Vestibulares

2ª fase UFPR: como são as provas e o que pode cair?

O que pode ser cobrado em cada disciplina? Veja as expectativas para as provas de compreensão e produção de textos, e de conhecimentos específicos

Acessibilidade

A segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2024 é a etapa decisiva do processo seletivo. Nessa fase, os candidatos respondem as questões discursivas das provas de:

  • compreensão e produção de textos, comum a todos os convocados para essa última fase;
  • conhecimentos específicos de até 2 disciplinas, apenas para os inscritos em cursos que têm essa exigência.

Já de olho nesses exames, reunimos comentários e análises da equipe pedagógica do Aprova Total para você mandar bem nessas questões. Veja, a seguir, o que esperar das provas de compreensão e produção de textos e de conhecimentos específicos da segunda fase da UFPR.

Segunda fase da UFPR: prova de compreensão e produção de textos

A Prova de Compreensão e Produção de textos consiste em 3 questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos, totalizando 60 pontos. As questões dessa prova costumam ser baseadas em diferentes textos de apoio, e o comando pode solicitar uma narrativa, um resumo ou um texto dissertativo-argumentativo, entre outros formatos de gênero textual.

Diferentemente do que acontece na maioria dos vestibulares, cujas redações têm até 30 linhas, na UFPR, as respostas permitem até 15 linhas cada. Embora não haja um gênero específico cobrado pelas questões, o resumo, a continuidade de texto e o texto dissertativo são comuns e apresentam certa regularidade nas provas.

Um ponto importante de ter em mente é que, por ser uma prova que analisa também a compreensão de texto, os textos-base das questões sempre devem aparecer citados nas respostas elaboradas - ou seja, a resolução da proposta dá continuidade ao texto apresentado no comando. Veja um exemplo de como são cobradas as questões na prova:

Questão discursiva 01 da prova de compreensão e produção de textos do vestibular UFPR 2023

No último vestibular, na segunda fase da UFPR, a banca cobrou 3 gêneros textuais distintos: resumo, texto argumentativo e continuidade do texto. Confira os temas pedidos:

Segunda fase da UFPR: provas de conhecimentos específicos

As provas de conhecimentos específicos possuem 7 questões abertas, de valor variável, totalizando 40 pontos (com valor informado junto ao enunciado de cada pergunta), que podem ser das seguintes disciplinas: Geografia, Sociologia, Filosofia, História, Matemática, Biologia, Física e Química. Dependendo do curso escolhido, o candidato terá até duas provas discursivas. Se o curso exigir uma disciplina, o aluno deverá responder 7 questões. Se forem duas disciplinas, serão 14 questões.

No Guia do Candidato do Vestibular UFPR 2024, você confere os cursos que exigem essa prova com as respectivas disciplinas.

⚠️ Importante: participantes com apenas uma das provas específicas da UFPR têm até 2h30 para concluí-la, enquanto os que optarem por cursos que exigem duas provas terão até 5h.

Veja, a seguir, como costumam ser as provas de cada disciplina:

Biologia

A prova de Biologia da segunda fase da UFPR traz questões simples e diretas, com enfoque na identificação de termos e processos. Apesar de uma abordagem mais conteudista e sucinta, a interpretação de texto pode ser uma aliada nessa prova: em algumas questões, o enunciado traz uma situação-problema e pergunta algo a respeito disso.

Alguns assuntos são altamente incidentes na prova, como ecologia (às vezes com até mais de uma questão!), fisiologia humana e microbiologia. Mas mantenha uma bom reforço de genética, zoologia e bioquímica (com uma atenção especial para a parte de síntese proteica).

Química

Na prova de Química da segunda fase da UFPR, você vai encontrar questões com um pequeno texto introdutório e com comandos bem diretos. As questões costumam ter mais de uma alternativa, o que permite mais de um assunto ser abordado em uma mesma questão.

Um dos temas que mais aparece é orgânica! São comuns questões onde uma reação química é dada e perguntas sobre um dos reagentes ou produtos são feitas. Por exemplo: qual a nomenclatura do composto orgânico, sua massa molar, qual função orgânica está presente na molécula, qual sua estrutura química e até mesmo propriedades físicas da molécula – como quais interações intermoleculares irão ocorrer e sua solubilidade em algum solvente.

Também é comum misturar orgânica com outros assuntos, principalmente estequiometria, termoquímica e separação de misturas! Então, nessa reta final, dê uma atenção especial para as moléculas orgânicas, mas sem esquecer de estudar como elas se relacionam com outros assuntos da Química!

Física

Nas últimas provas da segunda fase de Física na UFPR, é nítida a maneira como o vestibular ama cobrar termologia! Principalmente questões envolvendo calorimetria e tópicos de termodinâmica, como o estudo dos gases ideais e transformações termodinâmicas.

A cinemática também apareceu bastante, sobretudo em questões relacionadas a trabalho e energia, muitas vezes trazendo gráficos. Aliás, a prova de Física da UFPR é cheia de gráficos de diversas áreas da disciplina, então interpretação de gráficos é uma habilidade muito importante!

Além disso, é importante revisar eletrodinâmica, com destaque para associações de resistores e circuitos elétricos.

👉 Leia também

Saiba como funciona o vestibular da UFRGS

UFSC: tudo o que você precisa saber sobre o vestibular

Assuntos mais cobrados no Enem: confira a análise dos últimos 6 anos

Matemática

Nesta reta final, os conteúdos que marcaram presença na prova específica de matemática nos últimos anos e merecem sua atenção são geometria analítica, geometria plana e funções, especialmente funções do 1º e 2º grau.

Outros conteúdos que você deve revisar para garantir uma boa nota são números complexos, probabilidade, geometria espacial e trigonometria, porque pelo menos um deles vai aparecer na sua prova.

Uma última dica: Lembre que, em geral, as questões são conteudistas e pontuais! Ou seja, interpretação não vai salvar sua pele, o essencial é ter domínio do conteúdo.

História

Estruturalmente falando, as questões de História da segunda fase da UFPR são muito parecidas com o “padrão Enem” de questões, sendo compostas de um texto base e de um enunciado. A diferença é que frequentemente as questões possuem mais de um comando, que vai desde “citar características de determinado momento histórico” até “fazer relações entre o texto base e o conhecimento que o aluno tem daquele conteúdo”.

Assim, as questões ficam divididas, tendo uma parte conteudista e a outra analítica. Elas também podem pedir reflexões sobre períodos históricos diferentes, relacionando eventos da Idade Antiga a acontecimentos contemporâneos. A relação entre as temporalidades parece guiar a prova de História.

Entretanto, por vezes, aparecem questões sem texto base, composta apenas por um comando que “pede para que o aluno considere um conteúdo X e discorra sobre ele”. Esse tipo de questão é mais conteudista mesmo, pois espera que o aluno vá direto ao ponto quanto ao assunto do exercício.

Quanto aos temas mais incidentes em História geral, os estudantes precisam se atentar às aulas sobre Roma e Grécia Antiga, Renascimento Cultural, Imperialismo e Neocolonialismo. Os módulos de Idade Contemporânea e Idade Antiga são os que mais caem, e os conteúdos de Idade Média não ficam muito atrás!

Já em História do Brasil, conteúdos relacionados ao período colonial (escravidão e revoltas), monárquico (economia e imigração) e republicano (República Oligárquica e Ditadura Militar) são os de maior incidência.

Não é muito comum que apareçam questões cobrando história regional do Paraná. Entretanto, é algo que já aconteceu em edições anteriores, principalmente em questões sobre História do Brasil.

Geografia

A prova específica de Geografia da UFPR costuma ter um padrão. Analisando as provas aplicadas na segunda fase, entre o período de 2018 a 2023, foi possível notar que se trata de uma prova conteudista e que exige do estudante a habilidade de relacionar a sociedade e a natureza em diferentes esferas.

Os vestibulando precisa estar por dentro dos conteúdos sobre análises mundiais e da geopolítica global (um dos temas que mais aparece). Além disso, a geografia humana também marca presença, com análises referentes à demografia e à dinâmica populacional.

A respeito dos fluxos migratórios, as questões ligadas aos refugiados merecem uma atenção especial dentre as pautas de geopolítica. Enquanto em demografia, com certa frequência é cobrada as análises populacionais, como o crescimento da população mundial e as diferentes taxas de natalidade ao redor do mundo, considerando as diferentes políticas públicas implantadas em relação ao planejamento familiar.

Em cartografia, a análise de mapas é de extrema importância, e a prova já cobrou essa habilidade do estudante de diferentes maneiras, abordando desde a comparação de escalas ao tipo de mapa utilizado em determinada representação.

Sobre o espaço urbano, conteúdos como urbanização e problemas relacionados a esse fenômeno foram cobrados. No espaço rural, os temas voltados à agricultura foram os mais lembrados. Por fim, as questões ambientais envolvem a análise e explicação de diferentes problemas ambientais, como o aquecimento global.

Além desses assuntos, em muitas questões, o estudante é desafiado a citar alternativas para solucionar e/ou minimizar diferentes impasses, como a questão dos refugiados, do aquecimento global e do uso de agrotóxicos na agricultura, por exemplo. 

Sociologia

A disciplina de Sociologia aparece na segunda fase do vestibular da UFPR somente na prova dos vestibulandos em Ciências Sociais. Ela exige do aluno a capacidade de analisar os fenômenos sociais à luz das teorias sociológicas, antropológicas e políticas, apreendendo a relação natureza-sociedade nas diferentes sociedades e a relação indivíduo-sociedade através das instituições sociais.

É obrigatória a leitura das seguintes obras (integrais ou parciais):

  1. DAFLON, Veronica Toste; CAMPOS, Luna Ribeiro (org.). Pioneiras da sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói: EdUFF, 2022.
  2. FANON, Frantz. Racismo e cultura. Brasil: Editora Terra Sem Amos, 2021.
  3. QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
  4. RIBEIRO, Darcy. O processo sociocultural. In: O povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 167-265.

As questões são elaboradas com base na lista das obras obrigatórias e costumam trazer um excerto como base para o enunciado da questão.

Filosofia

A disciplina de Filosofia aparece na 2ª fase da UFPR nas provas específicas dos seguintes cursos: Direito, Filosofia e Psicologia

Assim como Sociologia, para Filosofia também há uma lista de obras. Neste ano, são 5 livros. A indicação de leitura não é integral - a maioria é de poucas páginas ou de capítulos dos seguintes livros:

  1. FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Tradução Julio Assis Simões. Cadernos de Campo (São Paulo), v. 15, n. 14-15, p. 231-239, 2006.
  2. DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Tradução Juliana Moreira. ARS (São Paulo), v. 7, n. 13, p. 64-87, 2009.
  3. ROQUE, Tatiana. O negacionismo no poder. Como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política. Revista Piauí, n. 161, fev. 2020.
  4. DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução Bento Prado Jr. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 27-41. Primeira Parte e Segunda Parte.
  5. VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. In: LOCKE, John; VOLTAIRE. Sobre a tolerância. Tradução Márcio Suzuki. 1. ed., São Paulo: Penguin-Companhia, 2022. Capítulos 1, 4, 5, 6 e 18.

As questões são elaboradas com base nessa lista das leituras obrigatórias. Além disso, tanto a prova de Filosofia quanto a de Sociologia seguem o mesmo padrão de formulação das questões. Primeiro, é apresentado um texto de apoio sobre o tema e depois um enunciado. Grande parte das questões estimulam o pensamento crítico e exigem conhecimento prévio dos assuntos. A resposta geralmente não está no texto, mas ele é o caminho para chegar nela.

👉 Leia também

Leitura crítica: como dominar as propostas de redação?

Tipologia textual: tudo sobre os tipos de texto

Calendário do vestibular 2024 da UFPR - segunda fase

Confira as principais datas referente à segunda fase do vestibular UFPR 2024:

  • Divulgação do comprovante de ensalamento da segunda fase: 29/11/2023 (ás 18h)
  • Prazo final para upload dos materiais da prova prática (Música): até 01/12/2023 (até 11h59min)
  • Aplicação das provas da segunda fase: 03 e 04/12/2023
  • Aplicação da prova teórica objetiva (Música): 04/12/2023
  • Publicação do gabarito - Prova teórica objetiva (Música): 05/12/2023 (ás 12h)
  • Publicação do gabarito - segunda fase: 20/12/2023 (ás 12h)
  • Divulgação dos resultados: 17/01/2024 (data prevista)

banner perpétua

TEMAS:

avatar

Ver mais artigos de Redação Aprova Total >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.