Guia passo a passo: como se inscrever no Enem?
Veja tudo o que você precisa saber para garantir sua inscrição no maior processo seletivo do Brasil
Acessibilidade
Quem quer garantir a participação no Enem 2024 não pode dormir no ponto! Os interessados podem se inscrever na Página do Participante entre os dias 27 de maio e 7 de junho, que também é o prazo para solicitar atendimento especializado.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do país e a principal porta de entrada no Ensino Superior. Então, você não pode ficar de fora dessa!
Está na dúvida de como participar? Confira agora o passo a passo e garanta sua inscrição no Enem 2024!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
A inscrição garante a participação no Enem?
Para realizar as provas, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, o estudante não pode esquecer de fazer sua inscrição. Contudo, cabe ressaltar que somente a inscrição não garante a participação no exame. Depois de se inscrever, o estudante precisa realizar o pagamento da taxa até o dia 12 de junho.
A taxa de inscrição do Enem 2024 permanece em R$ 85 e pode ser paga por diversos meios, como boleto bancário, PIX, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco.
Caso opte pelo pagamento via PIX, basta ler o QR code presente no boleto para realizar a transação.
Como realizar minha inscrição no Enem?
Para realizar a inscrição, é necessário usar o login único da plataforma Gov.br. Nessa interface de acesso, preencha todos os campos obrigatórios com os dados solicitados (CPF e senha cadastrados no seu acesso Gov.br).
Logo em seguida, na Página do Participante, você pode realizar sua inscrição no Enem com o auxílio da Nanda, a agente virtual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Antes de tudo, ela vai pedir que você identifique uma figura. Isso porque o sistema precisa saber se você é uma pessoa mesmo ou um robô (por mais que a pergunta pareça um pouco boba). Clique na figura indicada e prossiga.
Como recuperar a senha de acesso no Gov.br
Caso não se lembre da senha ou não tenha cadastro, é possível recuperá-la ou cadastrar-se acessando a página de Serviços e Informação do Brasil. Veja como é simples:
- Na tela de login no Gov.br, digite seu CPF e clique em "Avançar". E, depois, em "Esqueci minha senha":
- Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. Então, selecione uma das alternativas e receba o código de recuperação.
- Com o código em mãos, acesse o link de redirecionamento e finalize a recuperação da sua senha.
Dados pessoais
Dando continuidade ao cadastro, digite o seu CPF e data de nascimento, colocando o ano de nascimento com 4 dígitos, e aperte o botão enviar.
Uma vez que os seus dados estejam corretos, e se o sistema reconhecê-los como válidos, a Nanda vai colocar um botão para que você inicie seu processo de inscrição. Vamos lá?
Por meio do seu CPF, o sistema vai puxar o seu nome completo, data de nascimento e nome da sua mãe. Se os dados estiverem corretos, prossiga com a sua inscrição. Em contrapartida, se estiverem errados, entre em contato com a Receita Federal.
Confira o cadastro e se estiver tudo certo, clique em PRÓXIMO. Na etapa seguinte, insira o nome completo do seu pai, ou se preferir, assine a opção “Não quero declarar" e clique em PRÓXIMO.
Aqui, a Nanda pede para que o estudante fale um pouco dele. Então, campos de sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade devem ser preenchidos.
Endereço
Se você sinalizou que nasceu no Brasil, na próxima pergunta, você deve responder qual é o estado e a cidade do seu nascimento.
Caso não, as opções são: Brasileiro naturalizado, Estrangeiro, ou Brasileiro nato nascido no exterior. Para essas opções, preencha o seu RG, o órgão expedidor e o Estado onde foi feito o registro.
Sabe o CEP da sua residência? Chegou a hora de colocá-lo na inscrição! Mas se você ainda não decorou o número, não se preocupe! Clique no hiperlink dos Correios e preencha os dados necessários para descobri-lo.
Se você digitar corretamente o CEP, a tela seguinte pedirá mais algumas informações do seu endereço (número e complemento). Preencha corretamente e clique em PRÓXIMO.
Atendimentos
Você tem alguma deficiência e/ou precisa de algum recurso de acessibilidade? Se sim, informe que você precisa de atendimento especial na próxima etapa. Nela, irá abrir uma tela com as condições especiais que o Enem pode atender, como autismo, dislexia, cegueira, surdez, gestante, etc.
Logo que uma das opções for escolhida, você deve selecionar como poderá ser ajudado no dia do exame. Por exemplo, se você atesta que tem algum tipo de deficiência física, o Enem oferece:
- apoio para pernas e pés;
- mesa para cadeira de rodas;
- sala de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida;
- auxílio de um profissional capacitado para a leitura das provas;
- auxílio de um profissional capacitado que possa transcrever suas respostas; ou
- tempo adicional para a realização do exame.
Você também pode clicar em “Não necessito de nenhum recurso" e prosseguir com a sua inscrição.
Língua estrangeira
E aí... Qual idioma você sabe mais? Inglês ou Espanhol? Selecione o idioma de sua escolha, aquele que você possui maior domínio, e prossiga. A prova terá 5 questões de língua estrangeira.
👉 Leia também:
Espanhol no Enem 2024: conheça os assuntos mais cobrados
Inglês no Enem 2024: assuntos que mais caem na prova
Ensino Médio
Você já terminou o Ensino Médio? Então aqui você deve sinalizar qual a sua situação.
Atenção: se você selecionar a opção “Estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” você poderá realizar a prova somente como treineiro. Nesta modalidade, você não concorrerá a uma das vagas ofertadas e, desse modo, sua prova servirá apenas para a sua autoavaliação de conhecimentos.
Qual o tipo da escola que você frequentou? Pública? Particular? Particular com bolsa? Uma parte em cada uma? Escolha a opção correta e prossiga com a sua inscrição.
Ah, se você obteve sua certificação do Ensino Médio por meio do Encceja, que é uma das principais formas de jovens e adultos concluírem seus estudos, aperte SIM e continue. Se a resposta for negativa, aperte NÃO.
Se a sua opção foi “Não”, selecione o tipo de ensino que foi utilizado na conclusão (Regular, Educação Especial ou Educação de Jovens e Adultos – EJA) e o ano de conclusão.
Município de prova
Onde você prefere realizar a sua prova? O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro em todas as unidades da Federação. Então, escolha o município onde você mora ou estará mais próximo para realizar as provas nas datas anunciadas.
Questionário socioeconômico
Agora que você já preencheu a parte inicial do cadastro, é hora de fazer o preenchimento do questionário socioeconômico do Enem. Ao todo, são 25 perguntas que devem ser preenchidas de acordo com a real situação do estudante, pois servirão para a criação de políticas educacionais.
Após preencher a última questão, se os seus dados estiverem todos corretos, clique em próximo. Caso tenha preenchido algum item incorretamente, clique em VOLTAR e corrija.
Dados de contato para inscrição no Enem
Pronto! Agora basta inserir um número de telefone fixo, o número de um celular e o seu e-mail para contato. Confira se está tudo certo, afinal, você precisa receber as informações corretas!
Em conclusão, escolha uma senha que tenha entre 6 e 10 caracteres e que contenha somente letras e números. Esta senha irá te acompanhar até o dia da prova e também posteriormente.
👉 Leia também:
Como usar a nota do Enem? SiSU, ProUni, Fies e mais opções
Saiba como se preparar para o Enem com aulas de redação online
Conclusão da inscrição no Enem
Hora de conferir todos os dados, editar aqueles que estiverem errados, e por fim, ENVIAR A INSCRIÇÃO.
Depois que a sua inscrição for realizada, abra a mensagem do Beto, outro agente virtual no Inep, que está em “Comunicados”. Por fim, baixe o seu boleto e faça o pagamento dele adequadamente de acordo com a forma que selecionou em sua inscrição.
Agora que a inscrição está feita, bora estudar! Se você quiser uma preparação completa, venha estudar todos os assuntos com o Aprova Total e detonar no Enem. No blog, já explicamos sobre os detalhes do Edital do Enem 2024. Vale a pena conferir e tirar todas as dúvidas antes e depois das inscrições!
Datas do Enem 2024
Veja, abaixo, as principais datas do Enem 2024:
- Inscrições: 27 de maio a 07 de junho
- Solicitações de atendimento especializado: 27 de maio a 07 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 12 de junho
- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabaritos: 20 de novembro
- Reaplicação do Enem: 10 e 11 de dezembro
- Resultado: 13 de janeiro de 2025
➡️ Ainda tem dúvidas? Confira o vídeo a seguir:
Se você ainda não é aluno do Aprova Total, mas quer se preparar para o maior vestibular do país, então comece agora mesmo a estudar com os melhores professores e conquiste sua aprovação. 💪🏆