ENEM

Inscrições para o Enem: prazo termina hoje (16/6)

Veja o passo a passo de como participar do vestibular mais concorrido do Brasil

Acessibilidade

Quem quer garantir a participação no Enem 2023 não pode dormir no ponto! Os interessados podem se inscrever na Página do Participante até o dia 16 de junho, que também é o prazo para solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do país e a principal porta de entrada no Ensino Superior. Nesta edição o Enem comemora 25 anos desde sua primeira aplicação em 1998.

E se você ainda está na dúvida de como participar, confira agora o passo-a-passo e garanta sua inscrição no Enem 2023:

A inscrição garante a participação no Enem?

Para realizar as provas, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, o estudante não pode esquecer de fazer sua inscrição. Contudo, cabe ressaltar que somente a inscrição não garante a participação no exame. Depois de se inscrever, o estudante precisa realizar o pagamento da taxa até o dia 21 de junho.

A taxa de inscrição do Enem 2023 permanece em R$ 85 e pode ser paga por diversos meios, como boleto bancário, PIX, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Caso opte pelo pagamento via PIX, basta acessar o QR code presente no boleto para realizar a transação.

Como realizar minha inscrição no Enem?

Para inciar a realização da inscrição, é necessário usar o login único da plataforma Gov.br. Nessa interface de acesso, preencha todos os campos obrigatórios com os dados solicitados (CPF e senha cadastrados no seu acesso Gov.br).

Logo em seguida, na Página do Participante você pode realizar sua inscrição no Enem com o auxílio da Nanda, a agente virtual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Antes de tudo, ela vai pedir que você identifique uma figura. Isso porque o sistema precisa saber se você é uma pessoa mesmo ou um robô (por mais que a pergunta te pareça um pouco boba). Clique na figura indicada e prossiga.

Como recuperar a senha de acesso no Gov.br

Caso não se lembre da senha ou não tenha cadastro, é possível recuperá-la ou cadastrar-se acessando a página de Serviços e Informação do Brasil (acesso.gov.br). Veja como é simples:

  • Na tela de login no Gov.br digite seu CPF e depois de "Avançar", clique em "Esqueci minha senha":
  • Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. Então, selecione uma das alternativas e receba o código de recuperação.
  • Com código em mãos, acesse o link de redirecionamentoe e finalize a recuperação da sua senha.

Se necessário, confira mais informações disponibilizadas pelo Inep:
- Como posso cadastrar ou recuperar minha senha da Página do Participante?
- Estou com problemas na conta de acesso ao gov.br. O que fazer?

Dados pessoais

Dando continuidade ao cadastro, digite o seu CPF e data de nascimento, colocando o ano de nascimento com 4 dígitos, e aperte no botão enviar. Uma vez que os seus dados estejam corretos, e se o sistema reconhecê-los como válidos, a Nanda vai colocar um botão para que você inicie seu processo de inscrição. Vamos lá?

Por meio do seu CPF, o sistema vai puxar o seu nome completo, data de nascimento e nome da sua mãe. Se os dados estiverem corretos, prossiga com a sua inscrição. Em contrapartida, se estiverem errados, entre em contato com a Receita Federal. Confira o cadastro e se estiver tudo certo, clique em PRÓXIMO.

Na etapa seguinte, insira o nome completo do seu pai, ou se preferir, assine a opção “Não quero declarar" e clique em PRÓXIMO.

Aqui, a Nanda pede para que o estudante fale um pouco dele. Então, campos de sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade devem ser preenchidos.

Endereço

Se você sinalizou que nasceu no Brasil, na próxima pergunta você deve responder qual é o estado e a cidade do seu nascimento. Caso não, as opções são: Brasileiro naturalizado, Estrangeiro, ou Brasileiro nato nascido no exterior. Para essas opções, preencha o seu RG, o órgão expedidor e o Estado onde foi feito o registro.

Sabe o CEP da sua residência? Chegou a hora de colocá-lo na inscrição! Mas se você ainda não decorou o número, não se preocupe! Clique no hiperlink dos Correios, e preencha os dados necessários para descobri-lo. Se você digitar corretamente o CEP, a tela seguinte pedirá mais algumas informações do seu endereço (número e complemento). Preencha corretamente e clique em PRÓXIMO.

Atendimentos

Você tem alguma deficiência e/ou precisa de algum recurso de acessibilidade? Se sim, informe que você precisa de atendimento especial na próxima etapa. Nela irá abrir uma tela com as condições especiais que o Enem pode atender. Entre elas estão: autismo, dislexia, cegueira, surdez, gestante, etc.

Logo que uma das opções for escolhida, você deve selecionar como poderá ser ajudado no dia do exame. Por exemplo, se você atesta que tem algum tipo de deficiência física, o Enem oferece:

- Apoio para pernas e pés;

- Mesa para cadeira de rodas;

- Sala de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida;

- Auxílio de um profissional capacitado para a leitura das provas;

- Auxílio de um profissional capacitado que possa transcrever suas respostas;

- Ou até mesmo tempo adicional para a realização do exame.

Você também pode clicar em “Não necessito de nenhum recurso" e prosseguir com a sua inscrição.

Língua estrangeira

E aí... Qual idioma você sabe mais? Inglês ou Espanhol? Selecione o idioma de sua escolha, aquele que você possui maior domínio, e prossiga. A prova terá 5 questões de língua estrangeira.

Ensino Médio

Você já terminou o Ensino Médio? Aqui você deve sinalizar qual a sua situação. Atenção: se você selecionar a opção “Estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” você poderá realizar a prova somente como treineiro. Nesta modalidade, você não concorrerá a uma das vagas ofertadas e, desse modo, sua prova servirá apenas para a sua autoavaliação de conhecimentos.

Qual o tipo da escola que você frequentou? Pública? Particular? Particular com bolsa? Uma parte em cada uma? Escolha a opção correta e prossiga com a sua inscrição.

Ah, se você obteve sua certificação do Ensino Médio por meio do Encceja, que é uma das principais formas de jovens e adultos concluírem seus estudos, aperte em SIM e continue. Se a resposta for negativa, aperte em NÃO. Se a sua opção foi “Não”, selecione o tipo de ensino que foi utilizado na conclusão (Regular, Educação Especial ou Educação de Jovens e Adultos – EJA) e o ano de conclusão.

Município de prova

Onde você prefere realizar a sua prova? O Inep aplicará as provas em 5 e 12 de novembro em todas as unidades da Federação. Então, escolha o município onde você mora ou estará mais próximo para realizar as provas nas datas anunciadas.

Questionário socioeconômico

Agora que você já preencheu a parte inicial do cadastro, é hora de fazer o preenchimento do questionário socioeconômico do Enem. Ao todo, são 25 perguntas que devem ser preenchidas de acordo com a real situação do estudante, pois servirão para a criação de políticas educacionais.

Após preencher a última questão, se os seus dados estiverem todos corretos, clique em próximo. Caso tenha preenchido algum item incorretamente, clique em VOLTAR e corrija.

Dados de contato para inscrição no Enem

Pronto! Agora basta inserir um número de telefone fixo, o número de um celular e o seu e-mail para contato. Confira se está tudo certo, afinal, você precisa receber as informações corretas!

Em conclusão, escolha uma senha que tenha entre 6 e 10 caracteres e que contenha somente letras e números. Esta senha irá te acompanhar até o dia da prova e também posteriormente.

Finalmente: a conclusão da inscrição no Enem

Hora de conferir todos os dados, editar aqueles que estiverem errados, e por fim, ENVIAR A INSCRIÇÃO. Ufa! Depois que a sua inscrição for realizada, abra a mensagem do Beto, outro agente virtual no Inep, que está em “Comunicados”. Por fim, baixe o seu boleto e faça o pagamento dele adequadamente de acordo com a forma que selecionou em sua inscrição.

Agora que a inscrição tá feita, deposita aquela animação e bora estudar! Se você quiser uma preparação completa, venha estudar todos os assuntos com o Aprova Total e detonar no Enem.

Aqui no Aprova Total já explicamos sobre os detalhes do Edital do Enem 2023. E no portal do Inep também há uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Vale a pena conferir e tirar todas as dúvidas antes e depois das inscrições!

📖 Leia também:

 Se você ainda não é aluno da plataforma, mas quer se preparar para o maior vestibular do país, inscreva-se no simulado e libere o acesso à semana de revisão. Venha despertar a fera que há em você! 🦁

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.