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Português no Enem: confira questões resolvidas

Ter conhecimento dos gêneros textuais, das figuras de linguagem e saber como interpretar imagens são essenciais para gabaritar os exercícios do exame; veja alguns exemplos

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Ter estratégias para resolver as questões de Português do Enem é algo que vale a atenção. Já pensou em ler um texto imenso e, depois, perceber que o enunciado não faz referência direta a ele? Além de fazer você ganhar tempo, isso ajuda a desviar das alternativas que fogem do comando da questão.

Outra dica poderosa é: as imagens nunca estarão de enfeite na prova, elas têm o seu significado. Portanto, não deixe de interpretá-las.

Questões de Português no Enem

Já que abordamos os top 5 assuntos que mais caem no exame em outro post, agora, vamos conferir algumas questões de Português no Enem resolvidas e comentadas?

Questões de gêneros textuais

Exemplo 1

Questões de português Enem - Cartaz mostra campanha para adoção de cães do canil municipal da prefeitura de Florianópolis

(Enem digital 2020)  Nesse texto, o entrelaçamento de vários gêneros textuais é um mecanismo discursivo para

a) destacar a fidelidade dos cães.   

b) realçar as vantagens de se adotar um cão.   

c) mostrar a dependência decorrente do amor aos cães.   

d) enfatizar o interesse das pessoas pela adoção de cães.   

e) sensibilizar a comunidade sobre a carência dos cães.   

Resposta: [B]
A caracterização do sentimento amoroso em forma de bula de remédio, recomendado para quem sofre de solidão ou qualquer tipo de carência afetiva, e a imagem de um cartaz de campanha para adoção de cães do canil municipal da prefeitura de Florianópolis têm como objetivo sensibilizar a população para as vantagens emocionais produzidas em quem adota um cão.

Exemplo 2

(Enem 2022) Ser cronista

Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto. Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos.

E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco de em breve publicar minha vida passada e presente, o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme.

Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura?

LISPECTOR, C. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

No texto, ao refletir sobre a atividade de cronista, a autora questiona características do gênero crônica, como
a) relação distanciada entre os interlocutores.
b) articulação de vários núcleos narrativos.
c) brevidade no tratamento da temática.
d) descrição minuciosa dos personagens.
e) público leitor exclusivo.

Resposta: [C]
Ao longo do texto, Clarice Lispector faz várias reflexões sobre as características de uma crônica e, então, manifesta o seu desagrado por, como cronista, ter de tratar de forma breve assuntos que considera profundos.

Exemplo 3

(Enem 2022)  Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São Paulo e sonhava ser atriz em Hollywood. Tinha 13 anos quando ganhou uma câmera de vídeo – e uma irmã. As duas se tornaram suas companheiras de experimentações. Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava. Era exigente com a irmã. E acreditava no potencial da menina para satisfazer seus arroubos de diretora precoce. Por cinco anos, integrou algumas das melhores companhias paulistanas de teatro e participou de preleções para filmes e trabalhos na TV. Nunca foi chamada.

[...]

Elena é um filme sobre a irmã que parte e sobre a irmã que fica. É um filme sobre a busca, a perda, a saudade, mas também sobre o encontro, o legado, a memória. Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.

VANUCHI, C. Época, 19 out. 2012. (Adaptado)

O texto é exemplar de um gênero discursivo que cumpre a função social de

a) narrar, por meio de imagem e poesia, cenas da vida das irmãs Petra e Elena.   

b) descrever, por meio das memórias de Petra, a separação de duas irmãs.   

c) sintetizar, por meio das principais cenas do filme, a história de Elena.   

d) lançar, por meio da história de vida do autor, um filme autobiográfico.   

e) avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.   

Resposta: [E]
Trata-se de uma resenha, pois o texto tem como objetivo descrever o filme “Elena”, ao mesmo tempo em que o autor emite a sua opinião crítica sobre o assunto.

Questão de gramática e interpretação de poemas

Exemplo 4

(Enem 2022)  PALAVRA – As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, prono - me, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido.

A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra “palavra” diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.

FALCÃO, A. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2013. (Adaptado)

Esse texto, que simula um verbete para a palavra “palavra”, constitui-se como um poema porque

a) tematiza o fazer poético, como em “Os poetas classificam as palavras pela alma”.   

b) utiliza o recurso expressivo da metáfora, como em “As palavras têm corpo e alma”.   

c) valoriza a gramática da língua, como em “substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção”.   

d) estabelece comparações, como em “As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas”.   

e) apresenta informações pertinentes acerca do conceito de “palavras”, como em “As gramáticas classificam as palavras”.   

Resposta: [B]
Ao considerar o termo “palavra” como sujeito de ações dotadas de sentimentos e emoções (“chora”, “dorme”, “passa”, “queima”, “corta” e “corre”), a escritora Adriana Falcão utiliza o recurso expressivo da metáfora, como em “as palavras têm corpo e alma”.

Questão de contexto e imagem

Cartaz questão de português análise de imagem

Exemplo 5

(Enem 2022) Considerando-se a função social dos posts, essa imagem evidencia a apropriação de outro gênero com o objetivo de

a) promover o uso adequado de campanhas publicitárias do governo.

b) divulgar o projeto sobre transparência da administração pública.

c) responsabilizar o cidadão pelo controle dos gastos públicos.

d) delegar a gestão de projetos de lei ao contribuinte.

e) assegurar a fiscalização dos gastos públicos.

Resposta: [B]
A imagem, divulgada em post do Facebook, reproduz um outdoor no qual se questiona o custo da própria peça publicitária. Iluminado por três holofotes, que realçam a importância da sua visualização, solicita a opinião do público sobre o assunto, o que permite deduzir que pretende divulgar o projeto sobre transparência da administração pública.

Questão de linguagem culta e coloquial

Exemplo 6

(Enem 2021)  A volta do marido pródigo

– Bom dia, seu Marrinha! Como passou de ontem?

– Bem. Já sabe, não é? Só ganha meio dia. [...]

Lá além, Generoso cotuca Tercino:

– [...] Vai em festa, dorme que-horas, e, quando chega, ainda é todo enfeitado e salamistrão!...

– Que é que hei de fazer, seu Marrinha... Amanheci com uma nevralgia... Fiquei com cisma de apanhar friagem...

– Hum...

– Mas o senhor vai ver como eu toco o meu serviço e ainda faço este povo trabalhar...

[...]

Pintão suou para desprender um pedrouço, e teve de pular para trás, para que a laje lhe não esmagasse um pé.

Pragueja:

– Quem não tem brio engorda!

– É... Esse sujeito só é isso, e mais isso... – opina Sidu.

– Também, tudo p’ra ele sai bom, e no fim dá certo...

– diz Correia, suspirando e retomando o enxadão. – “P’ra uns, as vacas morrem ... p’ra outros até boi pega a parir...”.

Seu Marra já concordou:

– Está bem, seu Laio, por hoje, como foi por doença, eu aponto o dia todo. Que é a última vez!... E agora, deixa de conversa fiada e vai pegando a ferramenta!

ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967. (Adaptado)

Esse texto tem importância singular como patrimônio linguístico para a preservação da cultura nacional devido

a) à menção a enfermidades que indicam falta de cuidado pessoal.   

b) à referência a profissões já extintas que caracterizam a vida no campo.   

c) aos nomes de personagens que acentuam aspectos de sua personalidade.   

d) ao emprego de ditados populares que resgatam memórias e saberes coletivos.   

e) às descrições de costumes regionais que desmistificam crenças e superstições.   

Resposta: [D]
Expressões como “quem não tem brio engorda” e “p’ra uns, as vacas morrem... p’ra outros até boi pega a parir...” fazem parte do acervo cultural de provérbios ricos em imagens que traduzem suposta sabedoria popular. Eles permitem que o texto represente a cultura local e seja um importante patrimônio linguístico da cultura nacional.

Questões de Português Enem na prática

Percebeu como as questões de Português no Enem são diversas e, ao mesmo tempo, reúnem mais de uma temática em um só exercício? Por isso, algo importante que você deve se lembrar durante o exame é:

Texto base: fundamental para fazer a prova;

Texto de apoio: usado somente se necessário;

Comando: pergunta feita.

Aqui, reunimos apenas alguns exemplos, mas, lá na plataforma do Aprova, você pode encontrar vários e colocar em prática o que está aprendendo.

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Isabela Bertolette Braga

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

Ver mais artigos de Isabela Bertolette Braga >

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