Vida de Estudante

Conheça os principais hábitos da geração Z, que já nasceu 100% conectada

Entenda como os zoomers socializam, estudam, trabalham e enxergam o mundo; é possível aprender com eles?

Acessibilidade

A geração Z, que reúne pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, tem algumas características já bem definidas.

Por crescerem em uma sociedade altamente conectada, esses indivíduos são considerados nativos digitais, visto que a tecnologia sempre esteve presente em suas vidas, influenciando, inclusive, na agilidade com que consomem informações. Além disso, eles tendem a se adaptar melhor às mudanças e não precisam se esforçar para lidar com dispositivos eletrônicos.

No entanto, seu modo de aprender, socializar e enxergar o trabalho e o mundo, apesar de muito explorado em pesquisas de comportamento e consumo de marcas, ainda gera reflexões.

Neste texto, vamos explorar as principais características da geração Z (ou zoomers), com destaque para suas preferências na hora de estudar e na maneira como se preparam para desafios pessoais, acadêmicos e profissionais.

Visão geral: características da geração Z

Diferentemente dos millennials (ou geração Y), que vivenciaram a introdução da internet e de outros avanços tecnológicos em seu cotidiano, quando a geração Z nasceu, o mundo já estava 100% conectado.

Como resultado, esses indivíduos tiveram seus comportamentos moldados, principalmente, pela agilidade e a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, como navegar em diversas plataformas simultaneamente.

Mas, para além dessa relação com o universo digital, de acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company em 2018, jovens da geração valorizam autenticidade e rejeitam rótulos. Eles costumam se mobilizar pelas causas que acreditam, recorrem ao diálogo para resolver conflitos, mas, ao mesmo tempo, são altamente pragmáticos em suas decisões e relacionamentos.

Sobre suas práticas de consumo, a geração Z se destaca por seguir critérios mais conscientes. Ou seja, são consumidores que preferem experiências e produtos alinhados com seus valores pessoais e com questões ambientais e sociais, em vez de priorizar a posse de bens materiais.

O relatório Edelman Trust Barometer (2022), por exemplo, indicou que 70% desses indivíduos buscam ativamente por produtos sustentáveis e são mais propensos a apoiar marcas que tenham práticas éticas e transparentes.

No que se refere às suas relações, por mais que a comunicação online torne as interações mais dinâmicas, os genZ se preocupam com a superficialidade delas. Além disso, outro estudo conduzido pela McKinsey & Company apontou que eles têm as taxas mais altas de ansiedade, depressão e estresse, assim como níveis mais baixos de bem-estar emocional e social.

Educação e novas tecnologias

Entender o que motiva a geração Z no campo da educação é a melhor maneira de contribuir com um aprendizado inclusivo, personalizado e eficiente.

mulheres conversando e usando o celular
Membros da geração Z se sentem à vontade com o ensino a distância e cursos online (Imagem: Freepik)

Segundo a pesquisa Gen Z Expectations, realizada nos Estados Unidos pela Pearson Education, em 2018, utilizar a internet como a principal ferramenta de estudo já fazia parte do comportamento dos zoomers.

Veja alguns números do relatório:

  • 59% preferem aprender pelo YouTube em vez de se apoiar em métodos tradicionais;
  • 47% passam mais de 3 horas navegando pelo YouTube;
  • 55% acreditam que o YouTube contribuiu para sua educação;
  • 47% preferem usar aplicativos e games para estudar;
  • 59% acreditam que a tecnologia é transformadora.

Agora, em 2024, o setor da educação vive uma realidade ainda mais conectada, tamanhas as transformações impulsionadas pela pandemia (ensino remoto, híbrido, novos modelos pedagógicos) e pelas inteligências artificiais.

De acordo com Omar Abbosh, CEO da Pearson Education, "a capacidade de usar a IA para personalizar o aprendizado significa que seremos capazes de adaptá-lo para alcançar melhores resultados individuais para as pessoas".

Abbosh defende que estamos sendo desafiados a desenvolver habilidades humanas em um ritmo que acompanhe o desenvolvimento tecnológico. Por isso, "os indivíduos precisam urgentemente de mais — e diferentes — oportunidades de aprendizado", completa.

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Como a geração Z estuda?

Os hábitos de estudo da geração Z envolvem modelos mais dinâmicos de aprendizagem, como videoaulas, infográficos, mapas mentais, apostilas digitais, aplicativos etc. Há um interesse por um método on demand, ou seja, que se encaixe às suas necessidades e ao seu ritmo.

Outra característica dos zoomers, em especial na preparação para o vestibular, é o uso de plataformas que oferecem conteúdos de todos componentes curriculares, em vários formatos, facilitando o comportamento multitarefa. Além disso, eles acessam frequentemente as redes sociais e os fóruns, como Instagram, TikTok, Discord.

A plataforma do Aprova Total reúne mais de 4 mil videoaulas (do básico ao avançado), apostilas e mapas mentais e um simulador inteligente com uma lista extensa de exercícios. Dados referentes a agosto de 2024 mostram que o tempo médio de acesso dos alunos é maior nas páginas de questões (7min36s) e de vídeos (6min23s).

Entre os exercícios, lideram os assuntos de Ciências da Natureza (Biologia e Química); já nas playlists de aulas, a Matemática ocupa as primeiras posições. Os horários com mais usuários ativos, por sua vez, são no período da tarde (15h e 16h) e da noite (19h e 20h).

Uma pesquisa respondida por 1000 alunos do Aprova Total indicou que 36% deles estudam conectados à plataforma, em média, 10 a 20 horas semanais; e outros 27,6% ficam menos tempo que isso.

Esses números podem indicar uma tendência ao que chamamos de microlearning, metodologia de ensino que envolve a oferta de conteúdos educacionais em pequenos blocos ou módulos, com foco em objetivos específicos.

Atualmente, 60% dos alunos do Aprova Total estão na faixa de 18 a 24 anos e integram a geração Z, cuja capacidade e o tempo de atenção a um mesmo assunto tendem a ser menores. Portanto, a experiência de aprender em intervalos curtos pode ser uma opção atraente.

Aprendizado com feedback

Os feedbacks constantes e as avaliações em tempo real também são importantes para a geração Z. Eles preferem métodos de ensino que oferecem retorno rápido sobre seu desempenho, como simulados online, que ajudam a identificar rapidamente áreas que devem ser aprimoradas.

jovens estudando em sala de aula
89,5% dos usuários do Aprova Total acessam a plataforma apenas pelo computador (Imagem: Freepik)

Em julho 2024, por exemplo, o simulado online realizado pelo Aprova Total, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atingiu mais de 25 mil inscritos, a maioria deles vestibulandos de Medicina.

Alunos da plataforma que participaram de outros simulados puderam acompanhar a sua evolução a partir de métricas que indicaram quais assuntos necessitavam de mais dedicação.

Da mesma forma, a área de redação disponibiliza 4 créditos mensais para correções detalhadas feitas internamente, pelos professores. Assim, o usuário envia seu texto e recebe o feedback rápido para colocar as orientações em prática no próximo envio.

Uso de inteligência artificial

A inteligência artificial como aliada dos estudos também desperta interesse na geração Z. Assistentes virtuais como Siri, Google Assistant e chatbots específicos de educação contribuem para resolver dúvidas mais imediatas e acessar informações.

Eles podem responder perguntas, explicar conceitos complexos de maneira simplificada e até mesmo sugerir recursos adicionais para estudo. Esse é o caso da Kira, mentora inteligente do Aprova Total que fica à disposição dos alunos 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Após assistir cada videoaula, é possível tirar dúvidas, pedir novas explicações, solicitar mapas mentais e flashcards, etc. Um levantamento interno apontou que, em 15 dias após o lançamento, a Kira recebeu mais de 20 mil solicitações, com destaque para as disciplinas de Biologia (5,1 mil), Química (2,9 mil) e Física (2,7 mil).

15 principais hábitos da genZ

Em resumo, esses são os principais hábitos que caracterizam a geração Z:

  1. Estão sempre conectados, utilizando smartphones para praticamente todas as atividades, desde comunicação até aprendizado;
  2. São capazes de realizar várias tarefas simultaneamente, como assistir a vídeos, conversar e estudar online;
  3. Priorizam gastar dinheiro em experiências, como viagens e eventos, em vez de produtos materiais;
  4. Realizam grande parte de suas compras pela internet, principalmente em aplicativos de e-commerce;
  5. Gostam de entretenimento mais interativo, como games, fóruns online e vídeos em plataformas como Twitch;
  6. São mais atentos à saúde física e mental, buscando atividades como meditação, yoga, e uma alimentação mais consciente;
  7. Tendem a aprender por conta própria usando tutoriais no YouTube, cursos online e aplicativos de estudo;
  8. Utilizam redes sociais para manter a maior parte de seus relacionamentos, com comunicação frequente por meio de emojis, memes e gifs;
  9. Optam por serviços como Netflix e Spotify, evitando a programação linear de TV e rádio;
  10. Estão mais interessados em adquirir habilidades diretamente aplicáveis no mercado de trabalho, como programação, marketing digital e empreendedorismo;
  11. Consomem mais conteúdos curtos e rápidos, como vídeos no TikTok e Reels do Instagram;
  12. Preferem plataformas digitais e ambientes de aprendizado virtual;
  13. Estão mais atentos ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  14. Valorizam e promovem causas relacionadas à igualdade de gênero, sexualidade e raça;
  15. Gostam de flexibilidade no trabalho, preferindo os modelos remoto ou híbrido.

O que a geração Z pode ensinar?

Os nativos digitais da geração Z têm uma série de habilidades e perspectivas únicas que podem ensinar muito às outras gerações.

Sua facilidade em se adaptar às novas tecnologias, por exemplo, aproveitando-as para melhorar a eficiência no trabalho, na educação e na vida pessoal, é relevante, tamanha a rapidez de transformações que vivemos.

Como os zoomers se comunicam por meio de múltiplos canais digitais, como mensagens de texto, vídeos, memes e gifs, eles também podem oferecer insights sobre maneiras mais engajadoras de dialogar — ainda que este seja um ponto de atenção, principalmente com a escassez de leis que regulamentam o ambiente da internet no Brasil e no mundo.

Por outro lado, uma das características da geração z é ser diversa e inclusiva, além de se destacar pelo forte senso de justiça social e pela preocupação ambiental. Ela valoriza a ética nos negócios, conhece a importância da sustentabilidade e pode influenciar as pessoas a apoiarem marcas e políticas mais responsáveis.

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Carol Firmino

Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

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