Ciências Humanas Geografia

Eras geológicas: quais são e os principais acontecimentos

Quando os dinossauros apareceram na Terra? E os humanos, por que só vieram depois? Entenda a história do nosso planeta - e de suas eras - que já tem 4,5 bilhões de anos

Acessibilidade

Estima-se que a Terra tenha 4,5 bilhões de anos! Ao longo desse tempo, os mais diversos processos de transformação alteraram o planeta, seja na sua geologia, na sua geomorfologia, nos seus ecossistemas e nas suas formas de vida. Chamamos esses diferentes períodos em que as transformações ocorreram de eras geológicas.

É importante lembrar que os intervalos entre uma era e outras atravessam milhões (ou até bilhões) de anos, e que elas sempre começam a partir de uma grande mudança.

O que são as eras geológicas?

A comunidade científica chegou a um consenso sobre a idade da Terra fazendo a datação de rochas e fósseis. A velocidade dos processos geológicos e biológicos que ocorreram desde a formação do planeta se dá em uma escala cronológica diferente daquela percebida pelo ser humano. Assim, podemos dividir o chamado tempo geológico em éons, eras, períodos e épocas.

Dessa maneira, entendemos que eras geológicas são os principais intervalos na escala do tempo geológico, e a transição entre cada uma delas corresponde a períodos de grandes transformações da Terra. O tempo geológico é dividido no seguinte formato:

Tabela geológica apresentando os éons, eras, períodos e épocas que dividem o tempo geológico
Tabela geológica apresentando éons, eras, períodos e épocas que dividem o tempo geológico (Imagem: Aprova Total)

Essa tabela segue a lógica da sedimentação, ou seja, quanto mais abaixo aparece na tabela, mais antigo é o acontecimento; quanto mais acima posicionado, mais recente. Nesse contexto, muitos vestibulares consideram as eras Arqueozoica e Proterozoica como integrantes do período Pré-Cambriano.

Era Arqueozoica

A primeira era da Terra tem início na formação do planeta 4,5 bilhões de anos atrás. Mais antiga e mais duradoura, a era Arqueozoica caracteriza-se pela grande atividade vulcânica e por suas altas temperaturas, o que impediu a formação de vida nos milhões de anos iniciais. Os primeiros escudos cristalinos e as rochas magmáticas se formaram nessa época.

Representação da superfície da terra durante o Arqueano
Representação da superfície da terra durante o período Arqueano (Imagem: Adobe Stock)

O resfriamento gradual do planeta aconteceu ao longo de milhões de anos e permitiu que surgissem oceanos e vestígios pioneiros de vida. Os primeiros seres procariontes, cujas células não possuem núcleos, apareceram quando a Terra alcançou 1,5 bilhões de anos, no fim da era Arqueozoica.

Era Proterozoica

A segunda parte do Pré-Cambriano tem início há, aproximadamente, 2,5 bilhões de anos. O surgimento dos primeiros seres eucariontes, formas de vida mais complexas, que possuem núcleos celulares, é o que marca a era Proterozoica.

Com a formação da atmosfera terrestre, o teor de gás oxigênio aumentou, desencadeando a primeira extinção em massa de espécies. Na ocasião, as vítimas foram os micro-organismos que não conseguiram se adaptar às novas condições do ambiente.

Representação de uma célula eucarionte
Representação de uma célula eucarionte (Imagem: Adobe Stock)

Durante o Pré-Cambriano, que engloba as eras Proterozoica e Arqueozoica, formaram-se as jazidas de minerais metálicos, como o minério de ferro, presentes nas rochas magmáticas (ígneas).

A exposição de rochas preexistentes à pressão e ao calor levou ao surgimento de rochas metamórficas. Então, formas de vida mais complexas começaram a aparecer, predominando algas marinhas e a reprodução sexuada.

Era Paleozoica

A era Paleozoica teve início há 550 milhões de anos e sua principal característica foi a explosão no número de espécies. Houve um verdadeiro boom de vida no planeta, ainda restrito aos oceanos nesse primeiro momento. Esta era, inclusive, é a primeira a ser dividida em períodos, são eles:

  • Permiano
  • Carbonífero
  • Devoniano
  • Siluriano
  • Ordoviciano
  • Cambriano
Esta floresta de algas na costa da Califórnia ilustra o boom da vida no oceano
Floresta de algas na costa da Califórnia ilustra o boom da vida no oceano (Imagem: Adobe Stock)

Depois, começam a surgir formas de vidas mais complexas. Estamos falando dos primeiros animais terrestres, as primeiras plantas e os primeiros peixes, formando grandes florestas que alteraram completamente o ecossistema.

As grandes florestas também deram origem às primeiras jazidas de carvão mineral que usamos atualmente. Além da vida, a geomorfologia também avançou, pois apareceram as primeiras bacias sedimentares.

O supercontinente Pangeia e o oceano Pantalassa surgiram neste período. As temperaturas da Terra, porém, não permaneceram as mesmas, o que resultou em glaciações, mudanças climáticas, aparecimento e extinção das espécies ao longo do tempo.

De todas as grandes ondas de extinção do planeta, a maior e mais numerosa ocorreu durante a era Paleozoica, quando 95% da vida vida na terra foi extinta. Cientistas acreditam que a principal causa tenha sido uma intensa atividade vulcânica que, de forma sucessiva, liberava gases tóxicos. Com isso, chegamos à extinção em massa que marcou o fim do paleozoico.

Era Mesozoica

A era Mesozoica começou há 250 milhões de anos e se divide em três períodos:

  • Cretáceo
  • Jurássico
  • Tirácico

Seu marco inicial foi o surgimento dos dinossauros, cujas primeiras espécies ainda eram pequenas, com pouco menos de 1 m de altura. Porém, conforme o tempo passava, estes répteis evoluíram e se tornaram os animais gigantes que dominaram o planeta nessa era.

Ilustração mostra como dinossauros os dinossauros vivam na Terra
Ilustração mostra como dinossauros os dinossauros vivam na Terra (Imagem: Adobe Stock)

Já o marco final da era Mesozoica foi a extinção de cerca de 75% da vida na Terra (incluindo os dinossauros), causada pelo impacto do grande asteroide Chicxulub. Houve também a divisão da Pangeia em dois grandes continentes, a Laurásia e a Gondwana, que mais tarde seriam fragmentados.

Era Cenozoica

Com início há 65 milhões de anos, a era Cenozoica é a menor entre as cinco eras geológicas, mas é a que tem mais divisões. Por ser a mais próxima do presente, ela é a mais fácil de estudar. Consideramos que o cenozoico se divide em:

  • Quaternário
  • Terciário

Esses dois períodos também se dividem em épocas, que marcam acontecimentos importantes. No Eoceno, por exemplo, surgiram roedores e baleias, enquanto no Piloceno aparecem os primeiros hominídeos.

Como seriam "homens das cavernas" encontrando com um Mamute?
Como seriam "homens das cavernas" encontrando com um Mamute? (Imagem: Adobe Stock)

O início da era Cenozoica tem como marco o domínio dos mamíferos na superfícies terrestre, resultado da extinção dos dinossauros no fim da era Mesozoica.

Neste momento, a crosta ganha a forma que conhecemos hoje - ou seja, os continentes atuais, suas cadeias montanhosas e dobramentos modernos, como os Andes na América do Sul ou a Cordilheira do Himalaia na Ásia.

Durante o cenozoico aconteceram as últimas glaciações e o clima do planeta ficou mais estável. Assim, surgiram novas espécies de aves, primatas e mamíferos, entre elas, uma que marcou o quaternário: estamos falando da vida humana, do homo sapiens sapiens.

Resumo: eras geológicas da Terra

Para ajudar você a fixar mais ainda o que aprendeu sobre eras geológicas, fizemos um resumo:

  • as eras geológicas são as principais divisões do tempo geológico e seus intervalos marcam grandes mudanças na vida e na geomorfologia da Terra;
  • o tempo geológico se dá em uma escala diferente do tempo comum. Como são mais de 4 bilhões de anos, é necessário ter uma perspectiva diferente, assim como uma divisão coerente;
  • o Pré-Cambriano abrange as eras Arqueozoica e Proterozoica, quando surgem as primeiras rochas e formas de vida primitivas;
  • no começo da era Paleozoica surgem os animais invertebrados e as algas, além dos primeiros animais terrestres. A Pangeia também é formada;
  • os dinossauros aparecem no início da era Mesozoica, dominando a Terra por mais de 100 milhões de anos e sendo extintos ao final dela;
  • estamos na era Cenozoica, cujo domínio dos mamíferos na Terra é a principal característica. Aqui, a vida humana surgiu e os continentes atuais ganharam forma;

Exercícios sobre eras geológicas do Enem e nos vestibulares

Confira alguns exemplos de exercícios de Geografia que já abordaram as eras geológicas:

Exemplo 1

(Enem 2014) 

Imagem do exercício 1 sobre  o aparecimento da Dorsal Mesoatlântica

A partir da análise da imagem, o aparecimento da dorsal mesoatlântica está associado:

a) à separação da Pangeia a partir do período Permiano.
b) ao deslocamento de fraturas no período Triássico.   
c) ao afastamento da Europa no período Jurássico.   
d) à formação do Atlântico Sul no período Cretáceo.   
e) à constituição de orogêneses no período Quaternário.   

Resposta: [D]
A dorsal mesoatlântica consiste em uma fratura longitudinal identificada na Bacia do Atlântico. Dessa forma, sua origem está ligada à formação do próprio Atlântico, com a separação gradual entre os continentes da África e da América do Sul.

Exemplo 2

(Fuvest 2019)  A figura exemplifica o comportamento de povos indígenas que viveram no Brasil há 1.000 anos. Eles construíam suas casas escavadas na terra, faziam fogueiras e manuseavam objetos.

Com base nos dados apresentados e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta quanto à época geológica desses sítios arqueológicos, quanto ao elemento químico analisado coerente com as práticas humanas exemplificadas na figura e quanto ao método de datação.

a) Holoceno, silício e datação por quantificação de isótopos estáveis.

b) Jurássico, carbono e datação por decaimento radioativo de isótopos.

c) Holoceno, carbono e datação por decaimento radioativo de isótopos.

d) Jurássico, silício e datação por decaimento radioativo de isótopos.

e) Jurássico, carbono e datação por quantificação de isótopos estáveis.  

Resposta: [C]
Os vestígios humanos e culturais encontrados nos sítios arqueológicos são de origem recente quando os analisamos do ponto de vista geológico, indicando que pertencem à Era Cenozoica, mais especificamente ao Período Quaternário.

Ele se divide em duas épocas distintas: o Pleistoceno, último período glacial, e o Holoceno, que marca o término da glaciação e o início do período interglacial atual. Tem como característica as temperaturas mais elevadas e começou há 11,5 mil anos, aproximadamente. Determinar a idade de vestígios arqueológicos e fósseis paleontológicos envolve a datação do carbono, baseada no princípio do decaimento radioativo de isótopos.

👉 Leia também:

Cartografia: ciência essencial para o Enem e vestibulares

Agropecuária no Brasil: conheça as principais características

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar
Caio Neves

Analista Pedagógico de Geografia no Aprova Total. Graduando pela UFSC.

Ver mais artigos de Caio Neves >

Analista Pedagógico de Geografia no Aprova Total. Graduando pela UFSC.

Ver mais artigos de Caio Neves >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.