Biologia Ciências da Natureza

O que são ecossistemas? Conheça os principais conceitos sobre o assunto

Formados pela união de fatores bióticos e abióticos, os ecossistemas estão em uma pequena poça e também em uma grande floresta. Por isso, é fundamental entender toda a sua complexidade

Acessibilidade

Você já sabe que Ecologia é o tema mais pedido no Enem em Biologia! Com a proximidade do 2º dia de provas do Enem (20/11), vamos abordar aqui alguns conceitos importantes sobre ecossistemas.

Encontrados em literalmente todos os locais, os ecossistemas são uma das formas mais complexas de organização da vida. Por isso, é fundamental entendermos seu conceito e os fatores que influenciam nos ecossistemas.

Os níveis de organização da vida

Para facilitar o estudo dos seres vivos, os cientistas fizeram uma escala da organização biológica. Como unidade mais simples de vida, temos as células e, do lado oposto da escala, existe a biosfera ou, em outras palavras, o conjunto de todas as coisas que compõem o planeta.

Quando diversos indivíduos de uma mesma espécie convivem em um ambiente, chamamos isso de população. Contudo, como nós sabemos, existem milhões de espécies e muitas delas convivendo e se relacionando em um mesmo ambiente – a isso damos o nome de comunidade.

As comunidades são os conjuntos de populações que interagem entre si (Imagem: Adobe/Stock)

Avançando um pouco mais na escala de organização, chegamos aos ecossistemas, que são o conjunto de comunidades e de fatores não vivos (ou abióticos) em um ambiente. Por exemplo, quando pensamos em um recife de corais, estamos imaginando um – ou muitos – ecossistemas marinhos.

De forma rotineira, ao se falar em ecossistemas, pensamos em grandes paisagens. Contudo, da mesma maneira que comunidades de baleias vivem e interagem em distâncias quilométricas de oceano, uma única bromélia pode ser um ecossistema complexo para pequenos seres vivos, como insetos.

Por isso, para efetivamente entender um ecossistema, é necessário compreender mais sobre os dois fatores que constituem os ecossistemas: abióticos e bióticos.

Ecossistemas: fatores abióticos

Fatores abióticos são todas as variáveis não vivas em um ambiente. Para o estudo da Ecologia destacamos a luminosidade, a temperatura, o solo, a pluviometria e a disponibilidade de água.

Mas é importante ressaltar que fatores isolados não constituem um ecossistema como um todo. Não podemos, por exemplo, explicar um deserto apenas pela baixa pluviometria. Isso porque existem outros ecossistemas que também têm baixa pluviometria, como em algumas zonas polares em que as chuvas são escassas.

Mesa Arch, no Parque Nacional de Canyonlands, Utah
Muitas vezes as paisagens naturais são formadas pelos fatores abióticos. Parque Nacional de Canyonlands, Utah (Imagem: Adobe Stock)

Por isso, é necessário entender o conjunto de variáveis e como elas se relacionam entre si para determinar as paisagens. Considerando apenas algumas condições, podemos ver diversas semelhanças entre o Cerrado e as Savanas africanas ou entre a Floresta Amazônica e a Floresta do Congo.

Porém, as semelhanças acabam justamente nos fatores abióticos. Ambos os exemplos citados têm comunidades distintas e, por consequência, suas relações para a formação de ecossistemas também se diferenciam.

Ecossistemas: fatores bióticos

Os fatores abióticos se referem ao conjunto de variáveis vivas de um ecossistema. Deles participam tanto as comunidades de espécies que ali vivem, como também todas as relações ecológicas a que estão suscetíveis.

Devido à dinâmica natural dos seres vivos, a sua simples existência consegue modificar os fatores abióticos ali presentes. Esse é o caso clássico da sucessão ecológica, que, devido ao aumento de estabilidade de solo e à produção de matéria orgânica pelas plantas, consegue transformar uma duna em uma mata fechada ao longo do tempo.

Durante esse processo, as espécies se modificam, tornando-se mais ou menos frequentes no ambiente. Por consequência, as interações entre os seres vivos se modificam, mudando totalmente os fatores bióticos - caso uma espécie seja extinta, por exemplo, isso provavelmente vai impactar a dinâmica populacional do predador desse ser vivo.

Diversos cientistas acreditam que, justamente pelas particularidades locais, não existem ecossistemas iguais. Mas, para efeitos didáticos, agregamos ecossistemas similares em grandes grupos chamados de biomas.

ecossistema floresta tropical
A vida em florestas tropicais é extremamente exuberante e diversa

Ecossistemas ao redor do mundo

Atualmente existem sete grandes fisionomias principais de ecossistemas. São elas: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto.

Adentrando um pouco mais, encontramos centenas de biomas distintos pelo mundo. Só no Brasil, existem 9 tipos diferentes, ainda que Mata dos Cocais, Restinga e Manguezal não sejam reconhecidos oficialmente e existam debates científicos acerca disso.

Indo ainda mais a fundo, dentro de cada um dos biomas reconhecidos no Brasil, existem mais dezenas de macroecossistemas. Por exemplo, carrasco, agreste, palmares, seridó e diversos outros só dentro da Caatinga.

Contudo, infelizmente, devido aos impactos ambientais, diversos ecossistemas estão sumindo. Junto com eles, some também uma complexa e rica biodiversidade que, em muitos casos, a ciência não teve nem tempo estudar. Preservar os ecossistemas é uma tarefa de todos e para todos.

Você conhece a websérie Biomas do Brasil? Ela foi produzida pelo prof. Jubilut em parceria com o YouTube e fala dos principais biomas brasileiros. Confira:

Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

banner perpétua

TEMAS:

avatar

Ver mais artigos de Redação Aprova Total >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.