Destaque homepage Enem ENEM

Resultado do Enem 2023 está disponível; consulte sua nota

Como previsto no calendário, as notas das provas foram disponibilizadas em 16 de janeiro. Saiba como acessar os resultados e de que forma utilizá-los

Acessibilidade

Mais de 3,9 milhões de candidatos já podem consultar o resultado do Enem 2023 na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem é a principal forma de ingresso ao Ensino Superior no país, seja por meio do SiSU, do ProUni ou do Fies. Afinal, instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota da prova para selecionar estudantes.

Entenda como funciona o cálculo da nota e conheça formas de aproveitar o seu resultado do Enem 2023 para ingressar em uma universidade neste ano.

Como ver o resultado do Enem 2023

Para consultar seu resultado do Enem 2023, você deve acessar a Página do Participante e fazer o login com os dados da sua conta gov.br -- a mesma utilizada na inscrição do processo seletivo.

As notas aparecem separadas por provas, da seguinte maneira:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

As linhas da tabela mostram a área de conhecimento, a nota obtida e a situação. No terceiro caso, se você esteve presente ou ausente na aplicação. Por exemplo, se você faltou em algum dia de prova e não solicitou a reaplicação, o sistema não indicará uma nota.

Ah, e se você é treineiro, saiba que as notas serão divulgadas somente em março, ok?

Como é calculada a nota do Enem?

O cálculo das notas de cada prova do Enem depende da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo matemático que classifica as questões em fáceis, médias e difíceis. Ele tenta reduzir a possibilidade de acerto ao acaso ou o conhecido "chute", "uni-duni-tê" ou "minha mãe mandou eu escolher desse daqui".

Assim, o sistema considera ser pouco provável um estudante acertar uma questão difícil e errar uma fácil. Dessa maneira, o número de acertos e erros acaba não tendo relação direta com a nota da avaliação. Por isso, é comum que candidatos com o mesmo número de acertos tenham notas diferentes.

De forma resumida, a pontuação de uma pergunta dependerá das respostas das outras, o que garante um peso maior (no acerto) ou menor (em caso de erro) a cada questão. Sacou?

Como utilizar a nota do Enem

Você já deve ter escutado diversas vezes que o Enem é a porta de entrada para universidades públicas ou privadas do país. Mas sabe dizer como é possível usar o seu resultado do Enem 2023 para conquistar uma vaga no Ensino Superior? Confira algumas maneiras como pode aproveitá-lo:

  • para o ingresso em uma universidade pública por meio do SiSU;
  • para obter bolsa de estudo em universidades particulares pelo ProUni;
  • para financiar um curso universitário pelo Fies (integral ou parcialmente);
  • para inscrever-se em processos seletivos de universidades estrangeiras.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação para a seleção de estudantes às diversas vagas de graduação em universidades e institutos públicos do país.

Você pode usar o resultado do Enem 2023 para realizar a inscrição no SiSU 2024, mas precisa ter nota acima de zero na redação para participar! As inscrições acontecem entre os dias 22 e 25 de janeiro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O login é o mesmo da inscrição do Enem, pela conta gov.br.

💡O blog do Aprova Total tem conteúdos especiais para você entender como funciona o SiSU, como consultar as instituições e vagas disponíveis e estratégias eficazes para escolher um curso.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) utiliza a nota do Enem para conceder bolsas de estudo em universidades particulares, que podem ser integrais ou parciais.

O programa avalia condições como renda familiar, conclusão do Ensino Médio em escolas públicas ou da rede privada e nota mínima da redação. As regras estão disponíveis na página do ProUni no site do Ministério da Educação.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal para financiar cursos em universidades particulares a juros zero ou abaixo do mercado para alunos que não têm condições financeiras. Assim como o ProUni, o Fies também possui critérios de nota mínima e renda para participação.

As inscrições acontecem no portal de acesso ao Fies duas vezes ao ano. Por isso, fique de olho no cronograma do processo seletivo!

Universidades no exterior

Você sabia que é possível estudar fora do país com o resultado do Enem? Algumas instituições de ensino no exterior utilizam a nota de forma total ou parcial em seus processos seletivos.

É claro: cada instituição define as próprias regras de admissão. Por isso, você pode ter que apresentar proficiência no idioma local, fazer entrevistas, prestar o vestibular da universidade e inclusive apresentar o histórico escolar.

🌍 E aí, curtiu essa ideia? Veja quais faculdades no exterior aceitam o Enem.

Outros vestibulares

Além das formas listadas acima, o candidato pode usar seu resultado no Enem 2023 para ingressar em universidades pública sem depender do SiSU. Alguns exemplos são o Enem-Usp, o Enem-Unicamp e as vagas remanescentes da Unesp. Portanto, se você ainda não conhece esses processos seletivos, vale a pena conferir!

Quer saber como se preparar para o Enem? A plataforma Aprova Total tem os melhores cursos e professores para você arrasar nas provas!

Banner perpétua

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.