14 dicas de filmes e séries para se divertir e aprender neste fim de ano
Uma forma de descansar sem perder o ritmo de estudos é assistir a filmes e séries bacanas que ajudem a construir repertório cultural. Preparamos uma lista com sugestões, vem ver!
Acessibilidade
Ele chegou, o TÃO ESPERADO fim de ano. Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os grandes vestibulares já terem passado, se você ainda está inseguro sobre a sua aprovação, não dá pra perder o foco. Então, se você quer continuar estudando nesse período, mas também precisa dar uma relaxada depois de meses tão intensos de estudo, sugerimos filmes e séries para aprender. 👏
Os filmes e séries para aprender não substituem os livros didáticos, mas são essenciais para construir repertório, principalmente para as redações dos vestibulares.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
13 filmes e séries para aprender neste fim de ano
1. Sex education
Lançamento: 2019 | Temporadas: 4 | Disponível em: Netflix
Com três temporadas já disponíveis, a série conta a história de Otis, um menino inseguro e virgem, mas que entende tudo quando o assunto é aconselhamento sexual, por causa de sua mãe, que é sexóloga. Na trama, ele, junto com uma colega de classe, Maeve, decide montar uma clínica de terapia sexual dentro da própria escola em que estudam para ajudar outros alunos. Nesse contexto, surgem relações amorosas e de amizade e muita confusão.
Sex Education, além de ser uma boa série de entretenimento, aborda assuntos importantes e que podem ser cobrados em provas ou na redação, como educação sexual, feminismo, assédio, homofobia, aborto e doenças sexualmente transmissíveis.
2. Que horas ela volta?
Lançamento: 2015 | Tempo: 1h52min | Disponível em: Netflix
O filme retrata a vida de Val, uma nordestina que se muda para São Paulo em busca de melhores condições de vida para sua filha Jéssica, que ficou em Pernambuco.
Val trabalha há muitos anos como empregada doméstica para uma família rica, é considerada “quase da família”, mas dorme no quartinho dos fundos e faz as refeições em uma mesa separada.
Porém, a chegada de Jéssica, já adulta, na casa vai questionar essa relação da mãe com os patrões.
Que horas ela Volta? discute as desigualdades da sociedade, os privilégios da elite e a exploração da mão de obra doméstica no país, temas frequentes em vestibulares.
Imagem: Divulgação
3. Olhos que condenam
Lançamento: 2019 | Temporadas: 1 | Disponível em: Netflix
Baseada em uma história real, a minissérie mostra o pesadelo que cinco adolescentes, entre 14 e 16 anos, passam após serem acusados injustamente de agredir e estuprar uma mulher no Central Park, em Nova York, em 19 de abril de 1989. Em quatro episódios de cerca de uma hora, a produção traz detalhes da vida dos meninos antes das acusações, do julgamento, da prisão e depois de serem libertos.
Alguns temas que podem ser analisados em Olhos que Condenam são o racismo estrutural, a violência policial, a corrupção e a dificuldade para a reinserção de ex-detentos no mercado de trabalho. Apesar de de serem realidades duras e que podem gerar algum tipo de incômodo em quem assiste, são necessárias para fomentar debates construtivos e conscientizar sobre fatos que não devem se repetir.
4. Contágio
Lançamento: 2011 | Tempo: 1h46min | Disponível em: YouTube Filmes
No filme, a executiva norte-americana Beth Emhoff morre após voltar de uma viagem de negócios, mas os médicos não conseguem identificar a causa. Casos parecidos também começam a acontecer em outros locais do mundo e com os mesmos sintomas. Enquanto o vírus se espalha, a comunidade médica precisa encontrar uma cura e lidar com o pânico da população com a nova doença.
O que é uma pandemia, como a globalização afetou diretamente na transmissão do vírus, os efeitos que as paralisações de setores básicos causam na sociedade e o papel da imprensa nessas situações são alguns temas que podem ser explorados em Contágio.
5. Black Mirror
Lançamento: 2011 | Temporadas: 5 | Disponível em: Netflix
Com cinco temporadas, Black Mirror é uma série de ficção científica que aborda uma temática diferente em cada episódio, que dura em torno de uma hora.
As histórias se passam em uma realidade alternativa, explorando o potencial de novas tecnologias moldarem o comportamento humano.
Necessidades por likes, superexposição ou poder de imersão dos videogames, por exemplo, são alguns dos temas discutidos. A série pode contribuir em redações que tratam da relação humana com a tecnologia.
Imagem: Divulgação
6. Seremos história?
Lançamento: 2016 | Tempo: 1h36min | Disponível em: Disney+
Esse documentário, produzido pela National Geographic e apresentado pelo ator Leonardo DiCaprio, mostra as consequências das mudanças climáticas ao redor do mundo. O degelo, a elevação dos mares e a extinção de espécies são alguns dos assuntos abordados. A produção também aponta ações práticas que as pessoas podem tomar para prevenir a extinção da vida na Terra.
Ao longo do filme, o ator conversa com cientistas respeitados e nomes como Barack Obama, então presidente dos Estados Unidos, e o papa Francisco. O documentário pode ajudar em textos que tratam sobre meio ambiente e mudanças climáticas.
7. Território restrito
Lançamento: 2009 | Tempo: 1h53min | Disponível em: Prime Video
Mais uma indicação para a lista de filmes para aprender! Ele retrata os desafios vividos por uma série de imigrantes que sonham em morar legalmente nos Estados Unidos. O personagem principal, Max Brogan (Harrison Ford), um agente de imigração e fiscalização aduaneira, junto com seus colegas de trabalho, é testemunha diária da luta de quem tenta cruzar as fronteiras do país americano e tem que lidar com questões do senso de dever e da compaixão pelas pessoas.
Território restrito discute temas como a imigração ilegal, a xenofobia e o sonho americano.
Está curtindo as sugestões do nosso time? Foi difícil chegar a essa lista de filmes e séries para se divertir e aprender. Aqui no Aprova Total, a gente adora propor novos caminhos para fazer você pensar criticamente e refletir sobre o que acontece no mundo. Conheça a nossa plataforma!
8. Explicando
Lançamento: 2018 | Temporadas: 3| Disponível em: Netflix
Com três temporadas, essa série da Netflix aborda um tema da atualidade em cada um dos seus episódios, que são curtinhos, com menos de 30 minutos.
Petróleo, furacões, música country, cirurgias plásticas, jogo de xadrez e moedas digitais são alguns temas que já foram trabalhados e explicados de forma simples nessa série, o que pode ajudar muito nos conhecimentos para as provas.
9. O som ao redor
Lançamento: 2012 | Tempo: 2h11min | Disponível em: Netflix
A história mostra como a chegada de seguranças particulares, contratados por vizinhos endinheirados, a uma rua de Recife, capital de Pernambuco, transforma a vida dos moradores da região. A guarda, que tinha o objetivo de garantir a paz do local, desencadeia uma série de conflitos e tensão no bairro.
Por trás de vários personagens, de forma sutil, o filme aborda as relações de poder e a desigualdade social brasileira.
Imagem: Divulgação
10. Merlí
Lançamento: 2015 | Temporadas: 3 | Disponível em: Netflix
A série traz a história de Merlí Bergeron, um professor de filosofia do Ensino Médio que tenta aproximar a disciplina da vida dos seus alunos e incentiva o pensamento crítico com métodos imprevisíveis – o que divide a opinião da direção da escola, dos pais e até dos estudantes.
Cada episódio recebe o nome de um filósofo ou corrente filosófica que vai ser explicado na série. Entre os filósofos, estão Aristóteles, Sócrates e Nietzsche. Essa é uma ótima forma de recordar as ideias dos pensadores e ver também como suas lições se aplicam no dia a dia para resolver problemas.
11. A onda
Lançamento: 2008 | Tempo: 1h47min | Disponível em: Google Play
Rainer é um professor querido do Ensino Médio e vai explicar a seus alunos sobre o Estado Autocrático. Para isso, ele pede à turma que construa sua própria autocracia. No entanto, quando os jovens formam um Estado-nação similar ao Alemanha nazista, as coisas fogem do controle.
O filme aborda questões como autoritarismo e manipulação de massas, temas que ajudam a compreender fenômenos sociais e políticos contemporâneos. É possível refletir sobre o poder da liderança e o impacto das ideologias extremistas, fazendo com que os estudantes pensem de maneira crítica sobre tais pontos.
12. Maid
Lançamento: 2021 | Temporadas: 1 | Disponível em: Netflix
A série é inspirada na autobiografia de Stephanie Land e apresenta Alex, uma jovem mãe solo vítima de violência doméstica. Ela decide sair do lugar onde vivia com o ex-namorado violento em busca de segurança e estabilidade para a filha Maddy.
Ou seja, Alex se vê livre de um relacionamento abusivo, mas sem dinheiro e precisando criar sozinha uma criança - realidade latente entre muitas mulheres brasileiras
Imagem: Divulgação
13. Eles não usam black-tie
Lançamento: 1981 | Tempo: 2h03min | Disponível em: Globoplay
Eles não usam black-tie é uma obra cinematográfica premiada internacionalmente e retrata a história do jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes). Eles decidem se casar ao mesmo tempo que eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica.
O filme se passa durante a Ditadura Militar no Brasil e retrata a luta dos trabalhadores por seus direitos a partir da organização sindical. Temas como desigualdade social, resistência popular e conflitos de classes, que ajudam a entender a sociedade brasileira, estão presentes.
14. Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo
Lançamento: 2022 | Tempo: 1h56min | Disponível em: Netflix
O filme documental é uma sugestão não apenas para quem é fã do grupo de rap, que há muitos anos é porta-voz das periferias no Brasil. Nele, conhecemos como os integrantes do Racionais enfrentaram a polícia e o racismo, construindo sua história à margem da poderosa indústria fonográfica do país.
Em quase quatro décadas de carreira, as memórias e os arquivos do grupo retratam a arte como uma ferramenta antimarginalização e capa de mudar o destino de muitos jovens periféricos.
Imagem: Divulgação
👉 Leia também:
Como fugir da procrastinação no final do ano?
10 filmes e documentários para aprender sobre história do Brasil
Repertório para a redação do Enem: dicas por eixos temáticos