. Finalmente, o total de caixinhas que podemos acomodar é 52 + 8 = 60.

49

C

Utilizando o valor de cosseno de 60º, conseguimos determinar a base do triângulo delimitado pela última vaga.

Como a vaga de moto tem dimensão 1 na base, o espaço que sobra é a diferênça

50

A

Pela imagem fornecida na questão, percebe-se que o movimento do carro é constantemente desacelerado. A função que relaciona as posições de um móvel em movimento uniformemente desacelerado é a equação de segundo grau:

O gráfico dessa função é uma parábola e, como a aceleração é negativa, possui concavidade voltada para baixo que se aproxima da curva A.

51

C

O enunciado ilustra um sistema conservativo, o qual pode ser analisado pelo Princípio de Conservação da Energia Mecânica: a energia do sistema no ponto mais alto da bacia deve ser a mesma que no ponto mais baixo. O ponto mais alto possui energia cinética nula, enquanto o ponto mais baixo possui energia potencial gravitacional nula. Assim:

 

52

C

Segundo o texto, a prática do skate tornou-se bastante popular no decorrer dos anos e envolveu um número significativo de participantes; a modalidade ganhou enorme destaque principalmente por representar uma atividade social abrangente, estreando, inclusive, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Esse fato mostra que é possível ocorrer a esportivização de práticas de lazer, o que confirma a alternativa C como resposta adequada.

53

B

Atenção ao início do 3º parágrafo: “A combination of factors is responsible. Spending cuts and changing priorities at some public schools have curtailed physical education classes and organized sports”. Segundo o trecho, a disparidade está no corte de gastos (spending cuts) e na mudança de prioridades (changing priorities) de algumas escolas públicas.

54

D

“Far” é muito comumente usado para distância, porém, na expressão “far less”, usada na frase “poor children and adolescents are participating far less in sports and fitness activities than more affluent youngsters are”, temos a ideia de intensidade. Podemos traduzir a expressão como “muito menos” e poderíamos usar “much less” como sinônimo.

55

C

O enunciado da questão descreve a distribuição de cargas elétricas na cúpula (esferas condutoras) de um gerador de Van de Graaf. Em seguida propõe dois desses geradores carregados com cargas positivas, sendo a carga da esfera A igual a +Q e a da esfera B igual a +2Q. O campo elétrico terá o mesmo sentido da força elétrica resultante gerada pelas partículas: as partículas estabelecem relação de repulsão, e como a carga de B é maior que a de A, o sentido do campo elétrico é à direita do ponto médio. Logo, a alternativa correta é a C.

56

D

A alternativa que apresentasse a menor diferença de eletronegatividade, ou seja, a menos polar, seria aquela com menor ativação de sua ligação. Para identificar a ligação desejada, seria necessário fazer a leitura do gráfico, identificar o valor de eletronegatividade de cada elemento presente nas ligações das alternativas e aplicar sua diferença, sendo a resposta aquela que tiver a menor diferença. Portanto:

C-N: 0,5

C-F: 1,5

S-O: 1,0

P-H: menor que 0,5

P-Cl: próximo de 1,0

57

C

Nesse circuito, os resistores R2 e R3 estão associados em paralelo e ambos também estão associados em série à R1. Primeiramente, deve-se calcular a resistência equivalente da associação em paralelo. Como ambos apresentam a mesma resistência elétrica, basta dividi-la por 2

 

A resistência do circuito é dada pela soma da resistência equivalente com a resistência associada em série a ela

 

 

Encontrar a corrente que passa pelo resistor 1 significa encontrar a corrente total do circuito, já que esse resistor está associado em série com a fonte

 

58

D

O falso positivo seria obtido utilizando um material com alto potencial de redução, tanto quando o ouro frente ao ataque dos íons de hidrogênio do ácido. Portanto, as possibilidades seriam platina metálica e íons fluoreto, no entanto, o flúor na alternativa apresenta-se como gás flúor, descartando essa possibilidade e deixando a platina como o único material que daria teste falso negativo a platina (Pt).

59

D

Como f(x) é uma função exponencial, o gráfico que ilustra essa função é o que passa pelo ponto (3,27/125). Substituindo esse par ordenado na função f(x) teremos:

 

 

Logo, a função f é dada por

 

Como o ponto pertence à , então pertence à f.

 

 

Finalmente, o valor da soma b+k é dado por

60

E

Para compreender melhor como cada uma das equações se comporta no plano cartesiano, isolamos a variável y para verificar o comportamento como uma função polinomial do primeiro grau.

 

 

A primeira das equações representa uma reta que corta o eixo y em (0, 2) e é decrescente, pois seu coeficiente angular é negativo. Já a segunda representa uma reta que corta o eixo y em (0, -5) e é crescente, pois seu coeficiente angular é positivo.

 

Além disso, para determinar o ponto de intersecção das retas precisamos igualá-las.

 

 

Logo, os gráficos se interceptam no ponto de coordenadas (2,1); gerando a situação ilustrada na letra E.

61

A

No gráfico fornecido, o valor "1" representa o ponto mais alto da curva, indicando um balanço de radiação equivalente a 70 kcal/cm², o que corresponde à região de clima Equatorial Úmido, associada à Floresta Equatorial. Trata-se de uma área caracterizada por temperaturas constantemente elevadas, chuvas frequentes e umidade persistente, criando condições favoráveis para as espécies, proporcionando maior conforto e contribuindo para uma vasta biodiversidade e grande biomassa.

62

A

Na figura (1), observa-se um conjunto de plantas com espinhos e formas pontiagudas, como os cactos, vegetais xerófilos adaptados a condições de baixa umidade, frequentemente associados a climas mais secos, como os encontrados na formação da Caatinga. Na figura (2), identificam-se dois estratos distintos de vegetação: um estrato inferior, reconhecido como herbáceo, e outro composto por plantas de maior altura vertical, como árvores e arbustos, caracterizando uma savana, conhecida no Brasil como Cerrado. Já na figura (3), são visualizadas árvores com copas mais abertas e, ao fundo, as chamadas Araucárias, uma espécie de pinheiro endêmica de áreas mais elevadas e frias do Brasil.

63

C

Consideremos a hipotenusa do primeiro triângulo da construção sendo unitário. Através das relações de seno e cosseno, temos que . Verificamos que a cada nova construção esse padrão se mantém e a razão entre cada cateto e a hipotenusa do anterior é . Diante do exposto, os lados formarão uma progressão geométrica de razão e primeiro termo sendo o lado do primeiro quadrado.

 

 

Veja também que um décimo de milésimo pode ser escrito como

 

 

Dado que n representa o número de etapas e é inteiro, temos que n=28.

64

A

O isolamento geográfico (barreiras físicas) existente entre as áreas citadas favorece a formação de espécies novas, num mecanismo conhecido como especiação alopátrica. Esse isolamento também favorece com que essas espécies sejam endêmicas da região.

65

D

A imagem representa um dos tipos de movimentos gravitacionais de massa, conhecido como deslizamento de terras. Esse fenômeno ocorre naturalmente devido ao processo de erosão e à ação sobre as encostas, principalmente durante episódios de chuvas intensas e alta infiltração de água no solo, resultando na perda de estabilidade. No entanto, ações humanas, como desmatamento de encostas e ocupação desordenada sem intervenções arquitetônicas e técnicas adequadas, podem agravar ou desencadear esses processos de maneira mais rápida.

66

A

As imagens ilustram voçorocas, formadas por intensos episódios de erosão causados pelas chuvas. A presença de cobertura vegetal e a adoção de práticas menos agressivas ao solo proporcionam maior proteção contra os efeitos das chuvas e do escoamento superficial das águas, reduzindo assim a velocidade e a intensidade dos processos erosivos.

67

E

 

A despeito da sentença do primeiro verson – Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade (...) – a contradição, que reinvidica o sentido do título, é de que a poesia sobrevive (resiste) a tudo que foi alegado e que decretaria sua inviabilidade, é que, no fim, tudo dito se trata de um poema, ironicamente, conforme último verso afirma (Desconfio que escrevi um poema.). Ou seja, mesmo que haja certo pessimismo (negatividade), marca típica drummoniana, a poesia como resposta é, por fim, o que persiste ante o (seu) tempo.

68

B

Os seguintes trechos do poema: "ampola cristalina e contrátil", "longos fios transparentes" e "arde de matar" permitem concluir que o peixinho foi capturado por uma água-viva.

69

C

O cladograma mostra que todos os vertebrados possuem um ancestral comum. Sendo assim, o ancestral comum entre a lampreia e o tubarão (peixes) também é compartilhado entre estes e os tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

70

D

No Hemisfério Sul, as costas oeste da América do Sul e o litoral sudoeste de África representam áreas com maior quantidade de peixes e vida marinha, em geral, devido ao fato de estarem sob a influência de correntes marinhas frias. Estas correntes, provenientes de áreas polares ou de regiões profundas, carregam águas frias ricas em nutrientes, como nitrogênio, fósforo e outros minerais. Quando estas correntes frias atingem áreas mais quentes, ocorre um fenômeno chamado ressurgência, no qual as águas profundas e ricas em nutrientes sobem para a superfície. Isso promove um ambiente propício para o crescimento do fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha, favorecendo o desenvolvimento de vida marinha abundante, incluindo peixes, aves marinhas e mamíferos marinhos.

71

B

Para determinar a temperatura da água ao final do passo 4, deve-se analisar os processos termodinâmicos que ocorrem em cada passo:

Passos 1 e 2: o copo de 250 mL de água inicialmente está a 100 ºC e é colocado em contato com 1000 mL de água a 25 ºC. O líquido no copo vai, portanto, fornecer calor para o líquido na temperatura mais baixa, e a temperatura final dos 250 mL será a temperatura equilíbrio térmico do sistema. Sabendo que a densidade da água é 1,000 g/cm³ e utilizando a equação fundamental da termodinâmica Q = m c  ΔT, obtemos a quantidade de calor fornecida ao sistema

 

 

Passos 3 e 4: O copo com 250 mL de água agora a 40 ºC é colocado em contato com 1000 mL de água a 25 ºC novamente, até entrar em equilíbrio térmico. Os cálculos são análogos aos dos passos anteriores

 

Portanto, a temperatura final da água no copo é de 28 ºC.

72

A

Aplicando-se o conceito de máquinas térmicas que operam em ciclos, podemos identificar o diagrama que melhor representa os processos termodinâmicos descritos pelo enunciado. Na primeira etapa, ocorre compressão adiabática, ou seja, diminuição do volume ao longo de um processo isotérmico. Na segunda, se dá um aquecimento isovolumétrico: volume se mantém fixo, enquanto a pressão aumenta. Na terceira etapa, o volume é expandido durante um processo isotérmico, configurando uma expansão adiabática. Por fim, há um resfriamento isovolumétrico: o volume é mantido fixo enquanto a pressão diminui. Observando o sentido dos ciclos indicados no diagrama, apenas a alternativa A corresponde ao funcionamento da máquina térmica descrita.

73

C

A questão traz a imagem de uma canaleta contendo areia. Os pontos destacados em vermelho correspondem a acúmulos de areia e, segundo o próprio enunciado, são pontos de deslocamento transversal nulo, ou seja, são nós da onda estacionária formada na canaleta.

Imagem em preto e branco Descrição gerada automaticamente com confiança média

A distância entre dois nós consecutivos corresponde a meio comprimento de onda. O comprimento de onda pode ser obtido então pela distância entre o primeiro e o terceiro nó. Analisando a imagem, temos que o primeiro ponto está posicionado aproximadamente em 1,1 cm, e o terceiro está sobre 8,0 cm. Assim, o comprimento de onda é um valor próximo de 6,8 cm.

74

B

Nas informações descritas no enunciado, a técnica se destina à identificação de reações químicas muito rápidas, pouco tempo de vida, a partir de espécies instáveis.

75

C

As rotas comerciais marcadas no mapa oferecido na questão mostram um fluxo comercial entre diferentes civilizações do mundo antigo, como Egito, Cuxe e Axum, com outras da Península Arábica e com aquelas ao Norte, no Mediterrâneo. Isso demonstra o contato entre esses povos e contraria a ideia de que estavam, de algum modo, isolados, o que confirma o gabarito para a letra C.

76

D

Após a revolução de 1959, Cuba gradualmente se tornou alinhada à União Soviética, principalmente a partir de 1961. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, fervilhava o movimento pelos direitos civis, em busca do fim das leis baseadas na segregação racial. Apenas em 1964, a Lei dos Direitos Civis abriu espaço para superar parte do legado das legislações com base na classificação racial.

77

D

Em 1979, o Irã foi sacudido por uma revolução, na qual diversas tendências políticas lutaram pela queda da monarquia autoritária do Xá. Contudo, os clérigos xiitas conseguiram sufocar tendências liberais e socialistas, impondo a criaçã de uma república teocrática, ou seja, vinculada a uma versão deturpada do que seriam os fundamentos do islamismo xiita.

78

C

Os curdos vivem entre a Síria, o Iraque, o Irã e a Turquia, mas não possuem um Estado próprio, uma reivindicação de diferentes partidos políticos curdos há décadas. A enorme diversidade interna nessa população não impede que se considerem como uma nação, uma pátria, que conquistou certa autonomia nos territórios do Iraque e da Síria, mas ainda não um Curdistão independente.

79

B

A questão geopolítica de Taiwan começa ainda na primeira metade do século XX, em 1949, quando os integrantes do regime nacionalista chinês fogem para Taiwan enquanto o regime comunista se instalava em Pequim, sede da China continental. Desde então, Taiwan conta com a parceria geopolítica com os Estados Unidos, mesmo depois da aproximação entre Washington e Pequim na década de 1970. A China continua considerando Taiwan como uma província rebelde.

80

C

No ranking do Fundo Monetário Internacional (FMI), com base no Produto Interno Bruto (PIB), China e Índia mostraram os maiores saltos em posições entre 1992 e 2010. Os dois países passam por considerável crescimento industrial há décadas, principalmente após as aberturas de suas economias, mesmo que sejam muito diversas. O fato de terem as duas maiores populações globais faz com que o mercado consumidor tenha um enorme potencial, enquanto cada vez mais os Estados e o setor privado nesses países investem na infraestrutura que impulsione o desenvolvimento.

81

D

A reprodução social historicamente foi atribuída às mulheres. A autora Nancy Fraser não diferencia a reprodução social do trabalho de cuidado, estas seriam as capacidades sociais disponíveis para parir e criar crianças, cuidar de amigos e familiares. É necessário demonstrar que o trabalho reprodutivo, no sentido da teoria feminista, não é remunerado e é aquele exercido de maneira invisível, em grande medida no espaço individualizado do lar, e que sequer é considerado trabalho em muitos âmbitos.

82

B

A palavra "machamba" é de origem moçambicana e significa "terreno utilizado para a prática da agricultura ou da pecuária". No texto I, o vocábulo foi empregado em seu sentido denotativo, representando literalmente o local onde o capataz se encontrava, "Na confusão verde do fundo da machamba". Já no texto II, percebe-se o emprego conotativo da palavra, uma vez que, na passagem "Já faz tempo que semeio em ti e não vejo resultado", a personagem faz alusão à tentativa de fecundação, comparando o útero da mulher a um terreno para cultivo, o que confirma a alternativa B como resposta adequada.

83

D

Algumas passagens do texto de Paulina Chiziane deixam evidentes as agressões praticadas pelo marido contra a mulher. Passagens em que se nota o teor físico da violência são "Meu marido acariciava-me à moda dos búfalos" e "maltratando o meu corpinho frágil". Trechos em que se nota o teor psicológico da violência são "Com a outra foi tão diferente" e "Não estou para lavrar sem colher". Esses recortes justificam a alternativa D como resposta adequada.

84

E

Questão de análise gráfica.

A) Falso, pois Distrito Federal teve maior redução

B) Falso, pois Santa Catarina registrou aumento.

C) Falso, pois se somarmos as taxas individuais excede 12 unidades, sendo que a média nacional é entre 4 e 5.

D) Falso, pois não conhecemos os dados dos outros estados da região Sul.

E) Verdadeiro, pois entre 2016 e 2017 o Distrito Federal (linha amarela) obteve a redução mais expressiva.

85

D

As sequências descrevem sequências em que as diferenças entre dois termos consecutivos formam uma progressão aritmética, ou seja, uma PA de segunda ordem.

 

A) O décimo quinto número triangular é .

B) Esta alternativa é facilmente descartada uma vez que todos os números oblongos são pares.

C) 156 é o sétimo número oblongo, podendo ser obtido por um retângulo com 8 bolinhas na base e 7 na altura.

D) Este item é verdadeiro, pois 210 é o vigésimo número triangular e o sétimo número oblongo.

E) Falso, pois já vimos que as diferenças formam uma progressão aritmética.

86

B

O texto de Boris Fausto, historiador falecido em 2023, aponta os povos tupis como possuidores de uma agricultura de subsistência. Ela, contudo, não abria mão de sistemas de troca, uma vez que, inclusive, formavam alianças com outros povos, o que confirma o gabarito na letra B.

87

E

Todorov aponta o comportamento etnocêntrico de Colombo em seu encontro com os povos nativos do continente americano, partindo do pressuposto de que os idiomas nativos seriam resultado de uma cultura bárbara e não civilizada. Portanto, a imposição da língua castelhana aos indígenas seria uma forma de "civilizar" esses povos de acordo com a visão dos colonizadores, o que, assim, confirma o gabarito proposto na letra E.

88

A

Já no final do texto, Cordelia Candelaria diz que a atitude de La Malinche ao renegar o próprio povo faz mais sentido se considerarmos que, ainda jovem, foi vendida pela própria mãe para a escravidão (slavery). Leia novamente o trecho: “…turning her back on her own people makes more psychological sense when we consider that, at a young age, she had been sold by her own mother into slavery.” Na questão, a palavra “preterida” foi usada como sinônimo de rejeitada, abandonada, deixada. Ao ser vendida pela própria mãe, podemos dizer que La Malinche foi rejeitada (preterida) pela própria família.

89

D

O texto de Marcos Bagno discorre sobre o preconceito linguístico, o qual, embora seja um sério problema social, é pouco discutido e aprofundado. Com base nesse fato, a afirmação que exemplifica um preconceito linguístico é "Os habitantes de uma cidade grande não possuem sotaque na língua falada", visto que evidencia uma espécie de conflito entre o falar dos habitantes dos grandes centros urbanos - considerado o padrão pela ausência de sotaques - e o falar dos habitantes das regiões interioranas - considerado o não padrão pela presença de sotaques - o que confirma a alternativa D como a resposta adequada.

90

D

No primeiro texto, Merton aponta um teorema básico da Sociologia em que ‘Se os indivíduos definem as situações como reais, elas são reais em suas consequências’, uma ideia falsa pode gerar uma consequência verdadeira, por isso o egresso encontrará dificuldades ao sair do cárcere, pois o seu retorno à sociedade está marcado pelo preconceito que o estigma de presidiário impõe. No segundo texto, para além desse enorme desafio, a ressocialização é também dificultada pela baixa escolaridade.

QUESTÃO

GABARITO

RESOLUÇÃO COMENTADA

1

D

A ilustração mostra que apenas um único gene de mamute (partes desse gene é completado com sequências do gene do elefante) foi inserido em uma célula-tronco de ovelha. Sendo assim, essa célula permanece com todo o material genético da ovelha, acrescido de um único gene diferente (mamute + elefante).

2

E

Depois de um histórico de conflitos entre os gêmeos, chegando ao envio compulsório, em tentativa de evitar mais aflição, de Yaqub para o Líbano, a relação conturbada entre os irmãos não melhora, derivada de ciúmes, inveja, tramas mal resolvidas. Como resultado: a desgraça, a morte de diversos entes da família (Halim, Zana, Yaqub), a prisão de Omar, o afastamento de uns em relação a outros no processo. Quando Omar sai da cadeia, no desfecho da obra, encara Nael. Há silêncio. Não há perdão. É a ruína da família, completamente.

3

A

Nael, em suas idas e vindas narrativas, afirma não saber quem é seu pai. O que se tem de fato é a confissão de Domingas, sua mãe, sobre ter tido um pequeno relacionamento consensual com Yaqub, o gêmeo gentil. Ainda, sabe-se que Omar violentou a mãe do narrador. Contudo, nenhum dos gêmeos assumiu a paternidade. Passada a indefinição sobre isso, Domingas alega ser Yaqub o pai de Nael. Porém, o narrador também não reconheceu qualquer um dos irmãos como seu progenitor, nem mesmo obteve o perdão de Omar pelo mal feito a sua mãe.

4

A

As radiações ionizantes são capazes de alterar as sequências de nucleotídeos do DNA, caracterizando uma mutação. Essa mutação pode desregular o ciclo celular, gerando feridas, tumores e cânceres. Como o enunciado cita feridas na pele, as mutações ocorrem no DNA de células epiteliais.

5

E

Uma herança autossômica afeta homens e mulheres em igual proporção. Homens não podem inativar o cromossomo X, uma vez que possuem apenas um. Em heranças recessivas ligadas ao X, filhos homens de mães afetadas serão sempre afetados. Em heranças dominantes ligadas ao X, basta uma cópia do alelo para a mulher manifestar a característica. No heredograma em questão, as mulheres com poder da visão receberam o alelo para essa característica de suas mães. Como nenhum dos filhos homens dessas mães manifestam a característica, podemos supor que os que recebem o cromossomo X com o alelo do poder da visão, não conseguem sobreviver (alelo letal para os homens)

6

E

O autor problematiza a arte imersiva ao questionar “The first problem with immersive art?”. Seguindo o texto, temos: “It's not actually very immersive… But merely aiming a projector at a blank canvas doesn’t do much in the way of sensory stimulation.”; ou seja, afirma que a arte não é imersiva, mas, sim, um projetor que não traz grandes estímulos sensoriais. Para reforçar a ideia, o autor diz: “visitors have often walked through installations entirely oblivious to whatever is happening around them”, dizendo que os visitantes andam pelas instalações completamente desatentos (oblivious).

7

C

O autor diz que os ingressos incluem apenas o básico e um simples fone de ouvido precisa ser pago e ironiza que ele volta à realidade ao ver a máquina de cartão crédito com o recepcionista. Leia com atenção a seguinte frase: “many exhibitions don’t even include these with the standard ticket, so my return to reality has twice been accompanied by an usher brandishing a credit card machine.”

8

B

Devemos multiplicar a matriz M por ela mesmo, a fim de obter a matriz M². Vale lembrar que a multiplicação de matrizes ocorre multiplicando ordenadamente linha por coluna, de forma que chegamos à matriz

Realizando análise das alternativas:

A) Falso, pois existem 4 pares de pessoas que não possuem conexões em grau 2, representadas pelos elementos 0 da matriz M².

B) Verdadeiro, pois existem 6 elementos iguais a 1, estabelecendo que 6 pares de pessoas têm apenas uma conexão de segundo grau.

C) Falso, pois existem apenas 2 pares de pessoas (2 elementos iguais a 2).

D) Falso, pois cada usuário é representado por uma linha da matriz e apenas a terceira linha (usuário 3) possui conexões de segundo grau com todas as outras.

E) Falso, pela matriz original M percebe-se que os usuários 2 e 4 tanto seguem como são seguidos pelo usuário 3.

9

D

Primeiramente é importante salientar que não se pode apenas trabalhar com os volumes, pois não se pode dobrar as embalagens. Isso causa um problema de encaixe que pode ser resolvido apenas com visualização. A melhor maneira de acomodar as embalagens é conforme a imagem a seguir.

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Com a configuração será possível encaixar 13 pilhas lado a lado, completando 26 cm e 4 pilhas de 3 cm ao longo da profundidade da caixa, completando 12 cm. Multiplicando 4.13 obtemos 52 caixas, porém ainda há uma sobra na parte mais alta da caixa formada por um paralelepípedo. Como o excedente foi de 2 cm, consideramos que esta dimensão das caixinhas apenas se acomoda a este excedente. O preenchimento passa a ser um preenchimento plano como mostra a figura abaixo.

Tabela

Descrição gerada automaticamente

É possível então acomodar mais 4.2 = 8 caixinhas. Finalmente, o total de caixinhas que podemos acomodar é 52 + 8 = 60.

10

E

O projeto de desenvolvimento econômico e modernização conservadora, protagonizado pelo governo de Juscelino Kubitschek visava tanto o chamado "nacional-desenvolvimentismo", incentivando a produção nacional com proteção e incentivo do Estado, como a abertura para investimentos estrangeiros, num verdadeiro tripé que sustentava o modelo econômico.

11

E

Ao observar o mapa, nota-se a expansão da produção de café para outras áreas do Sudeste, como Minas Gerais, e sobretudo para o oeste paulista, estendendo-se inclusive para parte da região Sul, ao avançar em direção ao Paraná. A economia cafeicultora durante os séculos XIX e início do século XX representou o principal ciclo econômico do Brasil, exigindo uma infraestrutura de transporte eficiente. Isso demandou a construção de ferrovias e portos para assegurar a exportação do produto.

12

E

Em meio ao seu processo de acelerado crescimento econômico, em parte impulsionado pelas exportações e pelo abastecimento do vasto mercado interno, a China precisa diversificar a sua logística e seu modal de transportes. Além disso, dado o peso da poluição do país - que é altamente dependente do carvão mineral na matriz energética, por exemplo - no total global, e a tendência internacional de preocupação com o meio ambiente, a China também aposta em modais de transporte - e de energia - também menos poluentes, como o aquaviário.

13

B

A Crise de 1929 representou a maior crise do capitalismo até então e ocasionou o descrédito do liberalismo econômico pela ausência de regulamentarização da economia. As soluções encontradas para a crise econômica foram a intervenção do Estado na economia, como foi o caso do New Deal, nos EUA, e da queima do café, no Brasil. Gabarito B.

14

D

A reprodução social historicamente foi atribuída às mulheres. A autora Nancy Fraser não diferencia a reprodução social do trabalho de cuidado, estas seriam as capacidades sociais disponíveis para parir e criar crianças, cuidar de amigos e familiares. É necessário demonstrar que o trabalho reprodutivo, no sentido da teoria feminista, não é remunerado e é aquele exercido de maneira invisível, em grande medida no espaço individualizado do lar, e que sequer é considerado trabalho em muitos âmbitos.

15

C

No ranking do Fundo Monetário Internacional (FMI), com base no Produto Interno Bruto (PIB), China e Índia mostraram os maiores saltos em posições entre 1992 e 2010. Os dois países passam por considerável crescimento industrial há décadas, principalmente após as aberturas de suas economias, mesmo que sejam muito diversas. O fato de terem as duas maiores populações globais faz com que o mercado consumidor tenha um enorme potencial, enquanto cada vez mais os Estados e o setor privado nesses países investem na infraestrutura que impulsione o desenvolvimento.

16

B

Antônio Cândido traz a reflexão sobre os direitos humanos numa sociedade que hierarquiza as pessoas em quem é ser humano digno de direito e quem não é. Para o sociólogo, a literatura teria o papel social de formar os sujeitos, exercendo um papel humanizador e, por isso, a literatura e o acesso aos bens deve ser um direito de todos, não o privilégio de uma elite.

17

C

A questão apresenta uma releitura crítica do famoso grito do Ipiranga "Independência ou Morte", trazendo a contradição de um país que se libertava do domínio político de Portugal mas que, por sua vez, mantinha boa parte de sua população cativa, submissa a um sistema de escravidão e morte, pelo que está correto o gabarito C.

18

D

A escritora Nadine faz uma crítica ao sistema de ensino do pós-apartheid na África do Sul, que continua a reproduzir as desigualdades educacionais e sociais da populaçãono ensino básico péssimo, não fornecendo as condições necessárias para políticas educacionais afirmativas que cumpram o papel de uma universidade de qualidade.

19

C

Podemos voltar no anúncio e ler a frase inteira: “the art market won’t bestow mega-buck prices on the work of a few white males forever.” O trecho afirma que o mercado não pagará valores altos apenas para homens brancos para sempre, existindo, assim, a possibilidade de redução nos valores.

20

C

A palavra “worth” significa valor. Ao questionar “What will your art collection be worth?”, o anúncio quer saber quanto sua coleção de arte valerá, por isso o sentido de valorização.

21

B

A questão aborda o conceito de raça como construção social e o crescimento da autodeclaração de pessoas pretas no Brasil. O aumento da autodeclaração está relacionado à atuação do movimento negro, que tem trabalhado bastante a autoestima da população negra, de se reconhecer e ter orgulho de ser negro, desconstruindo a cultura imposta do padrão beleza europeu e branco.

22

C

Partindo das características da economia açucareira, a questão foca na sociedade de caráter aristocrático que se desenvolveu no regime da casa-grande e da senzala, em que somente o senhor de engenho gozava de todos os privilégios, os quais estavam distantes dos demais livres e pobres e, sobretudo, da população escravizada, portanto, o gabarito é C.

23

E

A questão faz a comparação entre a obra do pintor francês Debret, incumbido de representar a sociedade brasileira de meados do século 19, e a obra de Gê Viana, que representa uma família negra sentada à mesa. Enquanto na primeira obra os personagens negros são representados somente como escravizados servindo aos personagens brancos, na segunda obra, os personagens negros são representados como protagonistas, contradizendo a imagem de passividade colocada pela obra de Debret. Gabarito E.

24

C

A tensão social relativa às questões raciais, desde o período escravocrata, se estende aos tempos atuais. O poema enfoca a dissimulação (É tempo de caminhar em fingido silêncio ...) – como quando da formação de quilombos no passado, para hoje em dia aparentar fechar um olho evitando o cisco e abrir escancaradamente o outro, ou seja, estar vigilante, atento e inclinar-se à união. É tempo de formar novos quilombos em nome de resistência, persistência e constância.

25

C

No poema “Tempo de nos aquilombar”, de Conceição Evaristo, o verso que inicia a última estrofe (É tempo de formar novos quilombos) se justifica como metáfora por sugerir conotativamente que “novos quilombos” seja a resitência social e presente (é tempo) do povo negro (união coletiva), como no passado representava a ideia de quilombo.

26

B

A palavra "machamba" é de origem moçambicana e significa "terreno utilizado para a prática da agricultura ou da pecuária". No texto I, o vocábulo foi empregado em seu sentido denotativo, representando literalmente o local onde o capataz se encontrava, "Na confusão verde do fundo da machamba". Já no texto II, percebe-se o emprego conotativo da palavra, uma vez que, na passagem "Já faz tempo que semeio em ti e não vejo resultado", a personagem faz alusão à tentativa de fecundação, comparando o útero da mulher a um terreno para cultivo, o que confirma a alternativa B como resposta adequada.

27

D

Algumas passagens do texto de Paulina Chiziane deixam evidentes as agressões praticadas pelo marido contra a mulher. Passagens em que se nota o teor físico da violência são "Meu marido acariciava-me à moda dos búfalos" e "maltratando o meu corpinho frágil". Trechos em que se nota o teor psicológico da violência são "Com a outra foi tão diferente" e "Não estou para lavrar sem colher". Esses recortes justificam a alternativa D como resposta adequada.

28

E

Todorov aponta o comportamento etnocêntrico de Colombo em seu encontro com os povos nativos do continente americano, partindo do pressuposto de que os idiomas nativos seriam resultado de uma cultura bárbara e não civilizada. Portanto, a imposição da língua castelhana aos indígenas seria uma forma de "civilizar" esses povos de acordo com a visão dos colonizadores, o que, assim, confirma o gabarito proposto na letra E.

29

B

O texto de Boris Fausto, historiador falecido em 2023, aponta os povos tupis como possuidores de uma agricultura de subsistência. Ela, contudo, não abria mão de sistemas de troca, uma vez que, inclusive, formavam alianças com outros povos, o que confirma o gabarito na letra B.

30

D

O texto de Marcos Bagno discorre sobre o preconceito linguístico, o qual, embora seja um sério problema social, é pouco discutido e aprofundado. Com base nesse fato, a afirmação que exemplifica um preconceito linguístico é "Os habitantes de uma cidade grande não possuem sotaque na língua falada", visto que evidencia uma espécie de conflito entre o falar dos habitantes dos grandes centros urbanos - considerado o padrão pela ausência de sotaques - e o falar dos habitantes das regiões interioranas - considerado o não padrão pela presença de sotaques - o que confirma a alternativa D como a resposta adequada.

31

D

No primeiro texto, Merton aponta um teorema básico da Sociologia em que ‘Se os indivíduos definem as situações como reais, elas são reais em suas consequências’, uma ideia falsa pode gerar uma consequência verdadeira, por isso o egresso encontrará dificuldades ao sair do cárcere, pois o seu retorno à sociedade está marcado pelo preconceito que o estigma de presidiário impõe. No segundo texto, para além desse enorme desafio, a ressocialização é também dificultada pela baixa escolaridade.

32

A

Já no final do texto, Cordelia Candelaria diz que a atitude de La Malinche ao renegar o próprio povo faz mais sentido se considerarmos que, ainda jovem, foi vendida pela própria mãe para a escravidão (slavery). Leia novamente o trecho: “…turning her back on her own people makes more psychological sense when we consider that, at a young age, she had been sold by her own mother into slavery.” Na questão, a palavra “preterida” foi usada como sinônimo de rejeitada, abandonada, deixada. Ao ser vendida pela própria mãe, podemos dizer que La Malinche foi rejeitada (preterida) pela própria família.

33

D

As sequências descrevem sequências em que as diferenças entre dois termos consecutivos formam uma progressão aritmética, ou seja, uma PA de segunda ordem.

A) O décimo quinto número triangular é .

B) Esta alternativa é facilmente descartada uma vez que todos os números oblongos são pares.

C) 156 é o sétimo número oblongo, podendo ser obtido por um retângulo com 8 bolinhas na base e 7 na altura.

D) Este item é verdadeiro, pois 210 é o vigésimo número triangular e o sétimo número oblongo.

E) Falso, pois já vimos que as diferenças formam uma progressão aritmética.

34

E

Questão de análise gráfica.

A) Falso, pois Distrito Federal teve maior redução

B) Falso, pois Santa Catarina registrou aumento.

C) Falso, pois se somarmos as taxas individuais excede 12 unidades, sendo que a média nacional é entre 4 e 5.

D) Falso, pois não conhecemos os dados dos outros estados da região Sul.

E)  Verdadeiro, pois entre 2016 e 2017 o Distrito Federal (linha amarela) obteve a redução mais expressiva.

35

B

A questão geopolítica de Taiwan começa ainda na primeira metade do século XX, em 1949, quando os integrantes do regime nacionalista chinês fogem para Taiwan enquanto o regime comunista se instalava em Pequim, sede da China continental. Desde então, Taiwan conta com a parceria geopolítica com os Estados Unidos, mesmo depois da aproximação entre Washington e Pequim na década de 1970. A China continua considerando Taiwan como uma província rebelde.

36

C

Os curdos vivem entre a Síria, o Iraque, o Irã e a Turquia, mas não possuem um Estado próprio, uma reivindicação de diferentes partidos políticos curdos há décadas. A enorme diversidade interna nessa população não impede que se considerem como uma nação, uma pátria, que conquistou certa autonomia nos territórios do Iraque e da Síria, mas ainda não um Curdistão independente.

37

D

Após a revolução de 1959, Cuba gradualmente se tornou alinhada à União Soviética, principalmente a partir de 1961. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, fervilhava o movimento pelos direitos civis, em busca do fim das leis baseadas na segregação racial. Apenas em 1964, a Lei dos Direitos Civis abriu espaço para superar parte do legado das legislações com base na classificação racial.

38

D

Em 1979, o Irã foi sacudido por uma revolução, na qual diversas tendências políticas lutaram pela queda da monarquia autoritária do Xá. Contudo, os clérigos xiitas conseguiram sufocar tendências liberais e socialistas, impondo a criaçã de uma república teocrática, ou seja, vinculada a uma versão deturpada do que seriam os fundamentos do islamismo xiita.

39

C

As rotas comerciais marcadas no mapa oferecido na questão mostram um fluxo comercial entre diferentes civilizações do mundo antigo, como Egito, Cuxe e Axum, com outras da Península Arábica e com aquelas ao Norte, no Mediterrâneo. Isso demonstra o contato entre esses povos e contraria a ideia de que estavam, de algum modo, isolados, o que confirma o gabarito para a letra C.

40

B

Nas informações descritas no enunciado, a técnica se destina à identificação de reações químicas muito rápidas, pouco tempo de vida, a partir de espécies instáveis.

41

C

O cladograma mostra que todos os vertebrados possuem um ancestral comum. Sendo assim, o ancestral comum entre a lampreia e o tubarão (peixes) também é compartilhado entre estes e os tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

42

B

Os seguintes trechos do poema: "ampola cristalina e contrátil", "longos fios transparentes" e "arde de matar" permitem concluir que o peixinho foi capturado por uma água-viva.

43

A

Na figura (1), observa-se um conjunto de plantas com espinhos e formas pontiagudas, como os cactos, vegetais xerófilos adaptados a condições de baixa umidade, frequentemente associados a climas mais secos, como os encontrados na formação da Caatinga. Na figura (2), identificam-se dois estratos distintos de vegetação: um estrato inferior, reconhecido como herbáceo, e outro composto por plantas de maior altura vertical, como árvores e arbustos, caracterizando uma savana, conhecida no Brasil como Cerrado. Já na figura (3), são visualizadas árvores com copas mais abertas e, ao fundo, as chamadas Araucárias, uma espécie de pinheiro endêmica de áreas mais elevadas e frias do Brasil.

44

C

Consideremos a hipotenusa do primeiro triângulo da construção sendo unitário. Através das relações de seno e cosseno, temos que . Verificamos que a cada nova construção esse padrão se mantém e a razão entre cada cateto e a hipotenusa do anterior é . Diante do exposto, os lados formarão uma progressão geométrica de razão e primeiro termo sendo o lado do primeiro quadrado.

Veja também que um décimo de milésimo pode ser escrito como

Dado que n representa o número de etapas e é inteiro, temos que n=28.

45

D

A imagem representa um dos tipos de movimentos gravitacionais de massa, conhecido como deslizamento de terras. Esse fenômeno ocorre naturalmente devido ao processo de erosão e à ação sobre as encostas, principalmente durante episódios de chuvas intensas e alta infiltração de água no solo, resultando na perda de estabilidade. No entanto, ações humanas, como desmatamento de encostas e ocupação desordenada sem intervenções arquitetônicas e técnicas adequadas, podem agravar ou desencadear esses processos de maneira mais rápida.

46

A

As imagens ilustram voçorocas, formadas por intensos episódios de erosão causados pelas chuvas. A presença de cobertura vegetal e a adoção de práticas menos agressivas ao solo proporcionam maior proteção contra os efeitos das chuvas e do escoamento superficial das águas, reduzindo assim a velocidade e a intensidade dos processos erosivos.

47

A

O isolamento geográfico (barreiras físicas) existente entre as áreas citadas favorece a formação de espécies novas, num mecanismo conhecido como especiação alopátrica. Esse isolamento também favorece com que essas espécies sejam endêmicas da região.

48

C

A questão traz a imagem de uma canaleta contendo areia. Os pontos destacados em vermelho correspondem a acúmulos de areia e, segundo o próprio enunciado, são pontos de deslocamento transversal nulo, ou seja, são nós da onda estacionária formada na canaleta.

Imagem em preto e branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A distância entre dois nós consecutivos corresponde a meio comprimento de onda. O comprimento de onda pode ser obtido então pela distância entre o primeiro e o terceiro nó. Analisando a imagem, temos que o primeiro ponto está posicionado aproximadamente em 1,1 cm, e o terceiro está sobre 8,0 cm. Assim, o comprimento de onda é um valor próximo de 6,8 cm.

49

B

Para determinar a temperatura da água ao final do passo 4, deve-se analisar os processos termodinâmicos que ocorrem em cada passo:

Passos 1 e 2: o copo de 250 mL de água inicialmente está a 100 ºC e é colocado em contato com 1000 mL de água a 25 ºC. O líquido no copo vai, portanto, fornecer calor para o líquido na temperatura mais baixa, e a temperatura final dos 250 mL será a temperatura equilíbrio térmico do sistema. Sabendo que a densidade da água é 1,000 g/cm³ e utilizando a equação fundamental da termodinâmica Q = m c  ΔT, obtemos a quantidade de calor fornecida ao sistema

Passos 3 e 4: O copo com 250 mL de água agora a 40 ºC é colocado em contato com 1000 mL de água a 25 ºC novamente, até entrar em equilíbrio térmico. Os cálculos são análogos aos dos passos anteriores

 

Portanto, a temperatura final da água no copo é de 28 ºC.

50

A

Aplicando-se o conceito de máquinas térmicas que operam em ciclos, podemos identificar o diagrama que melhor representa os processos termodinâmicos descritos pelo enunciado. Na primeira etapa, ocorre compressão adiabática, ou seja, diminuição do volume ao longo de um processo isotérmico. Na segunda, se dá um aquecimento isovolumétrico: volume se mantém fixo, enquanto a pressão aumenta. Na terceira etapa, o volume é expandido durante um processo isotérmico, configurando uma expansão adiabática. Por fim, há um resfriamento isovolumétrico: o volume é mantido fixo enquanto a pressão diminui. Observando o sentido dos ciclos indicados no diagrama, apenas a alternativa A corresponde ao funcionamento da máquina térmica descrita.

51

D

No Hemisfério Sul, as costas oeste da América do Sul e o litoral sudoeste de África representam áreas com maior quantidade de peixes e vida marinha, em geral, devido ao fato de estarem sob a influência de correntes marinhas frias. Estas correntes, provenientes de áreas polares ou de regiões profundas, carregam águas frias ricas em nutrientes, como nitrogênio, fósforo e outros minerais. Quando estas correntes frias atingem áreas mais quentes, ocorre um fenômeno chamado ressurgência, no qual as águas profundas e ricas em nutrientes sobem para a superfície. Isso promove um ambiente propício para o crescimento do fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha, favorecendo o desenvolvimento de vida marinha abundante, incluindo peixes, aves marinhas e mamíferos marinhos.

52

B

Segundo o modelo ondulatório da luz, ao mudar de meio de propagação, a frequência da onda não deve se alterar. Os experimentos de Compton permitiram verificar que após o espalhamento da radiação eletromagnética, a frequência dos raios X sempre diminuía, o que era incoerente com o modelo ondulatório. Para explicar essa incoerência, interpreta-se o espalhamento como uma colisão entre um fóton de raio X e um elétron, atribuindo-se a diminuição de energia (associada à frequência pela equação de Planck) à conservação de energia e momento linear na colisão. Ou seja, os experimentos de Compton ilustram o comportamento corpuscular dos feixes de raios X.

53

E

A despeito da sentença do primeiro verso – Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade (...) – a contradição, que reivindica o sentido do título, é de que a poesia sobrevive (resiste) a tudo que foi alegado e que decretava sua inviabilidade, é que, no fim, tudo dito se trata de um poema, ironicamente, conforme último verso afirma (Desconfio que escrevi um poema.). Ou seja, mesmo que haja certo pessimismo (negatividade), marca típica drummondiana, a poesia como resposta é, por fim, o que persiste ante o (seu) tempo.

54

C

A substância III teve a sua digestão ocorrendo em um pH próximo à neutralidade (entre 6 e 7), que é o pH encontrado na boca. Na saliva, encontramos a enzima amilase salivar, responsável pela digestão do amido.

55

E

A questão aborda o protagonismo da razão para o entendimento do mundo, como uma forma de questionar a visão dogmática e o poder hegemônico da Igreja, possibilitando conhecer o mundo a partir da ciência, do conhecimento empírico, reforçando os ideais iluministas.

56

B

Partindo da característica citada no texto, deve-se marcar a opção da vitamina mais polar dentre as opções, para isso, é necessário encontrar na estrutura um maior número de elementos de alta eletronegatividade, como oxigênio e/ou nitrogênio, de forma bem distribuída na molécula.

57

E

Platão utilizará das concepções naturalistas usando o argumento da dupla geração que fundamenta o método socrático. Na questão, Platão lança mão do argumento dos opostos e começa a investigar de que modo as coisas são geradas.

58

A

A escala de 0 a 14 para pH é válida com duas limitações, temperatura de 25 ºC e concentrações de eletrólitos muito diluídas (abaixo de 1 mol/L), portanto, valores negativos de pH são permitidos caso a concentração de íons hidrogênio se eleve acima de 1 mol/L.

59

E

No teste de chama, quando o cátion de um sal é aquecido, seu elétron salta para um nível de maior energia. No retorno desse elétron ao nível original, ocorre a liberação de energia em determinado comprimento de onda, ocasionando a observação de uma coloração característica em função do metal em questão. No caso do sódio, uma vez aquecido, é emitida a cor amarela, e na presença de luz de sódio, essa "luz" é absorvida, o que resulta na coloração escura para um observador.

60

B

A substância utilizada como melhor opção para a queima seria aquela que se encontra na forma gasosa no momento da combustão e que, ao mesmo tempo, possa fornecer a maior quantidade de calor liberado, utilizando o mesmo volume desse gás. Portanto, o n-butano não poderia ser uma boa alternativa, visto que, na temperatura de utilização, encontra-se na forma líquida. Apesar de que os outros dois gases poderiam ser ambos utilizados, a melhor opção seria o isobutano, pois libera mais calor na combustão em relação ao propano.

61

A

Na combustão incompleta da lenha (compostos orgânicos), obtém-se o carbono elementar (fuligem), resultando no depósito dessas partículas no interior do forno (observado quando o forno está com interior escuro e em temperatura abaixo do ideal). No entanto, quando a temperatura se eleva, ocorre a combustão desses particulados (fuligem) e, portanto, o consumo dessas partículas, tornando o interior do forno mais claro (observado quando a temperatura do forno está ideal).

62

C

A densidade ρ (λ) de energia eletromagnética irradiada depende do comprimento de onda λ. Desse modo, como desejamos encontrar o gráfico que melhor corresponde à cor predominante da luz irradiada sendo amarela, precisamos obter o comprimento de onda da cor amarela. Utilizando a equação da velocidade de propagação de ondas v = λ ⋅ f e os dados da tabela, temos que

Os dados dos gráficos estão em nm (nanômetros), portanto, é necessário converter o resultado

Analisando os gráficos, a letra C corresponde à densidade de energia eletromagnética em que o comprimento de onda da luz amarela (600 nm) é predominantemente irradiado.

63

D

Nesse sistema, podemos avaliar a variação da tensão no fio em função da densidade utilizando o Princípio de Arquimedes: quando a densidade do óleo se igualar à densidade do objeto, o empuxo sobre o corpo será igual, em módulo, ao peso do corpo  e a tensão do fio será nula. Para determinar a temperatura em que isso ocorre, é necessário obter a densidade do corpo:

Assim, a temperatura na qual a tensão na corda se anula é igual a 150 ºC.

64

E

A queima de combustíveis fósseis para o fornecimento de energia em processos industriais, transporte e produção de eletricidade resulta na emissão de concentrações de carbono previamente armazenadas e aprisionadas nas rochas. Com a liberação dessa quantidade adicional de CO2, ocorre um aumento na concentração desse gás, o qual desempenha o papel de gás estufa. Esses gases são responsáveis por manter o calor na superfície terrestre; no entanto, o aumento dessa concentração leva a uma maior retenção do calor, ocasionando, consequentemente, o aumento das temperaturas médias globais.

65

D

O enunciado da questão traz dois textos e uma figura sobre o campo magnético terrestre. No entanto, para responder a essa questão não é necessário nenhum conhecimento prévio do assunto, pois a resposta pode ser obtida apenas por interpretação da figura. Pela análise da dela, percebe-se que o território brasileiro (assim como praticamente toda a América do Sul e parte considerável do oceano Atlântico) se encontra em uma região de baixa intensidade de campo magnético.

66

A

A análise da imagem e do texto permite identificar uma área em que componentes bióticos (diferentes plantas, insetos, anfíbio e ave ) e abióticos (chuva, solo, poluentes das águas) se relacionam, caracterizando um ecossistema.

67

C

O narrador revela que, pelo choro enlutado e todo o sofrimento de Miguilim, o menino confunde a lógica temporal (Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!), pois sua alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças por conta desta experiência exasperante com a morte.

68

B

De acordo com a figura, em períodos de pouca chuva (baixa pluviosidade), não há alteração significativa dos isótopos do oxigênio, embora apresente maior quantidade do oxigênio-18.

69

D

Crônicas são narrativas curtas, com tempo e espaço limitados, que tratam normalmente de acontecimentos corriqueiros na vida das personagens. O texto de Clarice Lispector apresenta um episódio cotidiano, em que ela acorda no meio da noite e desfruta os prazeres da solidão trazidos pela insônia, como o silêncio e a contemplação da natureza ainda vazia de outras pessoas, o que confirma a alternativa D como resposta adequada.

70

E

Um texto narrativo é caracterizado, principalmente, pela sequência de acontecimentos, o que se conhece como enredo. No texto de Cíntia Moscovich, a passagem "O tiro veio por trás" retrata o episódio que interrompe a trajetória de vida da personagem, evidenciada na passagem "Uma vida inteira pela frente". Isso mostra a sequência de ações ocorridas na narrativa, o que confirma a alternativa E como resposta adequada.

71

C

Os contos são “Nós matamos o Cão Tinhoso!” (homônimo); “Papá, cobra e eu”, de aparente mesmo narrador-personagem (o menino Ginho ); “Dina”, que traz a história de Mandala, que é contada em terceira pessoa; e, por fim, “Nhinguitimo”, com narrador-personagem e observador da realidade. Há, portanto, diferentes narradores (nem todos são crianças, nem todos em primeira pessoa ou protagonistas), mas todos são fruto da relação opressiva do colonialismo em África e suas sequelas. Contudo, há, em diversas passagens desses contos, o silêncio e a suspensão da reação como resposta aos abusos sofridos como medida de segurança e sobrevivência. Não há narradores animais e alguns espaços são rurais, outros urbanos em desenvolvimento.

72

B

Atenção ao início do 3º parágrafo: “A combination of factors is responsible. Spending cuts and changing priorities at some public schools have curtailed physical education classes and organized sports”. Segundo o trecho, a disparidade está no corte de gastos (spending cuts) e na mudança de prioridades (changing priorities) de algumas escolas públicas.

73

D

“Far” é muito comumente usado para distância, porém, na expressão “far less”, usada na frase “poor children and adolescents are participating far less in sports and fitness activities than more affluent youngsters are”, temos a ideia de intensidade. Podemos traduzir a expressão como “muito menos” e poderíamos usar “much less” como sinônimo.

74

C

Segundo o texto, a prática do skate tornou-se bastante popular no decorrer dos anos e envolveu um número significativo de participantes; a modalidade ganhou enorme destaque principalmente por representar uma atividade social abrangente, estreando, inclusive, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Esse fato mostra que é possível ocorrer a esportivização de práticas de lazer, o que confirma a alternativa C como resposta adequada.

75

C

O enunciado ilustra um sistema conservativo, o qual pode ser analisado pelo Princípio de Conservação da Energia Mecânica: a energia do sistema no ponto mais alto da bacia deve ser a mesma que no ponto mais baixo. O ponto mais alto possui energia cinética nula, enquanto o ponto mais baixo possui energia potencial gravitacional nula. Assim:

76

A

Pela imagem fornecida na questão, percebe-se que o movimento do carro é constantemente desacelerado. A função que relaciona as posições de um móvel em movimento uniformemente desacelerado é a equação de segundo grau:

O gráfico dessa função é uma parábola e, como a aceleração é negativa, possui concavidade voltada para baixo que se aproxima da curva A.

77

C

Utilizando o valor de cosseno de 60º, conseguimos determinar a base do triângulo delimitado pela última vaga.

Como a vaga de moto tem dimensão 1 na base, o espaço que sobra é a diferênça

78

A

No gráfico fornecido, o valor "1" representa o ponto mais alto da curva, indicando um balanço de radiação equivalente a 70 kcal/cm², o que corresponde à região de clima Equatorial Úmido, associada à Floresta Equatorial. Trata-se de uma área caracterizada por temperaturas constantemente elevadas, chuvas frequentes e umidade persistente, criando condições favoráveis para as espécies, proporcionando maior conforto e contribuindo para uma vasta biodiversidade e grande biomassa.

79

D

O falso positivo seria obtido utilizando um material com alto potencial de redução, tanto quando o ouro frente ao ataque dos íons de hidrogênio do ácido. Portanto, as possibilidades seriam platina metálica e íons fluoreto, no entanto, o flúor na alternativa apresenta-se como gás flúor, descartando essa possibilidade e deixando a platina como o único material que daria teste falso negativo a platina (Pt).

80

D

Como f(x) é uma função exponencial, o gráfico que ilustra essa função é o que passa pelo ponto (3,27/125). Substituindo esse par ordenado na função f(x) teremos:

Logo, a função f é dada por

Como o ponto pertence à , então pertence à f.

Finalmente, o valor da soma b+k é dado por

81

E

Para compreender melhor como cada uma das equações se comporta no plano cartesiano, isolamos a variável y para verificar o comportamento como uma função polinomial do primeiro grau.

A primeira das equações representa uma reta que corta o eixo y em (0, 2) e é decrescente, pois seu coeficiente angular é negativo. Já a segunda representa uma reta que corta o eixo y em (0, -5) e é crescente, pois seu coeficiente angular é positivo.

Além disso, para determinar o ponto de intersecção das retas precisamos igualá-las.

Logo, os gráficos se interceptam no ponto de coordenadas (2,1); gerando a situação ilustrada na letra E.

82

C

Nesse circuito, os resistores R2 e R3 estão associados em paralelo e ambos também estão associados em série à R1. Primeiramente, deve-se calcular a resistência equivalente da associação em paralelo. Como ambos apresentam a mesma resistência elétrica, basta dividi-la por 2

A resistência do circuito é dada pela soma da resistência equivalente com a resistência associada em série a ela

Encontrar a corrente que passa pelo resistor 1 significa encontrar a corrente total do circuito, já que esse resistor está associado em série com a fonte

83

C

O enunciado da questão descreve a distribuição de cargas elétricas na cúpula (esferas condutoras) de um gerador de Van de Graaf. Em seguida propõe dois desses geradores carregados com cargas positivas, sendo a carga da esfera A igual a +Q e a da esfera B igual a +2Q. O campo elétrico terá o mesmo sentido da força elétrica resultante gerada pelas partículas: as partículas estabelecem relação de repulsão, e como a carga de B é maior que a de A, o sentido do campo elétrico é à direita do ponto médio. Logo, a alternativa correta é a C.

84

D

A alternativa que apresentasse a menor diferença de eletronegatividade, ou seja, a menos polar, seria aquela com menor ativação de sua ligação. Para identificar a ligação desejada, seria necessário fazer a leitura do gráfico, identificar o valor de eletronegatividade de cada elemento presente nas ligações das alternativas e aplicar sua diferença, sendo a resposta aquela que tiver a menor diferença. Portanto:

C-N: 0,5

C-F: 1,5

S-O: 1,0

P-H: menor que 0,5

P-Cl: próximo de 1,0

85

A

Calcula-se o custo de produção de cada componente:

Componente A: 0,2.700 = 140

Componente B: 0,07.500 = 35

Componente C: 0,13.300 = 39

Componente D: 0,1.120 = 12

Calcularemos a porcentagem em cima apenas dos componentes que foram reajustados.

Componente A: Reajuste de 7%

0,07.140 = 9,8

Componente B: Diminuiu 5%

0,05.35 = 1,75

Componente D: Reajuste de 10%

0,10.12 = 1,2

Logo o aumento total foi de 9,8 + 1,2 – 1,75 = 9,25

86

E

A cidade I possui boa estrutura de saneamento, mas baixa cobertura de vacinação, o que aumenta o risco de casos de tuberculose, uma doença que tem vacina e não está relacionada ao saneamento. Os baixos índices de saneamento e imunização da cidade II favorecem o aumento de casos de poliomielite, uma doença que também tem vacina e cujo agente infeccioso é liberado nas fezes de pessoas infectadas. O baixo percentual de pessoas imunizadas na cidade III favorece o aumento dos casos de hepatite B, uma IST que possui vacina. A baixa cobertura de saneamento da cidade IV favorece o aumento dos casos de amebíase, uma doença causada por um protozoário liberado nas fezes de pessoas infectadas.

87

B

Os números que quando refletidos geram algum algarismo significativo são:

0: reflete no próprio 0

1: reflete no próprio 1

2: gera o algarismo 5 quando refletido

3: reflete no próprio 3

5: gera o algarismo 2 quando refletido

8: reflete no próprio 8

A primeira casa pode ser ocupada apenas por 0, 1 ou 2, pois o relógio finaliza o dia às 23:59. Consideremos o primeiro caso apenas com 0 ou 1 na primeira casa. Verifique também que na terceira casa não se pode usar 8, pois os minutos finalizam com 59 e retornam a uma nova hora.

Uma imagem contendo Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

Multiplicando as possibilidades de cada casa chegamos em 360 configurações. Vale ressaltar que quando o relógio passa das 20:00 o primeiro dígito passa a ser 2, mas este quando refletido gera o dígito 5. E não existem horas válidas começadas por 5.

88

A

Por meio das informações dadas, as listas possíveis são:

{12, 22, 23, 23, 35}

{13, 20, 23, 23, 36}

{14, 18, 23, 23, 37}

{15, 16, 23, 23, 38}

{8, 23, 23, 30 ,31}

{9, 23, 23, 28 ,32}

{10, 23, 23, 26 ,33}

{11, 23, 23, 24 ,34}

Confirmando, assim, um total de 8 listas.

89

B

Observe a vista traseira do caminhão pela imagem a seguir. A porção de água gasta no abastecimento é dada pelo segmento circular, representado em vermelho.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A área do segmento circular é dada pela diferença entre a área do setor e do triângulo.

Multiplicando pela altura do cilindro, temos o volume gasto.

90

B

1 Zn + .... --> 1 H2 + ...

1 mol 1 mol

65,4 g ---------- 24900 mL (24,9 L)

m (g) ---------- 49,8 mL

m = 0,13 g

QUESTÃO

GABARITO

RESOLUÇÃO COMENTADA

1

D

No primeiro texto, Merton aponta um teorema básico da Sociologia em que ‘Se os indivíduos definem as situações como reais, elas são reais em suas consequências’, uma ideia falsa pode gerar uma consequência verdadeira, por isso o egresso encontrará dificuldades ao sair do cárcere, pois o seu retorno à sociedade está marcado pelo preconceito que o estigma de presidiário impõe. No segundo texto, para além desse enorme desafio, a ressocialização é também dificultada pela baixa escolaridade.

2

D

O texto de Marcos Bagno discorre sobre o preconceito linguístico, o qual, embora seja um sério problema social, é pouco discutido e aprofundado. Com base nesse fato, a afirmação que exemplifica um preconceito linguístico é "Os habitantes de uma cidade grande não possuem sotaque na língua falada", visto que evidencia uma espécie de conflito entre o falar dos habitantes dos grandes centros urbanos - considerado o padrão pela ausência de sotaques - e o falar dos habitantes das regiões interioranas - considerado o não padrão pela presença de sotaques - o que confirma a alternativa D como a resposta adequada.

3

A

Já no final do texto, Cordelia Candelaria diz que a atitude de La Malinche ao renegar o próprio povo faz mais sentido se considerarmos que, ainda jovem, foi vendida pela própria mãe para a escravidão (slavery). Leia novamente o trecho: “…turning her back on her own people makes more psychological sense when we consider that, at a young age, she had been sold by her own mother into slavery.” Na questão, a palavra “preterida” foi usada como sinônimo de rejeitada, abandonada, deixada. Ao ser vendida pela própria mãe, podemos dizer que La Malinche foi rejeitada (preterida) pela própria família.

4

E

Todorov aponta o comportamento etnocêntrico de Colombo em seu encontro com os povos nativos do continente americano, partindo do pressuposto de que os idiomas nativos seriam resultado de uma cultura bárbara e não civilizada. Portanto, a imposição da língua castelhana aos indígenas seria uma forma de "civilizar" esses povos de acordo com a visão dos colonizadores, o que, assim, confirma o gabarito proposto na letra E.

5

B

O texto de Boris Fausto, historiador falecido em 2023, aponta os povos tupis como possuidores de uma agricultura de subsistência. Ela, contudo, não abria mão de sistemas de troca, uma vez que, inclusive, formavam alianças com outros povos, o que confirma o gabarito na letra B.

6

D

As sequências descrevem sequências em que as diferenças entre dois termos consecutivos formam uma progressão aritmética, ou seja, uma PA de segunda ordem.

A) O décimo quinto número triangular é .

B) Esta alternativa é facilmente descartada uma vez que todos os números oblongos são pares.

C) 156 é o sétimo número oblongo, podendo ser obtido por um retângulo com 8 bolinhas na base e 7 na altura.

D) Este item é verdadeiro, pois 210 é o vigésimo número triangular e o sétimo número oblongo.

E) Falso, pois já vimos que as diferenças formam uma progressão aritmética.

7

E

Questão de análise gráfica.

A) Falso, pois Distrito Federal teve maior redução

B) Falso, pois Santa Catarina registrou aumento.

C) Falso, pois se somarmos as taxas individuais excede 12 unidades, sendo que a média nacional é entre 4 e 5.

D) Falso, pois não conhecemos os dados dos outros estados da região Sul.

E)  Verdadeiro, pois entre 2016 e 2017 o Distrito Federal (linha amarela) obteve a redução mais expressiva.

8

D

Algumas passagens do texto de Paulina Chiziane deixam evidentes as agressões praticadas pelo marido contra a mulher. Passagens em que se nota o teor físico da violência são "Meu marido acariciava-me à moda dos búfalos" e "maltratando o meu corpinho frágil". Trechos em que se nota o teor psicológico da violência são "Com a outra foi tão diferente" e "Não estou para lavrar sem colher". Esses recortes justificam a alternativa D como resposta adequada.

9

B

A palavra "machamba" é de origem moçambicana e significa "terreno utilizado para a prática da agricultura ou da pecuária". No texto I, o vocábulo foi empregado em seu sentido denotativo, representando literalmente o local onde o capataz se encontrava, "Na confusão verde do fundo da machamba". Já no texto II, percebe-se o emprego conotativo da palavra, uma vez que, na passagem "Já faz tempo que semeio em ti e não vejo resultado", a personagem faz alusão à tentativa de fecundação, comparando o útero da mulher a um terreno para cultivo, o que confirma a alternativa B como resposta adequada.

10

D

A reprodução social historicamente foi atribuída às mulheres. A autora Nancy Fraser não diferencia a reprodução social do trabalho de cuidado, estas seriam as capacidades sociais disponíveis para parir e criar crianças, cuidar de amigos e familiares. É necessário demonstrar que o trabalho reprodutivo, no sentido da teoria feminista, não é remunerado e é aquele exercido de maneira invisível, em grande medida no espaço individualizado do lar, e que sequer é considerado trabalho em muitos âmbitos.

11

C

No ranking do Fundo Monetário Internacional (FMI), com base no Produto Interno Bruto (PIB), China e Índia mostraram os maiores saltos em posições entre 1992 e 2010. Os dois países passam por considerável crescimento industrial há décadas, principalmente após as aberturas de suas economias, mesmo que sejam muito diversas. O fato de terem as duas maiores populações globais faz com que o mercado consumidor tenha um enorme potencial, enquanto cada vez mais os Estados e o setor privado nesses países investem na infraestrutura que impulsione o desenvolvimento.

12

B

A questão geopolítica de Taiwan começa ainda na primeira metade do século XX, em 1949, quando os integrantes do regime nacionalista chinês fogem para Taiwan enquanto o regime comunista se instalava em Pequim, sede da China continental. Desde então, Taiwan conta com a parceria geopolítica com os Estados Unidos, mesmo depois da aproximação entre Washington e Pequim na década de 1970. A China continua considerando Taiwan como uma província rebelde.

13

C

Os curdos vivem entre a Síria, o Iraque, o Irã e a Turquia, mas não possuem um Estado próprio, uma reivindicação de diferentes partidos políticos curdos há décadas. A enorme diversidade interna nessa população não impede que se considerem como uma nação, uma pátria, que conquistou certa autonomia nos territórios do Iraque e da Síria, mas ainda não um Curdistão independente.

14

D

Em 1979, o Irã foi sacudido por uma revolução, na qual diversas tendências políticas lutaram pela queda da monarquia autoritária do Xá. Contudo, os clérigos xiitas conseguiram sufocar tendências liberais e socialistas, impondo a criaçã de uma república teocrática, ou seja, vinculada a uma versão deturpada do que seriam os fundamentos do islamismo xiita.

15

D

Após a revolução de 1959, Cuba gradualmente se tornou alinhada à União Soviética, principalmente a partir de 1961. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, fervilhava o movimento pelos direitos civis, em busca do fim das leis baseadas na segregação racial. Apenas em 1964, a Lei dos Direitos Civis abriu espaço para superar parte do legado das legislações com base na classificação racial.

16

C

As rotas comerciais marcadas no mapa oferecido na questão mostram um fluxo comercial entre diferentes civilizações do mundo antigo, como Egito, Cuxe e Axum, com outras da Península Arábica e com aquelas ao Norte, no Mediterrâneo. Isso demonstra o contato entre esses povos e contraria a ideia de que estavam, de algum modo, isolados, o que confirma o gabarito para a letra C.

17

B

Nas informações descritas no enunciado, a técnica se destina à identificação de reações químicas muito rápidas, pouco tempo de vida, a partir de espécies instáveis.

18

C

A questão traz a imagem de uma canaleta contendo areia. Os pontos destacados em vermelho correspondem a acúmulos de areia e, segundo o próprio enunciado, são pontos de deslocamento transversal nulo, ou seja, são nós da onda estacionária formada na canaleta.

Imagem em preto e branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A distância entre dois nós consecutivos corresponde a meio comprimento de onda. O comprimento de onda pode ser obtido então pela distância entre o primeiro e o terceiro nó. Analisando a imagem, temos que o primeiro ponto está posicionado aproximadamente em 1,1 cm, e o terceiro está sobre 8,0 cm. Assim, o comprimento de onda é um valor próximo de 6,8 cm.

19

A

Aplicando-se o conceito de máquinas térmicas que operam em ciclos, podemos identificar o diagrama que melhor representa os processos termodinâmicos descritos pelo enunciado. Na primeira etapa, ocorre compressão adiabática, ou seja, diminuição do volume ao longo de um processo isotérmico. Na segunda, se dá um aquecimento isovolumétrico: volume se mantém fixo, enquanto a pressão aumenta. Na terceira etapa, o volume é expandido durante um processo isotérmico, configurando uma expansão adiabática. Por fim, há um resfriamento isovolumétrico: o volume é mantido fixo enquanto a pressão diminui. Observando o sentido dos ciclos indicados no diagrama, apenas a alternativa A corresponde ao funcionamento da máquina térmica descrita.

20

B

Para determinar a temperatura da água ao final do passo 4, deve-se analisar os processos termodinâmicos que ocorrem em cada passo:

Passos 1 e 2: o copo de 250 mL de água inicialmente está a 100 ºC e é colocado em contato com 1000 mL de água a 25 ºC. O líquido no copo vai, portanto, fornecer calor para o líquido na temperatura mais baixa, e a temperatura final dos 250 mL será a temperatura equilíbrio térmico do sistema. Sabendo que a densidade da água é 1,000 g/cm³ e utilizando a equação fundamental da termodinâmica Q = m c  ΔT, obtemos a quantidade de calor fornecida ao sistema

Passos 3 e 4: O copo com 250 mL de água agora a 40 ºC é colocado em contato com 1000 mL de água a 25 ºC novamente, até entrar em equilíbrio térmico. Os cálculos são análogos aos dos passos anteriores

 

Portanto, a temperatura final da água no copo é de 28 ºC.

21

D

No Hemisfério Sul, as costas oeste da América do Sul e o litoral sudoeste de África representam áreas com maior quantidade de peixes e vida marinha, em geral, devido ao fato de estarem sob a influência de correntes marinhas frias. Estas correntes, provenientes de áreas polares ou de regiões profundas, carregam águas frias ricas em nutrientes, como nitrogênio, fósforo e outros minerais. Quando estas correntes frias atingem áreas mais quentes, ocorre um fenômeno chamado ressurgência, no qual as águas profundas e ricas em nutrientes sobem para a superfície. Isso promove um ambiente propício para o crescimento do fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha, favorecendo o desenvolvimento de vida marinha abundante, incluindo peixes, aves marinhas e mamíferos marinhos.

22

C

O cladograma mostra que todos os vertebrados possuem um ancestral comum. Sendo assim, o ancestral comum entre a lampreia e o tubarão (peixes) também é compartilhado entre estes e os tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

23

B

Os seguintes trechos do poema: "ampola cristalina e contrátil", "longos fios transparentes" e "arde de matar" permitem concluir que o peixinho foi capturado por uma água-viva.

24

E

A despeito da sentença do primeiro verso – Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade (...) – a contradição, que reivindica o sentido do título, é de que a poesia sobrevive (resiste) a tudo que foi alegado e que decretava sua inviabilidade, é que, no fim, tudo dito se trata de um poema, ironicamente, conforme último verso afirma (Desconfio que escrevi um poema.). Ou seja, mesmo que haja certo pessimismo (negatividade), marca típica drummondiana, a poesia como resposta é, por fim, o que persiste ante o (seu) tempo.

25

A

As imagens ilustram voçorocas, formadas por intensos episódios de erosão causados pelas chuvas. A presença de cobertura vegetal e a adoção de práticas menos agressivas ao solo proporcionam maior proteção contra os efeitos das chuvas e do escoamento superficial das águas, reduzindo assim a velocidade e a intensidade dos processos erosivos.

26

D

A imagem representa um dos tipos de movimentos gravitacionais de massa, conhecido como deslizamento de terras. Esse fenômeno ocorre naturalmente devido ao processo de erosão e à ação sobre as encostas, principalmente durante episódios de chuvas intensas e alta infiltração de água no solo, resultando na perda de estabilidade. No entanto, ações humanas, como desmatamento de encostas e ocupação desordenada sem intervenções arquitetônicas e técnicas adequadas, podem agravar ou desencadear esses processos de maneira mais rápida.

27

A

O isolamento geográfico (barreiras físicas) existente entre as áreas citadas favorece a formação de espécies novas, num mecanismo conhecido como especiação alopátrica. Esse isolamento também favorece com que essas espécies sejam endêmicas da região.

28

C

Consideremos a hipotenusa do primeiro triângulo da construção sendo unitário. Através das relações de seno e cosseno, temos que . Verificamos que a cada nova construção esse padrão se mantém e a razão entre cada cateto e a hipotenusa do anterior é . Diante do exposto, os lados formarão uma progressão geométrica de razão e primeiro termo sendo o lado do primeiro quadrado.

Veja também que um décimo de milésimo pode ser escrito como

Dado que n representa o número de etapas e é inteiro, temos que n=28.

29

A

Na figura (1), observa-se um conjunto de plantas com espinhos e formas pontiagudas, como os cactos, vegetais xerófilos adaptados a condições de baixa umidade, frequentemente associados a climas mais secos, como os encontrados na formação da Caatinga. Na figura (2), identificam-se dois estratos distintos de vegetação: um estrato inferior, reconhecido como herbáceo, e outro composto por plantas de maior altura vertical, como árvores e arbustos, caracterizando uma savana, conhecida no Brasil como Cerrado. Já na figura (3), são visualizadas árvores com copas mais abertas e, ao fundo, as chamadas Araucárias, uma espécie de pinheiro endêmica de áreas mais elevadas e frias do Brasil.

30

A

No gráfico fornecido, o valor "1" representa o ponto mais alto da curva, indicando um balanço de radiação equivalente a 70 kcal/cm², o que corresponde à região de clima Equatorial Úmido, associada à Floresta Equatorial. Trata-se de uma área caracterizada por temperaturas constantemente elevadas, chuvas frequentes e umidade persistente, criando condições favoráveis para as espécies, proporcionando maior conforto e contribuindo para uma vasta biodiversidade e grande biomassa.

31

E

Para compreender melhor como cada uma das equações se comporta no plano cartesiano, isolamos a variável y para verificar o comportamento como uma função polinomial do primeiro grau.

A primeira das equações representa uma reta que corta o eixo y em (0, 2) e é decrescente, pois seu coeficiente angular é negativo. Já a segunda representa uma reta que corta o eixo y em (0, -5) e é crescente, pois seu coeficiente angular é positivo.

Além disso, para determinar o ponto de intersecção das retas precisamos igualá-las.

Logo, os gráficos se interceptam no ponto de coordenadas (2,1); gerando a situação ilustrada na letra E.

32

D

Como f(x) é uma função exponencial, o gráfico que ilustra essa função é o que passa pelo ponto (3,27/125). Substituindo esse par ordenado na função f(x) teremos:

Logo, a função f é dada por

Como o ponto pertence à , então pertence à f.

Finalmente, o valor da soma b+k é dado por

33

D

O falso positivo seria obtido utilizando um material com alto potencial de redução, tanto quando o ouro frente ao ataque dos íons de hidrogênio do ácido. Portanto, as possibilidades seriam platina metálica e íons fluoreto, no entanto, o flúor na alternativa apresenta-se como gás flúor, descartando essa possibilidade e deixando a platina como o único material que daria teste falso negativo a platina (Pt).

34

C

Nesse circuito, os resistores R2 e R3 estão associados em paralelo e ambos também estão associados em série à R1. Primeiramente, deve-se calcular a resistência equivalente da associação em paralelo. Como ambos apresentam a mesma resistência elétrica, basta dividi-la por 2

A resistência do circuito é dada pela soma da resistência equivalente com a resistência associada em série a ela

Encontrar a corrente que passa pelo resistor 1 significa encontrar a corrente total do circuito, já que esse resistor está associado em série com a fonte

35

D

A alternativa que apresentasse a menor diferença de eletronegatividade, ou seja, a menos polar, seria aquela com menor ativação de sua ligação. Para identificar a ligação desejada, seria necessário fazer a leitura do gráfico, identificar o valor de eletronegatividade de cada elemento presente nas ligações das alternativas e aplicar sua diferença, sendo a resposta aquela que tiver a menor diferença. Portanto:

C-N: 0,5

C-F: 1,5

S-O: 1,0

P-H: menor que 0,5

P-Cl: próximo de 1,0

36

C

O enunciado da questão descreve a distribuição de cargas elétricas na cúpula (esferas condutoras) de um gerador de Van de Graaf. Em seguida propõe dois desses geradores carregados com cargas positivas, sendo a carga da esfera A igual a +Q e a da esfera B igual a +2Q. O campo elétrico terá o mesmo sentido da força elétrica resultante gerada pelas partículas: as partículas estabelecem relação de repulsão, e como a carga de B é maior que a de A, o sentido do campo elétrico é à direita do ponto médio. Logo, a alternativa correta é a C.

37

B

Atenção ao início do 3º parágrafo: “A combination of factors is responsible. Spending cuts and changing priorities at some public schools have curtailed physical education classes and organized sports”. Segundo o trecho, a disparidade está no corte de gastos (spending cuts) e na mudança de prioridades (changing priorities) de algumas escolas públicas.

38

D

“Far” é muito comumente usado para distância, porém, na expressão “far less”, usada na frase “poor children and adolescents are participating far less in sports and fitness activities than more affluent youngsters are”, temos a ideia de intensidade. Podemos traduzir a expressão como “muito menos” e poderíamos usar “much less” como sinônimo.

39

C

Segundo o texto, a prática do skate tornou-se bastante popular no decorrer dos anos e envolveu um número significativo de participantes; a modalidade ganhou enorme destaque principalmente por representar uma atividade social abrangente, estreando, inclusive, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Esse fato mostra que é possível ocorrer a esportivização de práticas de lazer, o que confirma a alternativa C como resposta adequada.

40

C

O enunciado ilustra um sistema conservativo, o qual pode ser analisado pelo Princípio de Conservação da Energia Mecânica: a energia do sistema no ponto mais alto da bacia deve ser a mesma que no ponto mais baixo. O ponto mais alto possui energia cinética nula, enquanto o ponto mais baixo possui energia potencial gravitacional nula. Assim:

41

A

Pela imagem fornecida na questão, percebe-se que o movimento do carro é constantemente desacelerado. A função que relaciona as posições de um móvel em movimento uniformemente desacelerado é a equação de segundo grau:

O gráfico dessa função é uma parábola e, como a aceleração é negativa, possui concavidade voltada para baixo que se aproxima da curva A.

42

C

Utilizando o valor de cosseno de 60º, conseguimos determinar a base do triângulo delimitado pela última vaga.

Como a vaga de moto tem dimensão 1 na base, o espaço que sobra é a diferênça

43

D

Primeiramente é importante salientar que não se pode apenas trabalhar com os volumes, pois não se pode dobrar as embalagens. Isso causa um problema de encaixe que pode ser resolvido apenas com visualização. A melhor maneira de acomodar as embalagens é conforme a imagem a seguir.

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Com a configuração será possível encaixar 13 pilhas lado a lado, completando 26 cm e 4 pilhas de 3 cm ao longo da profundidade da caixa, completando 12 cm. Multiplicando 4.13 obtemos 52 caixas, porém ainda há uma sobra na parte mais alta da caixa formada por um paralelepípedo. Como o excedente foi de 2 cm, consideramos que esta dimensão das caixinhas apenas se acomoda a este excedente. O preenchimento passa a ser um preenchimento plano como mostra a figura abaixo.

Tabela

Descrição gerada automaticamente

É possível então acomodar mais 4.2 = 8 caixinhas. Finalmente, o total de caixinhas que podemos acomodar é 52 + 8 = 60.

44

E

Em meio ao seu processo de acelerado crescimento econômico, em parte impulsionado pelas exportações e pelo abastecimento do vasto mercado interno, a China precisa diversificar a sua logística e seu modal de transportes. Além disso, dado o peso da poluição do país - que é altamente dependente do carvão mineral na matriz energética, por exemplo - no total global, e a tendência internacional de preocupação com o meio ambiente, a China também aposta em modais de transporte - e de energia - também menos poluentes, como o aquaviário.

45

E

Ao observar o mapa, nota-se a expansão da produção de café para outras áreas do Sudeste, como Minas Gerais, e sobretudo para o oeste paulista, estendendo-se inclusive para parte da região Sul, ao avançar em direção ao Paraná. A economia cafeicultora durante os séculos XIX e início do século XX representou o principal ciclo econômico do Brasil, exigindo uma infraestrutura de transporte eficiente. Isso demandou a construção de ferrovias e portos para assegurar a exportação do produto.

46

B

A Crise de 1929 representou a maior crise do capitalismo até então e ocasionou o descrédito do liberalismo econômico pela ausência de regulamentarização da economia. As soluções encontradas para a crise econômica foram a intervenção do Estado na economia, como foi o caso do New Deal, nos EUA, e da queima do café, no Brasil. Gabarito B.

47

E

O projeto de desenvolvimento econômico e modernização conservadora, protagonizado pelo governo de Juscelino Kubitschek visava tanto o chamado "nacional-desenvolvimentismo", incentivando a produção nacional com proteção e incentivo do Estado, como a abertura para investimentos estrangeiros, num verdadeiro tripé que sustentava o modelo econômico.

48

E

A queima de combustíveis fósseis para o fornecimento de energia em processos industriais, transporte e produção de eletricidade resulta na emissão de concentrações de carbono previamente armazenadas e aprisionadas nas rochas. Com a liberação dessa quantidade adicional de CO2, ocorre um aumento na concentração desse gás, o qual desempenha o papel de gás estufa. Esses gases são responsáveis por manter o calor na superfície terrestre; no entanto, o aumento dessa concentração leva a uma maior retenção do calor, ocasionando, consequentemente, o aumento das temperaturas médias globais.

49

D

O enunciado da questão traz dois textos e uma figura sobre o campo magnético terrestre. No entanto, para responder a essa questão não é necessário nenhum conhecimento prévio do assunto, pois a resposta pode ser obtida apenas por interpretação da figura. Pela análise da dela, percebe-se que o território brasileiro (assim como praticamente toda a América do Sul e parte considerável do oceano Atlântico) se encontra em uma região de baixa intensidade de campo magnético.

50

B

De acordo com a figura, em períodos de pouca chuva (baixa pluviosidade), não há alteração significativa dos isótopos do oxigênio, embora apresente maior quantidade do oxigênio-18.

51

A

A análise da imagem e do texto permite identificar uma área em que componentes bióticos (diferentes plantas, insetos, anfíbio e ave ) e abióticos (chuva, solo, poluentes das águas) se relacionam, caracterizando um ecossistema.

52

D

Crônicas são narrativas curtas, com tempo e espaço limitados, que tratam normalmente de acontecimentos corriqueiros na vida das personagens. O texto de Clarice Lispector apresenta um episódio cotidiano, em que ela acorda no meio da noite e desfruta os prazeres da solidão trazidos pela insônia, como o silêncio e a contemplação da natureza ainda vazia de outras pessoas, o que confirma a alternativa D como resposta adequada.

53

E

Um texto narrativo é caracterizado, principalmente, pela sequência de acontecimentos, o que se conhece como enredo. No texto de Cíntia Moscovich, a passagem "O tiro veio por trás" retrata o episódio que interrompe a trajetória de vida da personagem, evidenciada na passagem "Uma vida inteira pela frente". Isso mostra a sequência de ações ocorridas na narrativa, o que confirma a alternativa E como resposta adequada.

54

C

Os contos são “Nós matamos o Cão Tinhoso!” (homônimo); “Papá, cobra e eu”, de aparente mesmo narrador-personagem (o menino Ginho ); “Dina”, que traz a história de Mandala, que é contada em terceira pessoa; e, por fim, “Nhinguitimo”, com narrador-personagem e observador da realidade. Há, portanto, diferentes narradores (nem todos são crianças, nem todos em primeira pessoa ou protagonistas), mas todos são fruto da relação opressiva do colonialismo em África e suas sequelas. Contudo, há, em diversas passagens desses contos, o silêncio e a suspensão da reação como resposta aos abusos sofridos como medida de segurança e sobrevivência. Não há narradores animais e alguns espaços são rurais, outros urbanos em desenvolvimento.

55

C

O narrador revela que, pelo choro enlutado e todo o sofrimento de Miguilim, o menino confunde a lógica temporal (Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!), pois sua alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças por conta desta experiência exasperante com a morte.

56

B

Os números que quando refletidos geram algum algarismo significativo são:

0: reflete no próprio 0

1: reflete no próprio 1

2: gera o algarismo 5 quando refletido

3: reflete no próprio 3

5: gera o algarismo 2 quando refletido

8: reflete no próprio 8

A primeira casa pode ser ocupada apenas por 0, 1 ou 2, pois o relógio finaliza o dia às 23:59. Consideremos o primeiro caso apenas com 0 ou 1 na primeira casa. Verifique também que na terceira casa não se pode usar 8, pois os minutos finalizam com 59 e retornam a uma nova hora.

Uma imagem contendo Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

Multiplicando as possibilidades de cada casa chegamos em 360 configurações. Vale ressaltar que quando o relógio passa das 20:00 o primeiro dígito passa a ser 2, mas este quando refletido gera o dígito 5. E não existem horas válidas começadas por 5.

57

A

Por meio das informações dadas, as listas possíveis são:

{12, 22, 23, 23, 35}

{13, 20, 23, 23, 36}

{14, 18, 23, 23, 37}

{15, 16, 23, 23, 38}

{8, 23, 23, 30 ,31}

{9, 23, 23, 28 ,32}

{10, 23, 23, 26 ,33}

{11, 23, 23, 24 ,34}

Confirmando, assim, um total de 8 listas.

58

A

Calcula-se o custo de produção de cada componente:

Componente A: 0,2.700 = 140

Componente B: 0,07.500 = 35

Componente C: 0,13.300 = 39

Componente D: 0,1.120 = 12

Calcularemos a porcentagem em cima apenas dos componentes que foram reajustados.

Componente A: Reajuste de 7%

0,07.140 = 9,8

Componente B: Diminuiu 5%

0,05.35 = 1,75

Componente D: Reajuste de 10%

0,10.12 = 1,2

Logo o aumento total foi de 9,8 + 1,2 – 1,75 = 9,25

59

E

A cidade I possui boa estrutura de saneamento, mas baixa cobertura de vacinação, o que aumenta o risco de casos de tuberculose, uma doença que tem vacina e não está relacionada ao saneamento. Os baixos índices de saneamento e imunização da cidade II favorecem o aumento de casos de poliomielite, uma doença que também tem vacina e cujo agente infeccioso é liberado nas fezes de pessoas infectadas. O baixo percentual de pessoas imunizadas na cidade III favorece o aumento dos casos de hepatite B, uma IST que possui vacina. A baixa cobertura de saneamento da cidade IV favorece o aumento dos casos de amebíase, uma doença causada por um protozoário liberado nas fezes de pessoas infectadas.

60

B

Observe a vista traseira do caminhão pela imagem a seguir. A porção de água gasta no abastecimento é dada pelo segmento circular, representado em vermelho.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A área do segmento circular é dada pela diferença entre a área do setor e do triângulo.

Multiplicando pela altura do cilindro, temos o volume gasto.

61

B

1 Zn + .... --> 1 H2 + ...

1 mol 1 mol

65,4 g ---------- 24900 mL (24,9 L)

m (g) ---------- 49,8 mL

m = 0,13 g

62

B

A substância utilizada como melhor opção para a queima seria aquela que se encontra na forma gasosa no momento da combustão e que, ao mesmo tempo, possa fornecer a maior quantidade de calor liberado, utilizando o mesmo volume desse gás. Portanto, o n-butano não poderia ser uma boa alternativa, visto que, na temperatura de utilização, encontra-se na forma líquida. Apesar de que os outros dois gases poderiam ser ambos utilizados, a melhor opção seria o isobutano, pois libera mais calor na combustão em relação ao propano.

63

A

Na combustão incompleta da lenha (compostos orgânicos), obtém-se o carbono elementar (fuligem), resultando no depósito dessas partículas no interior do forno (observado quando o forno está com interior escuro e em temperatura abaixo do ideal). No entanto, quando a temperatura se eleva, ocorre a combustão desses particulados (fuligem) e, portanto, o consumo dessas partículas, tornando o interior do forno mais claro (observado quando a temperatura do forno está ideal).

64

C

A densidade ρ (λ) de energia eletromagnética irradiada depende do comprimento de onda λ. Desse modo, como desejamos encontrar o gráfico que melhor corresponde à cor predominante da luz irradiada sendo amarela, precisamos obter o comprimento de onda da cor amarela. Utilizando a equação da velocidade de propagação de ondas v = λ ⋅ f e os dados da tabela, temos que

Os dados dos gráficos estão em nm (nanômetros), portanto, é necessário converter o resultado

Analisando os gráficos, a letra C corresponde à densidade de energia eletromagnética em que o comprimento de onda da luz amarela (600 nm) é predominantemente irradiado.

65

D

Nesse sistema, podemos avaliar a variação da tensão no fio em função da densidade utilizando o Princípio de Arquimedes: quando a densidade do óleo se igualar à densidade do objeto, o empuxo sobre o corpo será igual, em módulo, ao peso do corpo  e a tensão do fio será nula. Para determinar a temperatura em que isso ocorre, é necessário obter a densidade do corpo:

Assim, a temperatura na qual a tensão na corda se anula é igual a 150 ºC.

66

E

No teste de chama, quando o cátion de um sal é aquecido, seu elétron salta para um nível de maior energia. No retorno desse elétron ao nível original, ocorre a liberação de energia em determinado comprimento de onda, ocasionando a observação de uma coloração característica em função do metal em questão. No caso do sódio, uma vez aquecido, é emitida a cor amarela, e na presença de luz de sódio, essa "luz" é absorvida, o que resulta na coloração escura para um observador.

67

B

Segundo o modelo ondulatório da luz, ao mudar de meio de propagação, a frequência da onda não deve se alterar. Os experimentos de Compton permitiram verificar que após o espalhamento da radiação eletromagnética, a frequência dos raios X sempre diminuía, o que era incoerente com o modelo ondulatório. Para explicar essa incoerência, interpreta-se o espalhamento como uma colisão entre um fóton de raio X e um elétron, atribuindo-se a diminuição de energia (associada à frequência pela equação de Planck) à conservação de energia e momento linear na colisão. Ou seja, os experimentos de Compton ilustram o comportamento corpuscular dos feixes de raios X.

68

E

Platão utilizará das concepções naturalistas usando o argumento da dupla geração que fundamenta o método socrático. Na questão, Platão lança mão do argumento dos opostos e começa a investigar de que modo as coisas são geradas.

69

E

A questão aborda o protagonismo da razão para o entendimento do mundo, como uma forma de questionar a visão dogmática e o poder hegemônico da Igreja, possibilitando conhecer o mundo a partir da ciência, do conhecimento empírico, reforçando os ideais iluministas.

70

A

A escala de 0 a 14 para pH é válida com duas limitações, temperatura de 25 ºC e concentrações de eletrólitos muito diluídas (abaixo de 1 mol/L), portanto, valores negativos de pH são permitidos caso a concentração de íons hidrogênio se eleve acima de 1 mol/L.

71

C

A substância III teve a sua digestão ocorrendo em um pH próximo à neutralidade (entre 6 e 7), que é o pH encontrado na boca. Na saliva, encontramos a enzima amilase salivar, responsável pela digestão do amido.

72

B

Partindo da característica citada no texto, deve-se marcar a opção da vitamina mais polar dentre as opções, para isso, é necessário encontrar na estrutura um maior número de elementos de alta eletronegatividade, como oxigênio e/ou nitrogênio, de forma bem distribuída na molécula.

73

D

A ilustração mostra que apenas um único gene de mamute (partes desse gene é completado com sequências do gene do elefante) foi inserido em uma célula-tronco de ovelha. Sendo assim, essa célula permanece com todo o material genético da ovelha, acrescido de um único gene diferente (mamute + elefante).

74

A

As radiações ionizantes são capazes de alterar as sequências de nucleotídeos do DNA, caracterizando uma mutação. Essa mutação pode desregular o ciclo celular, gerando feridas, tumores e cânceres. Como o enunciado cita feridas na pele, as mutações ocorrem no DNA de células epiteliais.

75

A

Nael, em suas idas e vindas narrativas, afirma não saber quem é seu pai. O que se tem de fato é a confissão de Domingas, sua mãe, sobre ter tido um pequeno relacionamento consensual com Yaqub, o gêmeo gentil. Ainda, sabe-se que Omar violentou a mãe do narrador. Contudo, nenhum dos gêmeos assumiu a paternidade. Passada a indefinição sobre isso, Domingas alega ser Yaqub o pai de Nael. Porém, o narrador também não reconheceu qualquer um dos irmãos como seu progenitor, nem mesmo obteve o perdão de Omar pelo mal feito a sua mãe.

76

E

Depois de um histórico de conflitos entre os gêmeos, chegando ao envio compulsório, em tentativa de evitar mais aflição, de Yaqub para o Líbano, a relação conturbada entre os irmãos não melhora, derivada de ciúmes, inveja, tramas mal resolvidas. Como resultado: a desgraça, a morte de diversos entes da família (Halim, Zana, Yaqub), a prisão de Omar, o afastamento de uns em relação a outros no processo. Quando Omar sai da cadeia, no desfecho da obra, encara Nael. Há silêncio. Não há perdão. É a ruína da família, completamente.

77

E

Uma herança autossômica afeta homens e mulheres em igual proporção. Homens não podem inativar o cromossomo X, uma vez que possuem apenas um. Em heranças recessivas ligadas ao X, filhos homens de mães afetadas serão sempre afetados. Em heranças dominantes ligadas ao X, basta uma cópia do alelo para a mulher manifestar a característica. No heredograma em questão, as mulheres com poder da visão receberam o alelo para essa característica de suas mães. Como nenhum dos filhos homens dessas mães manifestam a característica, podemos supor que os que recebem o cromossomo X com o alelo do poder da visão, não conseguem sobreviver (alelo letal para os homens)

78

B

Devemos multiplicar a matriz M por ela mesmo, a fim de obter a matriz M². Vale lembrar que a multiplicação de matrizes ocorre multiplicando ordenadamente linha por coluna, de forma que chegamos à matriz

Realizando análise das alternativas:

A) Falso, pois existem 4 pares de pessoas que não possuem conexões em grau 2, representadas pelos elementos 0 da matriz M².

B) Verdadeiro, pois existem 6 elementos iguais a 1, estabelecendo que 6 pares de pessoas têm apenas uma conexão de segundo grau.

C) Falso, pois existem apenas 2 pares de pessoas (2 elementos iguais a 2).

D) Falso, pois cada usuário é representado por uma linha da matriz e apenas a terceira linha (usuário 3) possui conexões de segundo grau com todas as outras.

E) Falso, pela matriz original M percebe-se que os usuários 2 e 4 tanto seguem como são seguidos pelo usuário 3.

79

C

O autor diz que os ingressos incluem apenas o básico e um simples fone de ouvido precisa ser pago e ironiza que ele volta à realidade ao ver a máquina de cartão crédito com o recepcionista. Leia com atenção a seguinte frase: “many exhibitions don’t even include these with the standard ticket, so my return to reality has twice been accompanied by an usher brandishing a credit card machine.”

80

E

O autor problematiza a arte imersiva ao questionar “The first problem with immersive art?”. Seguindo o texto, temos: “It's not actually very immersive… But merely aiming a projector at a blank canvas doesn’t do much in the way of sensory stimulation.”; ou seja, afirma que a arte não é imersiva, mas, sim, um projetor que não traz grandes estímulos sensoriais. Para reforçar a ideia, o autor diz: “visitors have often walked through installations entirely oblivious to whatever is happening around them”, dizendo que os visitantes andam pelas instalações completamente desatentos (oblivious).

81

B

Antônio Cândido traz a reflexão sobre os direitos humanos numa sociedade que hierarquiza as pessoas em quem é ser humano digno de direito e quem não é. Para o sociólogo, a literatura teria o papel social de formar os sujeitos, exercendo um papel humanizador e, por isso, a literatura e o acesso aos bens deve ser um direito de todos, não o privilégio de uma elite.

82

D

A escritora Nadine faz uma crítica ao sistema de ensino do pós-apartheid na África do Sul, que continua a reproduzir as desigualdades educacionais e sociais da populaçãono ensino básico péssimo, não fornecendo as condições necessárias para políticas educacionais afirmativas que cumpram o papel de uma universidade de qualidade.

83

B

A questão aborda o conceito de raça como construção social e o crescimento da autodeclaração de pessoas pretas no Brasil. O aumento da autodeclaração está relacionado à atuação do movimento negro, que tem trabalhado bastante a autoestima da população negra, de se reconhecer e ter orgulho de ser negro, desconstruindo a cultura imposta do padrão beleza europeu e branco.

84

C

A questão apresenta uma releitura crítica do famoso grito do Ipiranga "Independência ou Morte", trazendo a contradição de um país que se libertava do domínio político de Portugal mas que, por sua vez, mantinha boa parte de sua população cativa, submissa a um sistema de escravidão e morte, pelo que está correto o gabarito C.

85

C

Partindo das características da economia açucareira, a questão foca na sociedade de caráter aristocrático que se desenvolveu no regime da casa-grande e da senzala, em que somente o senhor de engenho gozava de todos os privilégios, os quais estavam distantes dos demais livres e pobres e, sobretudo, da população escravizada, portanto, o gabarito é C.

86

C

A palavra “worth” significa valor. Ao questionar “What will your art collection be worth?”, o anúncio quer saber quanto sua coleção de arte valerá, por isso o sentido de valorização.

87

C

Podemos voltar no anúncio e ler a frase inteira: “the art market won’t bestow mega-buck prices on the work of a few white males forever.” O trecho afirma que o mercado não pagará valores altos apenas para homens brancos para sempre, existindo, assim, a possibilidade de redução nos valores.

88

E

A questão faz a comparação entre a obra do pintor francês Debret, incumbido de representar a sociedade brasileira de meados do século 19, e a obra de Gê Viana, que representa uma família negra sentada à mesa. Enquanto na primeira obra os personagens negros são representados somente como escravizados servindo aos personagens brancos, na segunda obra, os personagens negros são representados como protagonistas, contradizendo a imagem de passividade colocada pela obra de Debret. Gabarito E.

89

C

A tensão social relativa às questões raciais, desde o período escravocrata, se estende aos tempos atuais. O poema enfoca a dissimulação (É tempo de caminhar em fingido silêncio ...) – como quando da formação de quilombos no passado, para hoje em dia aparentar fechar um olho evitando o cisco e abrir escancaradamente o outro, ou seja, estar vigilante, atento e inclinar-se à união. É tempo de formar novos quilombos em nome de resistência, persistência e constância.

90

C

No poema “Tempo de nos aquilombar”, de Conceição Evaristo, o verso que inicia a última estrofe (É tempo de formar novos quilombos) se justifica como metáfora por sugerir conotativamente que “novos quilombos” seja a resitência social e presente (é tempo) do povo negro (união coletiva), como no passado representava a ideia de quilombo.

QUESTÃO

GABARITO

RESOLUÇÃO COMENTADA

1

B

1 Zn + .... --> 1 H2 + ...

1 mol 1 mol

65,4 g ---------- 24900 mL (24,9 L)

m (g) ---------- 49,8 mL

m = 0,13 g

2

B

Observe a vista traseira do caminhão pela imagem a seguir. A porção de água gasta no abastecimento é dada pelo segmento circular, representado em vermelho.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A área do segmento circular é dada pela diferença entre a área do setor e do triângulo.

Multiplicando pela altura do cilindro, temos o volume gasto.

3

A

Por meio das informações dadas, as listas possíveis são:

{12, 22, 23, 23, 35}

{13, 20, 23, 23, 36}

{14, 18, 23, 23, 37}

{15, 16, 23, 23, 38}

{8, 23, 23, 30 ,31}

{9, 23, 23, 28 ,32}

{10, 23, 23, 26 ,33}

{11, 23, 23, 24 ,34}

Confirmando, assim, um total de 8 listas.

4

B

Os números que quando refletidos geram algum algarismo significativo são:

0: reflete no próprio 0

1: reflete no próprio 1

2: gera o algarismo 5 quando refletido

3: reflete no próprio 3

5: gera o algarismo 2 quando refletido

8: reflete no próprio 8

A primeira casa pode ser ocupada apenas por 0, 1 ou 2, pois o relógio finaliza o dia às 23:59. Consideremos o primeiro caso apenas com 0 ou 1 na primeira casa. Verifique também que na terceira casa não se pode usar 8, pois os minutos finalizam com 59 e retornam a uma nova hora.

Uma imagem contendo Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

Multiplicando as possibilidades de cada casa chegamos em 360 configurações. Vale ressaltar que quando o relógio passa das 20:00 o primeiro dígito passa a ser 2, mas este quando refletido gera o dígito 5. E não existem horas válidas começadas por 5.

5

E

A cidade I possui boa estrutura de saneamento, mas baixa cobertura de vacinação, o que aumenta o risco de casos de tuberculose, uma doença que tem vacina e não está relacionada ao saneamento. Os baixos índices de saneamento e imunização da cidade II favorecem o aumento de casos de poliomielite, uma doença que também tem vacina e cujo agente infeccioso é liberado nas fezes de pessoas infectadas. O baixo percentual de pessoas imunizadas na cidade III favorece o aumento dos casos de hepatite B, uma IST que possui vacina. A baixa cobertura de saneamento da cidade IV favorece o aumento dos casos de amebíase, uma doença causada por um protozoário liberado nas fezes de pessoas infectadas.

6

A

Calcula-se o custo de produção de cada componente:

Componente A: 0,2.700 = 140

Componente B: 0,07.500 = 35

Componente C: 0,13.300 = 39

Componente D: 0,1.120 = 12

Calcularemos a porcentagem em cima apenas dos componentes que foram reajustados.

Componente A: Reajuste de 7%

0,07.140 = 9,8

Componente B: Diminuiu 5%

0,05.35 = 1,75

Componente D: Reajuste de 10%

0,10.12 = 1,2

Logo o aumento total foi de 9,8 + 1,2 – 1,75 = 9,25

7

D

A alternativa que apresentasse a menor diferença de eletronegatividade, ou seja, a menos polar, seria aquela com menor ativação de sua ligação. Para identificar a ligação desejada, seria necessário fazer a leitura do gráfico, identificar o valor de eletronegatividade de cada elemento presente nas ligações das alternativas e aplicar sua diferença, sendo a resposta aquela que tiver a menor diferença. Portanto:

C-N: 0,5

C-F: 1,5

S-O: 1,0

P-H: menor que 0,5

P-Cl: próximo de 1,0

8

C

O enunciado da questão descreve a distribuição de cargas elétricas na cúpula (esferas condutoras) de um gerador de Van de Graaf. Em seguida propõe dois desses geradores carregados com cargas positivas, sendo a carga da esfera A igual a +Q e a da esfera B igual a +2Q. O campo elétrico terá o mesmo sentido da força elétrica resultante gerada pelas partículas: as partículas estabelecem relação de repulsão, e como a carga de B é maior que a de A, o sentido do campo elétrico é à direita do ponto médio. Logo, a alternativa correta é a C.

9

C

Nesse circuito, os resistores R2 e R3 estão associados em paralelo e ambos também estão associados em série à R1. Primeiramente, deve-se calcular a resistência equivalente da associação em paralelo. Como ambos apresentam a mesma resistência elétrica, basta dividi-la por 2

A resistência do circuito é dada pela soma da resistência equivalente com a resistência associada em série a ela

Encontrar a corrente que passa pelo resistor 1 significa encontrar a corrente total do circuito, já que esse resistor está associado em série com a fonte

10

E

Para compreender melhor como cada uma das equações se comporta no plano cartesiano, isolamos a variável y para verificar o comportamento como uma função polinomial do primeiro grau.

A primeira das equações representa uma reta que corta o eixo y em (0, 2) e é decrescente, pois seu coeficiente angular é negativo. Já a segunda representa uma reta que corta o eixo y em (0, -5) e é crescente, pois seu coeficiente angular é positivo.

Além disso, para determinar o ponto de intersecção das retas precisamos igualá-las.

Logo, os gráficos se interceptam no ponto de coordenadas (2,1); gerando a situação ilustrada na letra E.

11

D

Como f(x) é uma função exponencial, o gráfico que ilustra essa função é o que passa pelo ponto (3,27/125). Substituindo esse par ordenado na função f(x) teremos:

Logo, a função f é dada por

Como o ponto pertence à , então pertence à f.

Finalmente, o valor da soma b+k é dado por

12

D

O falso positivo seria obtido utilizando um material com alto potencial de redução, tanto quando o ouro frente ao ataque dos íons de hidrogênio do ácido. Portanto, as possibilidades seriam platina metálica e íons fluoreto, no entanto, o flúor na alternativa apresenta-se como gás flúor, descartando essa possibilidade e deixando a platina como o único material que daria teste falso negativo a platina (Pt).

13

A

No gráfico fornecido, o valor "1" representa o ponto mais alto da curva, indicando um balanço de radiação equivalente a 70 kcal/cm², o que corresponde à região de clima Equatorial Úmido, associada à Floresta Equatorial. Trata-se de uma área caracterizada por temperaturas constantemente elevadas, chuvas frequentes e umidade persistente, criando condições favoráveis para as espécies, proporcionando maior conforto e contribuindo para uma vasta biodiversidade e grande biomassa.

14

C

Utilizando o valor de cosseno de 60º, conseguimos determinar a base do triângulo delimitado pela última vaga.

Como a vaga de moto tem dimensão 1 na base, o espaço que sobra é a diferênça

15

A

Pela imagem fornecida na questão, percebe-se que o movimento do carro é constantemente desacelerado. A função que relaciona as posições de um móvel em movimento uniformemente desacelerado é a equação de segundo grau:

O gráfico dessa função é uma parábola e, como a aceleração é negativa, possui concavidade voltada para baixo que se aproxima da curva A.

16

C

Segundo o texto, a prática do skate tornou-se bastante popular no decorrer dos anos e envolveu um número significativo de participantes; a modalidade ganhou enorme destaque principalmente por representar uma atividade social abrangente, estreando, inclusive, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Esse fato mostra que é possível ocorrer a esportivização de práticas de lazer, o que confirma a alternativa C como resposta adequada.

17

C

O enunciado ilustra um sistema conservativo, o qual pode ser analisado pelo Princípio de Conservação da Energia Mecânica: a energia do sistema no ponto mais alto da bacia deve ser a mesma que no ponto mais baixo. O ponto mais alto possui energia cinética nula, enquanto o ponto mais baixo possui energia potencial gravitacional nula. Assim:

18

D

“Far” é muito comumente usado para distância, porém, na expressão “far less”, usada na frase “poor children and adolescents are participating far less in sports and fitness activities than more affluent youngsters are”, temos a ideia de intensidade. Podemos traduzir a expressão como “muito menos” e poderíamos usar “much less” como sinônimo.

19

B

Atenção ao início do 3º parágrafo: “A combination of factors is responsible. Spending cuts and changing priorities at some public schools have curtailed physical education classes and organized sports”. Segundo o trecho, a disparidade está no corte de gastos (spending cuts) e na mudança de prioridades (changing priorities) de algumas escolas públicas.

20

C

Os contos são “Nós matamos o Cão Tinhoso!” (homônimo); “Papá, cobra e eu”, de aparente mesmo narrador-personagem (o menino Ginho ); “Dina”, que traz a história de Mandala, que é contada em terceira pessoa; e, por fim, “Nhinguitimo”, com narrador-personagem e observador da realidade. Há, portanto, diferentes narradores (nem todos são crianças, nem todos em primeira pessoa ou protagonistas), mas todos são fruto da relação opressiva do colonialismo em África e suas sequelas. Contudo, há, em diversas passagens desses contos, o silêncio e a suspensão da reação como resposta aos abusos sofridos como medida de segurança e sobrevivência. Não há narradores animais e alguns espaços são rurais, outros urbanos em desenvolvimento.

21

E

Um texto narrativo é caracterizado, principalmente, pela sequência de acontecimentos, o que se conhece como enredo. No texto de Cíntia Moscovich, a passagem "O tiro veio por trás" retrata o episódio que interrompe a trajetória de vida da personagem, evidenciada na passagem "Uma vida inteira pela frente". Isso mostra a sequência de ações ocorridas na narrativa, o que confirma a alternativa E como resposta adequada.

22

D

Crônicas são narrativas curtas, com tempo e espaço limitados, que tratam normalmente de acontecimentos corriqueiros na vida das personagens. O texto de Clarice Lispector apresenta um episódio cotidiano, em que ela acorda no meio da noite e desfruta os prazeres da solidão trazidos pela insônia, como o silêncio e a contemplação da natureza ainda vazia de outras pessoas, o que confirma a alternativa D como resposta adequada.

23

B

De acordo com a figura, em períodos de pouca chuva (baixa pluviosidade), não há alteração significativa dos isótopos do oxigênio, embora apresente maior quantidade do oxigênio-18.

24

A

A análise da imagem e do texto permite identificar uma área em que componentes bióticos (diferentes plantas, insetos, anfíbio e ave ) e abióticos (chuva, solo, poluentes das águas) se relacionam, caracterizando um ecossistema.

25

D

O enunciado da questão traz dois textos e uma figura sobre o campo magnético terrestre. No entanto, para responder a essa questão não é necessário nenhum conhecimento prévio do assunto, pois a resposta pode ser obtida apenas por interpretação da figura. Pela análise da dela, percebe-se que o território brasileiro (assim como praticamente toda a América do Sul e parte considerável do oceano Atlântico) se encontra em uma região de baixa intensidade de campo magnético.

26

C

O narrador revela que, pelo choro enlutado e todo o sofrimento de Miguilim, o menino confunde a lógica temporal (Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!), pois sua alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças por conta desta experiência exasperante com a morte.

27

E

A queima de combustíveis fósseis para o fornecimento de energia em processos industriais, transporte e produção de eletricidade resulta na emissão de concentrações de carbono previamente armazenadas e aprisionadas nas rochas. Com a liberação dessa quantidade adicional de CO2, ocorre um aumento na concentração desse gás, o qual desempenha o papel de gás estufa. Esses gases são responsáveis por manter o calor na superfície terrestre; no entanto, o aumento dessa concentração leva a uma maior retenção do calor, ocasionando, consequentemente, o aumento das temperaturas médias globais.

28

D

Nesse sistema, podemos avaliar a variação da tensão no fio em função da densidade utilizando o Princípio de Arquimedes: quando a densidade do óleo se igualar à densidade do objeto, o empuxo sobre o corpo será igual, em módulo, ao peso do corpo  e a tensão do fio será nula. Para determinar a temperatura em que isso ocorre, é necessário obter a densidade do corpo: