Biologia Ciências da Natureza Vida de Estudante

Remédios estimulantes melhoram a performance nos estudos?

Um estudo publicado na Sciente Advances analisou três medicamentos desse tipo e concluiu que seu uso pode não ser tão vantajoso assim

Acessibilidade

O uso de Ritalina e outros remédios para estudar, comumente receitados para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e conhecidos como “smart drugs”, se popularizou no meio estudantil.

Alunos saudáveis têm usado esses medicamentos para melhorar a concentração nos estudos e o desempenho nas provas. Só que essas drogas não têm nada de “smart”. No início de 2023, muitas farmácias passaram por uma escassez de remédios para tratamento do TDAH, principalmente a Ritalina. 

O motivo? Houve uma alta demanda por esses medicamentos no fim de 2022 e início de 2023, período que coincide com a época de grandes vestibulares.

Ritalina para estudar?

Um estudo recente, publicado na Science Advances, com o título Not so smart? “Smart” drugs increase the level but decrease the quality of cognitive effort (Não é tão inteligente? Drogas “inteligentes” aumentam o nível, mas diminuem a qualidade do esforço cognitivo) analisou três medicamentos comuns: a Ritalina, a dexanfetamina e o Modafinil.

Os pesquisadores fizeram quarenta voluntários executarem quatro vezes uma simples tarefa lógico-matemática. A cada vez, eles tomavam uma das pílulas, e também houve uma rodada com placebo.

Quando ingeriam os remédios, os participantes se dedicavam mais à tarefa, mas a sua performance era pior do que quando usavam o placebo. Ou seja, apesar de se esforçarem mais, seu desempenho piorava com os medicamentos.

Por isso, é importante lembrar que se sentir motivado e alerta é diferente de desempenhar um bom trabalho. 

Além disso, os remédios são importantes para pessoas com TDAH, que podem ser prejudicados com a falta deles nas farmácias. Vale salientar que o diagnóstico do transtorno só pode ser feito após uma longa investigação por um profissional qualificado.

Leia também:

3 formas de usar a atividade física para estudar melhor

Benefícios e riscos da cafeína para estudar

Como melhorar a memória para estudar?

Você já conhece o Jubilut Cast? No quinto episódio, o professor Jubilut abordou o uso de anfetaminas e ritalina. Assista e aprenda curiosidades sobre o tema!

🥇 Quer se preparar para o Enem e vestibulares com quem mais entende do assunto? A plataforma Aprova Total é a maior especialista no ensino digital e tem as melhores videoaulas e professores!

Banner

TEMAS:

avatar
Paulo Jubilut

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.