Vida de Estudante

Estudar na quarentena: dicas para não perder o foco

A quarentena chegou para dar dor de cabeça para muitos estudantes. De uma hora para outra foi preciso se acostumar com uma nova realidade. Neste post te damos algumas dicas para manter o foco nesse período.

Acessibilidade

O ano é 2020 e todos nós estamos tentando encontrar, de alguma forma, alguma normalidade em meio a essa quarentena que parece ser interminável. A Pandemia do Coronavírus parou o mundo e no Brasil não foi diferente. Algumas empresas e escolas perceberam que poderiam utilizar a internet a seu favor e agora as atividades são tocadas de casa.

O ensino online passou então a ser o novo "normal". Muitos vestibulandos que não tinham o hábito de pautar a sua rotina de estudo no ensino online, agora, na quarentena, têm experimentado uma nova realidade e muitos têm se sentido perdidos. Por isso, se você é um deles ou só precisa de dicas para manter o foco nesse período, prepare-se porque preparamos concelhos valiosos.

Antes de começarmos, talvez seja um ótimo primeiro passo para você começar a pensar que o ensino online agora é o seu maior aliado na corrida para a aprovação. Assim, vamos ao que interessa!

Faça uma amizade sincera com a tecnologia

imagem mostra jovem usando a tecnologia para estudar na quarentena através de videoaulas.

Sim, é bem verdade que a tecnologia pode ser uma distração, que pode ser usada para iniciativas bem duvidosas, mas também é verdade que, se usada pela pessoa correta e da maneira correta, a tecnologia pode nos ajudar a avançar em direção a dias melhores.

Agarre isso com toda força e use a tecnologia e a internet ao seu favor. Se é possível aprender sem que você esteja dentro de uma sala de aula, faça isso. Procure videoaulas, livros disponibilizados gratuitamente na internet, documentários, filmes. Acredite, a quarentena pode ter aberto uma porta de novas possibilidades de aprendizado para você!

Tire suas dúvidas

Não, não estamos incentivando o encontro de pessoas. Hoje em dia existem muitos fóruns na internet para tirar dúvidas. Talvez você não confie em nenhum deles, mas tem um que você pode confiar: a Comunidade do BT. Ela foi criada no ano passado e desde então tem ajudado nossos alunos a tirarem suas dúvidas.

Além disso, não há nenhuma conversa hoje que não possa ser feita por uma ligação de vídeo. Por isso, forme grupos de estudo com alguns amigos para tirar dúvidas ou até mesmo para discutir algum tema específico.

Tenha um local de estudo

Eu sei, está todo mundo em casa. Poderíamos sim viver no mundo perfeito onde cada membro da família tem um lugar específico da casa para chamar de seu. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Se alguns estudantes não conseguem ter um cantinho de estudos em dias normais, imagina na quarentena com todo mundo dentro de casa?

É nessas horas que é preciso ter um bom diálogo. É necessário ter uma conversa séria com aqueles que moram na sua casa e explicar qual o seu foco nessa quarentena. Talvez você precise ajustar os seus horários, mas o importante é que você tenha um momento no qual você possa estar concentrado em estudar aquilo que deve ser estudado.

Siga um cronograma

Você precisa ter um plano de estudo, um cronograma, uma ordem de conteúdos para estudar. Não tem como você simplesmente seguir uma ordem da sua cabeça ou uma ordem qualquer aleatória que vai te fazer chegar a lugar nenhum.

Primeiramente é preciso entender que os conteúdos precisam ser tratados em uma ordem específica para que o assunto seja construído da melhor maneira possível na sua mente. O nosso novo curso Extensivo de Maio pode te ajudar com isso. Ele conta com todos os principais conteúdos cobrados no ENEM organizados em planos de estudo semanais de Biologia, Química, Física e Matemática.

TEMAS:

avatar

Ver mais artigos de Redação Aprova Total >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.