ENEM Notícias Vida de Estudante

Inep divulga locais de prova do Enem 2023

A informação aparece no Cartão de Confirmação de Inscrição, junto com a data e o horário do exame

Acessibilidade

Já conferiu o seu local de prova do Enem 2023? Na manhã desta terça-feira (24/10), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados referentes ao ensalamento dos candidatos desta edição.

A informação, além do número de inscrição, data e hora do exame estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que o candidato pode acessar na Página do Participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias do exame, que acontecerá em 5 e 12 de novembro.

O cartão também informa se o candidato vai contar com atendimento especializado ou tratamento por nome social.

Como saber onde vou fazer a prova do Enem 2023?

Para acessar a Página do Participante, é preciso ter em mãos o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Com esses dados, basta acessar o site oficial do Enem e seguir esse passo a passo:

1. Clique no botão "PÁGINA DO PARTICIPANTE" para acessar o seu perfil;

2. Em seguida, é necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada (login e senha da sua conta gov.br);

Uma vez dentro da Página do Participante, é possível acessar diversas informações importantes sobre o Enem, no caso você deve procurar pelo CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO:

3. No menu lateral, clique na opção "APLICAÇÃO" e depois em "LOCAL DE PROVA";

4. Dentro do chat, clique no botão azul "LOCAL DE PROVA" e espere pelo carregamento das informações;

5. Uma página com o endereço de onde você fará a prova aparecerá e será possível conferir todas as informações, como endereço completo do local, a cidade, número da sala de prova e os horários das provas.

Outra forma de acessar o local de prova é baixando o aplicativo Enem, disponível na Apple Store e no Google Play. Navegue pelo aplicativo e tenha em mãos o cronograma do Enem, mural de avisos, últimas notícias divulgadas pelo Inep, acompanhamento do local e horário das provas, etc.

Quais são as datas das provas do Enem 2023?

As provas do Enem 2023 acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos. O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado final, apenas no dia 16 de janeiro de 2024.

Não fique por fora das datas mais importantes sobre o Enem. No blog do Aprova Total, você encontra tudo o que precisa saber sobre o Enem e os principais vestibulares!

É obrigatório imprimir o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2023?

Não é obrigatório imprimir o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2023. No entanto, é recomendado que você tenha uma cópia impressa ou salva em seu dispositivo móvel para consultar as informações importantes, como o local de prova e os horários das provas quando quiser.

Saiba mais detalhes sobre como funciona cada etapa do Enem no post
"Confira os principais pontos do edital do Enem 2023"

O que fazer quando o local de prova é distante do endereço informado na inscrição?

Se por acaso você foi designado para um local de prova que está a uma distância maior do que 30 quilômetros do endereço informado na sua inscrição e não conseguir comparecer no dia do exame, não se preocupe! Você terá uma oportunidade para realizar a prova em uma data alternativa, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Para solicitar essa nova aplicação, o Inep disponibilizará uma aba específica na Página do Participante. Nessa seção, os inscritos interessados deverão submeter seus pedidos no período de 13 a 17 de novembro para análise.

📌 Leia também:

💪 Você está precisando de uma força para estudar para o Enem? A plataforma Aprova Total é a maior especialista no ensino digital, com as melhores videoaulas e professores. Venha conhecer!

banner perpétua

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando o sonho da primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para os vestibulares e o Enem.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando o sonho da primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para os vestibulares e o Enem.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.