banner simulado enem 2025banner simulado nacional enem 2025
Ciências da Natureza ENEM Química

Química no Enem 2025: veja os temas que mais aparecem na prova

Quer mandar bem na prova de Ciências da Natureza? Então saiba que Química tem as suas particularidades no Enem. Veja os temas que devem estar no seu radar este ano

Acessibilidade

A Química é uma Ciência Exata cujas áreas estão agrupadas em quatro grandes grupos: química inorgânica, química orgânica, físico-química e química-analítica, sem falar nos temas interdisciplinares, como bioquímica e química-ambiental. Feitas as devidas apresentações, você deve estar se perguntando: com tantos assuntos, o que estudar em Química para o Enem?

Todo ano, atualizamos o relatório que traz a análise de incidência de temas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em cada matéria.

Ele é desenvolvido pelo Aprova Total a partir da análise de todas as questões do Enem e seus respectivos conteúdos abordados, reunindo dados desde 2016.

Assuntos de Química que mais caem no Enem

Veja o gráfico referente aos assuntos de Química no Enem:

Print com gráfico da incidência de Química no Enem
(Imagem: Aprova Total)

A prova do Enem, na disciplina de Química, costuma ser bem diversificada, abordando conteúdos introdutórios e mais aprofundados. Os que mais se destacam são:

  • Moléculas e propriedades, com 8,8% de probabilidade de aparecer nas provas;
  • Estequiometria, com 7,3%.
  • Propriedades dos C.O, com 6,6%, assim como separação de mistura, funções inorgânicas, hidrocarbonetos, átomos e eletroquímica.

Continue lendo para aprender mais sobre essas temáticas e como elas aparecem no exame.

🚀 Tenha acesso a planos completos, com videoaulas, exercícios, correções
e estratégias para alcançar a sua aprovação.

banner

1. Moléculas e propriedades

Este é o assunto que mais costuma marcar presença na prova de Química no Enem. O exame costuma trazer, em muitas questões, informações sobre as forças intermoleculares. Então, é de grande importância não apenas saber quais são as forças intermoleculares, mas também como funcionam nas interações entre moléculas.

E o segundo conteúdo que mais aparece, dentro desse assunto, é o NOX: Número de Oxidação. Nesse contexto, a prova traz a interpretação de reações, onde é necessário encontrar o nox dos elementos que a questão pede, nos reagentes e nos produtos.

⚠️ Importante sempre lembrar que, quando o elemento está sozinho, por exemplo “Cu(s)”, o nox é sempre 0.

Exemplo de questão sobre forças intermoleculares

(Enem 2019) A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.

Representação simplificada da estrutura de um fosfolipídio, com cabeça polar, caudas hidrocarbônicas e insaturação na questão de química do Enem 2019

Assim, existem bicamadas lipídicas com diferentes composições de fosfolipídios, como as mostradas de I a V.

Cinco figuras de bicamadas lipídicas da questão de química do Enem 20219

Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez?

a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Resposta: [B]
De acordo com o texto, quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana. Invertendo o raciocínio: quanto menor for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, maior será a fluidez da membrana.

Ao analisar as figuras, percebe-se que a insaturação diminui o contato entre as camadas. Por isso, quanto menor o contato (maior a quantidade de insaturações), maior será a fluidez e isto ocorre na figura II.

2. Estequiometria

Na parte de estequiometria, a prova do Enem gosta de trazer os cálculos estequiométricos, assim como os cálculos da massa atômica, molecular e molar, e também do rendimento das reações.

Então, se você achou que encontraria cálculos apenas em Matemática... A Química no Enem vai surpreender, pois essas questões são recheadas deles! Existem perguntas, por exemplo, que pedem o cálculo da concentração percentual da substância, como veremos abaixo.

Exemplo de questão sobre estequiometria

(Enem 2024) Brasil fecha 2020 entre os maiores recicladores de latas de alumínio

A bauxita contém alumina (Al2O3), que é a matéria-prima para produção do alumínio (Al). De forma geral, são necessários 50 kg de bauxita para produzir 10 kg de alumínio. O Brasil fechou 2020 como um dos principais líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4%, de um total de 4,0×105 toneladas de latas vendidas. Considere que a lata é constituída de alumínio puro.

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 30 nov. 2021 (adaptado).

Levando em conta apenas a reciclagem de latas, qual é o valor mais próximo da massa de bauxita, em tonelada, que deixou de ser extraída da natureza em 2020 no Brasil?

a) 1,0×104 ton
b) 3,9×105 ton
c) 5,0×105 ton
d) 1,9×106 ton
e) 2,0×107 ton

Resposta: [D]

3. Propriedades dos compostos orgânicos

Dentre as propriedades dos compostos orgânicos mais cobradas, polaridade e pontos de fusão e ebulição saem na frente. É comum aparecerem moléculas orgânicas para que o candidato determine a qual delas pertence à descrição feita no comando da questão.

Polaridade dos compostos orgânicos

Aqui, é necessário conseguir identificar quando uma molécula orgânica é polar ou apolar, e qual será mais ou menos polar quando comparada à outras.

A dica é observar os heteroátomos (átomos diferentes de carbono e hidrogênio, como oxigênio, nitrogênio e enxofre.) presentes na cadeia - então, quanto mais heteroátomos, maior a polaridade da molécula orgânica.

Pontos de fusão e ebulição

Quanto aos pontos de fusão e ebulição, atente-se a três elementos: polaridade, massa e ramificação.

Moléculas de muita massa e lineares ou com poucas ramificações e polares têm maiores pontos de fusão e ebulição; enquanto moléculas menores, com mais ramificações e sem heteroátomos, têm menores pontos de fusão e ebulição.

Exemplo de questão sobre propriedades dos compostos orgânicos

(Enem 2023) O Aldrin é um inseticida agrícola organoclorado sintético de baixa polaridade, cuja estrutura molecular simétrica, de fórmula C12H8Cl6, está representada na figura. Introduzido na agricultura a partir da década de 1950, esse composto apresenta alta persistência no meio ambiente e acumulação nos organismos, sendo danoso para a saúde.

Aldrin - Questão prova de química no Enem

Um pesquisador coletou fluidos biológicos de indivíduos de uma população contaminada por esse inseticida agrícola. Ele analisou amostras de saliva, sangue, lágrima, urina e leite quanto à presença dessa substância.

Em qual dos fluidos o pesquisador provavelmente encontrou a maior concentração dessa substância?

a) Saliva, por consequência da atividade de enzimas.
b) Sangue, em função das hemácias e leucócitos.
c) Lágrima, em razão da concentração de sais.
d) Urina, pela presença de moléculas de ureia.
e) Leite, por causa do alto teor de gorduras.

Resposta: [E]
Conforme indicado no texto fornecido, Aldrin é um inseticida agrícola de baixa polaridade, pertencente à classe dos organoclorados sintéticos. Portanto, sua propensão é se dissolver em solventes apolares. Em resumo, a concentração mais elevada foi identificada no leite, devido ao seu elevado teor de gorduras predominantemente apolares.

4. Separação de misturas

O mais importante em separação de misturas é saber como separar tanto misturas heterogêneas, aquelas que apresentam mais de uma fase, quanto misturas homogêneas, aquelas que apresentam apenas uma fase.

Existem dois tipos de questões que aparecem com muita frequência em Química no Enem: uma delas dá a mistura de diferentes substâncias e pergunta sobre o método usado para separá-las; outra traz um processo industrial com diversas partes e indaga em qual delas ocorre uma separação de mistura específica.

A sacada é entender como são os processos de separação e identificar qual deles pode ser usado para separar cada mistura apresentada. Veja a seguir.

  • sólidos: peneiração, catação, ventilação, magnetismo, levigação, fusão fracionada e dissolução fracionada;
  • líquidos imiscíveis: o mais usado é o funil de separação;
  • misturas de sólidos e líquidos: filtração, centrifugação, sedimentação, evaporação e filtração à vácuo;
  • misturas homogêneas: destilação e extração.

Outro assunto que vem ganhando muito espaço em Química no Enem é o tratamento de água. É possível que a questão mostre uma estação de tratamento, com as etapas nomeadas, e pergunte em qual delas determinada separação de mistura acontece.

Exemplo de questão sobre separação de misturas

(Enem 2022) O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineral deve ser refinado, convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico – o urânio-235. Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 e de urânio-238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas por telas com grande número de pequenos orifícios. No entanto, devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).

Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade?

a) Peneiração.
b) Centrifugação.
c) Extração por solvente.
d) Destilação fracionada.
e) Separação magnética.

Resposta: [B]
O procedimento alternativo ao da efusão seria a centrifugação dos hexafluoretos de urânio (UF6) gasosos formados pelos isótopos citados, pois suas massas são diferentes e, consequentemente, suas acelerações centrípetas.

👉 Leia também:

O que são misturas homogêneas e heterogêneas?

Tabela periódica: como ela surgiu e por que é tão importante?

5. Funções inorgânicas

No Enem, as funções inorgânicas podem aparecer em questões de diversas maneiras, incluindo:

  • identificação das funções em reações químicas. Por exemplo, pode ser dado uma reação e a questão pede que identifique qual a função do composto X que reagiu com o composto Y. Ou como identificar um ácido, base, sal ou óxido em uma equação química.
  • teorias ácidos-base, em que questões podem apresentar uma série de substâncias e solicitar a identificação de quais delas são ácidos, bases ou neutras, com base nos conceitos das diferentes teorias ácido-base, como a de Arrhenius, Brønsted-Lowry ou Lewis.
  • identificação de doadores e receptores de prótons (na teoria de Brønsted-Lowry) ou pares de elétrons (na teoria de Lewis) na reação.

Exemplo de questão de funções inorgânicas

(Enem 2024)  A nimesulida é um fármaco pouco solúvel em água, utilizado como anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Essa substância pode ser convertida em uma espécie eletricamente carregada, de maior solubilidade em água, mediante o tratamento com uma base de Brönsted-Lowry, isto é, uma espécie química capaz de capturar um próton (H+). Na figura são apresentados os grupamentos presentes na estrutura química da nimesulida.

Na estrutura desse fármaco, o grupamento capaz de reagir com a base de Brönsted-Lowry é o grupo

a) sulfonamida.
b) metila.
c) fenila.
d) nitro.
e) éter.

Resposta: [A]
Segundo a teoria de Brönsted-Lowry, uma base atua como receptora de prótons (H+). Assim, na estrutura da Nimesulida, o grupo que pode interagir com uma base deve ser capaz de doar prótons (H+). Nesse contexto, o grupo sulfonamida cumpre esse papel, apresentando caráter ácido, ou seja, podendo agir como um doador de prótons (H+).

Observação: a resposta poderia ser obtida por exclusão das alternativas inválidas. Pois, os grupos metila, fenila, nitro e éter não poderiam ser classificados como espécies doadoras de prótons (H+).

Como estudar Química para o Enem

A Química pode ser desafiadora, mesmo para quem gosta de Exatas, mas a maior dificuldade está na falta de atenção aos conceitos iniciais. Sem uma base sólida, os tópicos mais complexos podem se tornar um verdadeiro pesadelo.

Aprender Química é como construir uma pirâmide: se a base for fraca, tudo desaba. Por isso, foque nos primeiros temas, que, embora pareçam simples, são fundamentais para o entendimento futuro.

  1. Comece pelos fundamentos

Entenda o que é um átomo, suas estruturas e ligações, além de conhecer a tabela periódica e as características dos elementos. A matemática básica também é essencial para resolver exercícios corretamente.

  1. Estude de forma organizada

Assista às aulas para aprender o conteúdo e estratégias de resolução. Depois, faça um resumo com os pontos principais. Em seguida, pratique com exercícios mais simples e, por último, com questões de vestibulares e Enem.

  1. Realize simulados e revise

Simulados ajudam a medir seu progresso e fixar o aprendizado. Inclua revisões periódicas, focando nos temas mais cobrados.

💡 Dica extra: pratique interpretação de texto, essencial para resolver as questões de Química, principalmente no Enem, onde é importante associar os conteúdos a situações reais.

TEMAS:

avatar
Helena Cruz

Analista Pedagógica de Química do Aprova Total. Licenciada em Química pela UFSC.

Ver mais artigos de Helena Cruz >

Analista Pedagógica de Química do Aprova Total. Licenciada em Química pela UFSC.

Ver mais artigos de Helena Cruz >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.