Dia dos Professores: curiosidades sobre a data e a profissão no Brasil
A celebração também é um momento para discutir a docência, entender o contexto do ofício no país, conhecer marcos importantes e acumular repertório sobre o tema

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Celebrado em 15 de outubro, o Dia dos Professores é uma data para lembrar a importância desses profissionais na construção da sociedade, seja no passado, no presente ou no futuro.
Filmes como Sociedade dos Poetas Mortos (1989) e Escritores da Liberdade (2007) mostram como os professores são representativos na jornada de transformação dos seus alunos.
Afinal, todo mundo já teve um professor que marcou a vida de alguma forma. Seja como inspiração, como mentor, figura central na formação de valores ou até mesmo como alguém que desafiou nossas ideias e nos fez pensar diferente.
Por outro lado, aqui no Brasil, por exemplo, há muitos desafios no setor educacional, o que resulta em baixos salários, condições de trabalho precárias e falta de recursos para os professores. Isso faz com que o 15 de outubro também seja um momento para reivindicar transformações para a profissão.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Por que 15 de outubro é o Dia dos Professores?
A data tem origem no Brasil em um decreto assinado por Dom Pedro I em 1827. Nesse dia, criou-se uma lei que instituiu o ensino elementar no país e determinou a criação de Escolas de Primeiras Letras (voltadas especialmente ao ensino de Matemática e Português) em todas as cidades e vilas do Império.
Essa lei também estabeleceu regras sobre o conteúdo a ser ensinado, a formação dos professores e suas condições de trabalho.
No entanto, a celebração do Dia dos Professores como a conhecemos hoje começou apenas em 1947, quando o professor paulista Salomão Becker quis comemorar a data em sua escola, no bairro do Caetano, em São Paulo.
A ideia era ter um dia de descanso e festividade para refletir sobre a importância da educação e o papel dos professores. Mais tarde, em 1963, o presidente João Goulart, oficializou a data, reconhecendo a importância desses profissionais.
É feriado no Dia dos Professores?
Como você viu, em 1963, João Goulart declarou que o dia 15 de outubro é um feriado escolar. Assim, apesar de não ser um feriado nacional, o Dia dos Professores é ponto facultativo em algumas escolas e instituições no Brasil.
Ou seja, as redes de ensino (públicas e privadas) liberam seus alunos e docentes das atividades neste dia, como reconhecimento pelo trabalho dos educadores. Essa suspensão das aulas pode variar segundo a cidade ou o estado.
Quem foi o primeiro professor do Brasil?
O primeiro professor do Brasil foi o padre José de Anchieta, um dos fundadores da cidade de São Paulo e missionário jesuíta que chegou ao país em 1553. Ele fez parte da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa que pretendia educar e evangelizar a população indígena.
Anchieta teve papel central na organização das primeiras escolas do Brasil colonial, onde ensinava não apenas sobre religião, mas também leitura, escrita e latim. O padre contribuiu para criar uma gramática da língua tupi, com o objetivo de facilitar a comunicação entre os jesuítas e os povos originários.
Além disso, seu trabalho educativo foi pioneiro no país e serviu como base para a formação de muitas gerações, influenciando o sistema de ensino nos primeiros séculos do Brasil colonial.
Como a profissão se estabeleceu no país da maneira que a conhecemos hoje?
A profissão como a conhecemos hoje resulta de várias transformações históricas e políticas, especialmente ao longo dos séculos 19 e 20.
Embora o ensino tenha começado com os jesuítas no século 16, a figura do professor moderno, que atua em um sistema estruturado de educação pública e leciona diversas matérias, foi consolidada com o tempo e a partir de marcos importantes. Veja alguns deles:
Chegada dos jesuítas no Brasil (1549)
Os jesuítas fundaram as primeiras escolas e tinham o papel de ensinar a doutrina cristã, a leitura, a escrita e o latim para as elites coloniais, além de catequizar os indígenas. Com a sua expulsão em 1759, houve uma desorganização do sistema educacional.
Lei de 1827
O decreto de Dom Pedro I em 15 de outubro de 1827, que estabeleceu a criação das escolas de primeiras letras em vilas e cidades e institucionalizou a figura do professor público, contratado pelo Estado, foi um marco significativo.
Criação das Escolas Normais (1835)
O próximo passo foi o surgimento das Escolas Normais, instituições responsáveis pela formação de professores do ensino primário.
A primeira delas foi criada em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1835, a fim de formar professores com metodologias pedagógicas mais estruturadas e consistentes, o que contribuiu para padronizar a profissão.
Reforma de Francisco Campos (1931)
No século 20, durante o governo de Getúlio Vargas, as reformas educacionais do ministro da Educação e Saúde, Francisco Campos, contribuíram para uma educação nacional mais organizada, com a regulamentação da profissão docente e o fortalecimento das Escolas Normais e universidades.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1961)
É a primeira legislação brasileira a organizar de forma sistemática todo o sistema educacional do país, estabelecendo diretrizes gerais e bases legais desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, nos setores público e privado.
Discussões sobre a valorização do professor no Brasil
A valorização do professor no Brasil engloba desafios e demandas que afetam diretamente a qualidade do ensino e o desenvolvimento social do país.
Nesse contexto, os principais debates envolvem a baixa remuneração, as condições de trabalho, a falta de formação continuada, a violência nas salas de aula, a falta de investimento em políticas públicas, a ausência de planos de carreira bem estruturados, problemas de saúde mental e muito mais.
Entenda alguns desses cenários ⤵️
- Baixa remuneração: comparados a outros profissionais com formação no Ensino Superior, os professores recebem salários significativamente menores. Além disso, há disparidade salarial entre as diferentes regiões do Brasil e redes de ensino;
- Condições de trabalho: muitos atuam em escolas com infraestrutura deficiente, em salas de aula superlotadas, com falta de materiais didáticos e equipamentos tecnológicos, e até problemas básicos de saneamento.
Outro ponto de alerta é a carga de trabalho excessiva, que se agrava quando os professores precisam assumir atividades administrativas ou de coordenação pedagógica; - Falta de formação continuada: a constante atualização e capacitação são essenciais para que os docentes possam lidar com as novas demandas educacionais e tecnológicas, mas esses programas são insuficientes ou mal implementados em muitas regiões do país;
- Violência nas escolas: as investidas contra professores, seja física ou psicológica, é um problema crescente no Brasil. Há relatos de agressões vindas dos alunos e até mesmo dos pais, o que gera um ambiente de insegurança e desmotivação.

Repertório sociocultural sobre a docência no Brasil
O reconhecimento social e o apoio institucional são importantes para que os professores possam desempenhar seu papel de forma eficaz e fazer com que a educação avance no país.
Como cidadão comum, uma maneira de contribuir para essa realidade, é se informando e melhorando o seu repertório sociocultural sobre o assunto. Confira algumas sugestões:

Pro Dia Nascer Feliz (2006)
O documentário retrata a realidade de alunos e professores em escolas públicas e privadas das diferentes regiões do Brasil. Mostra ainda as disparidades educacionais e os desafios enfrentados no cotidiano escolar.

Nunca Me Sonharam (2007)
Cacau Rhoden discute neste documentário o futuro da educação no Brasil, focando no Ensino Médio público. Professores e alunos falam sobre seus desafios, frustrações e sonhos, abordando o papel transformador da educação.

Educação.doc (2014)
A série documental produzida pelo canal Futura retrata o cotidiano de professores em várias escolas brasileiras. Assim, acompanhamos os desafios e a importância do papel docente na formação de jovens cidadãos.
Paulo Jubilut e os professores do Aprova Total
A partir de 2010, com a difusão das novas tecnologias, do YouTube e das plataformas internacionais especializadas em educação, o ensino online chegou a públicos diversos.
No Brasil, professores começaram a gravar aulas e a distribuí-las em larga escala (como Paulo Jubilut, CEO e professor do Aprova Total, que foi um dos pioneiros, lá em 2011), o que democratizou o acesso dos estudantes a esse tipo de conteúdo.
Muitos se especializaram nesse formato, com vídeos dinâmicos e voltados para a revisão de conteúdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, como é o caso do Aprova Total.
Sobre o modelo das suas aulas e o formato que adotou desde o início, Paulo Jubilut diz o seguinte:
"[usei] linguagem descontraída e informal, em contraponto às videoaulas mais formais, uma linguagem mais próxima da linguagem do aluno", conta. Segundo Jubilut, os alunos já são digitais há muito tempo e chegam a assistir um módulo de 15 minutos em velocidade duplicada, o que exige aulas dinâmicas.
Juliane Motta, diretora pedagógica do Aprova Total, comenta que [nas videoaulas] o aluno também precisa saber que tem alguém ali [do outro lado] por ele, e isso acontece quando o professor fica à vontade no estúdio.
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"Respeitamos as características individuais [do educador], então, se ele não costuma ser brincalhão, não precisa criar esse personagem. Mas é necessário demonstrar habilidade diante das câmeras", diz ela.

A diretora Juliane explica que há uma equipe para orientá-los, no entanto, reforça que o mais importante é o talento desses professores:
"É o conhecimento, a experiência e a dedicação deles que contribuem para a aprovação dos milhares de estudantes. Além da notável qualidade técnica, todos se mantêm antenados no que cobram os vestibulares e o Enem. Temos um time de professores focado em fazer o aluno aprender de diferentes formas", conclui.
Como os professores do Aprova Total se destacam?
Os professores do Aprova Total buscam maneiras de simplificar conteúdos complexos, tornando-os acessíveis para estudantes com diferentes níveis do conhecimento.
Para isso, se apoiam em uma didática moderna, utilizando exemplos práticos e contextualizados, que se conectam com o cotidiano dos alunos e facilitam o aprendizado.
Mais uma característica desses professores é a facilidade em unir a tecnologia com seu profundo conhecimento sobre as disciplinas, o Enem e os vestibulares. Ou seja, eles se apoiam nos recursos digitais que a plataforma oferece para otimizar o tempo do aluno e promover uma experiência de aprendizado mais completa e eficiente.
Por fim, o suporte oferecido, especialmente nas monitorias e grupos de estudo, costuma ser lembrado pelos estudantes.