10 filmes e documentários para aprender sobre história do Brasil
Preparamos uma lista com títulos presentes na internet e nos streamings relacionados a assuntos de alta incidência no vestibular
Acessibilidade
Existem diversas formas de contar histórias. Seja por meio de livros, jogos, filmes, séries ou músicas, narrar acontecimentos importantes é algo inerente à humanidade! Foi assim que nossos antepassados transmitiram valiosos conhecimentos sobre o mundo aos seus descendentes e formaram as primeiras comunidades de hominídeos milênios atrás. Por isso, é possível aprender e estudar diversos conteúdos consumindo diferentes mídias. E como aprender sobre história do Brasil? Existem filmes e documentários relacionados a assuntos de alta incidência no vestibular que podem ajudar.
É importante ter discernimento sobre as fontes usadas nestas obras e escolher aquelas que fazem sentido de fato. Mas há várias que cumprem o papel de dinamizar o processo de estudo e funcionar como ferramenta facilitadora do aprendizado.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Como aprender sobre história do Brasil?
A seguir, você vê 10 sugestões de filmes e documentários que servem de repertório para o vestibular!
Brasil em transe (2019)
Disponível no site da BBC e no Youtube
Lançado em português como Brasil em transe, What happened to Brazil é um documentário de três partes elaborado por Kennedy Alencar, jornalista brasileiro especializado em cobertura política. A obra, financiada pela BBC World, narra os acontecimentos políticos do Brasil entre 2013 e 2018, e traz entrevistas com diversas personalidades brasileiras, incluindo quatro ex-presidentes da república. O primeiro episódio (vídeo acima) leva o título O sonho acabou.
Marighella (2019)
Disponível na Globoplay
Este filme conta a história de Carlos Marighella, ex-deputado federal pela Bahia e cofundador da ALN (Ação Nacional Libertadora) durante a Ditadura Civil-Militar. Ele ficou mundialmente conhecido como guerrilheiro que coordenava planos e ataques contra o governo e foi declarado seu inimigo público nº 1. Morto em 1969 por uma emboscada do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social, apesar de ser representado ora como vilão ora como herói, é considerado uma das principais lideranças de resistência ao regime ditatorial no Brasil.
O dia que durou 21 anos (2012)
Disponível no YouTube de forma não oficial
O documentário aborda os anos iniciais da Ditadura Civil-Militar no Brasil e tem como proposta principal analisar o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 e na manutenção do regime. Elaborado por Camilo Galli Tavares, filho de um guerrilheiro banido do país e que participou do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick.
Guerras do Brasil.doc (2019)
Disponível na Netflix
Este documentário com cinco episódios é elaborado por Luiz Bolognesi e aborda os principais conflitos armados da história do Brasil. Da conquista portuguesa em 1500, passando pela Guerra do Paraguai e chegando até a formação de organizações criminosas e a guerra ao tráfico no final dos anos 1990. A produção reúne os relatos de historiadores e jornalistas especializados nessas pautas. Em 2019, recebeu o Prêmio de Melhor Roteiro de Série Documental pela ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas).
O que é isso, companheiro? (1997)
Disponível na Amazon Prime e no YouTube de forma não oficial
Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme narra a história do sequestro de Charles Burke Elbrick, em 1969, por um grupo de guerrilheiros brasileiros que agiam contra a ditadura. Gabeira fez parte do grupo e conta em detalhes, desde o planejamento até a resposta do governo ao ataque. O livro é um dos mais importantes relacionados às memórias do período e frequentemente aparece em listas obrigatórias de vestibulares.
Olga (2004)
Disponível na Globoplay e no YouTube de forma não oficial
O filme se baseia na biografia de Olga Benário, membro da organização Internacional Comunista enviada ao Brasil para auxiliar o PCB (Partido Comunista Brasileiro). Olga era alemã de origem judaica e, após os eventos da Intentona Comunista, em 1935, foi presa e deportada de volta para a Alemanha. Chegando lá, foi executada em um campo de extermínio a mando da Gestapo. O episódio, até hoje, é relembrado como um dos momentos em que a política externa brasileira cooperou com o governo nazista.
Getúlio (2014)
Disponível na Netflix e, para alugar, no Youtube, Google Play e na Apple TV
O longa reproduz os últimos dias de vida do então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1954. A trama foca especialmente no atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, principal opositor do governo Vargas, e no movimento político dentro das câmaras dos deputados e do senado brasileiro. O suicídio de Vargas marca o final de uma era na política brasileira e traz consigo questões relacionadas à interferência externa na política brasileira.
Doutor Gama (2021)
Disponível na Globoplay
Este filme conta a história de Luís Gama, advogado, escritor e um dos principais líderes do movimento abolicionista no Brasil. Vendido como escravo aos 10 anos de idade, ele conseguiu judicialmente sua liberdade e passou a atuar em prol das causas de seus semelhantes. A partir da aprovação da Lei do Ventre Livre, em 1871, Gama conseguiu a alforria de outros escravos, chegando a libertar mais de 500 pessoas.
Guerra de Canudos (1996)
Disponível no Youtube de forma não-oficial
A obra é retrata a Guerra de Canudos (1896 - 1897), um dos principais episódios político-sociais da história da República Velha no Brasil. Narra-se a formação de um movimento messiânico baseado na figura de Antônio Conselheiro, beato e líder religioso, que fundou a comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia. A Guerra de Canudos aparece no centro do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, obra de grande importância para os vestibulares.
Xingu (2011)
Disponível na Netflix
O filme reconta a saga dos irmãos Villas-Bôas na expedição Roncador-Xingu, iniciada em 1941, e se destaca quando o assunto é como aprender sobre a história do Brasil. Com objetivo de fazer o mapeamento e fundar pequenas cidades na região do estado do Mato Grosso, sob a liderança da dupla, a expedição ganhou caráter indigenista, focado na proteção das comunidades da região. A viagem culminou na fundação do Parque Indígena do Xingu, uma das maiores reservas indígenas do mundo.