Literatura

Perdeu o aulão de Literatura para vestibulares? Veja um resumo

Selecionamos algumas dicas gerais - e importantes - que o professor Guilherme Suman compartilhou sobre a leitura de obras obrigatórias

Acessibilidade

Ei, vestibulander, dormiu no ponto e deixou passar esse aulão incrível que o professor Guilherme Suman preparou sobre Literatura para vestibulares? A gente é muito legal e resolveu selecionar algumas dicas gerais - e importantes - que ele compartilhou mais cedo.

Literatura para vestibulares no aulão do Suman

Leve, na live, no flow, foi assim que o professor Guilheme Suman começou essa aula que, com certeza, rendeu várias anotações bacanas para quem assistiu.

Ele começou explicando quais são os primeiros passos para lidar com as listas de leituras obrigatórias, que envolve, antes de tudo, mapear os modelos de provas. Isso porque cada vestibular possui diferentes critérios para avaliar os conhecimentos em Literatura dos vestibulandos.

Então, atente-se a essas dicas:

  1. Comece avaliando cada obra segundo os parâmetros da história da Literatura. Ou seja: a quais movimentos artísticos ela pertence? Em qual momento foi escrita? Qual a perspectiva e motivação do autor?
  2. Olhe para as multidisciplinaridades, pois a Literatura pode, facilmente, ser relacionada a outros componentes curriculares, como História, Filosofia e mais;
  3. Trace estratégias e organize a sua rotina de estudos e leituras ciente de quais aspectos textuais são cobrados em cada modelo de vestibular. Ah, e não se esqueça dos resumos!

🔔 DICONAZONA BRABA DO SUMAN 🔔 
"Literatura é repertório cultural para tudo. Você pode enriquecer a sua redação usando o conhecimento que ganha com as leituras - o que também vale para outras disciplinas!"

Como a Literatura cai na...

Fuvest

É uma prova tradicional, que cobra conteúdos do Ensino Médio e mais nove obras obrigatórias. Como abordagem, usam a verificação de leitura e a análise literária. Ou seja, a Fuvest pergunta: você leu os meus livros? Consegue analisar o que o autor quer dizer? Além disso, a prova costuma trazer autores contemporâneos, que não são necessariamente parte da geração clássica da Literatura.

Unicamp

Em termos de prova, Suman explica que o modelo é semelhante ao da Fuvest, o que mudam são os livros. No entanto, existe essa mesma busca por autores contemporâneos, a exemplo do álbum dos Racionais Mc's cobrado no vestibular da Unicamp.

UFSC

Aqui, o professor faz um alerta, já que, no edital da prova, há uma recomendação sobre ler as obras integralmente, além de reconhecer aspectos do gênero literário e do contexto. As questões também têm formato diferente em relação aos outros vestibulares, pois são de proposição múltipla - ou seja, de somatória.

No aulão, Suman ainda falou de especificidades das provas da UFPR e da UFRGS, e fez uma breve análise de alguns livros presentes na lista de leituras obrigatórias. Então, se você curtiu o que leu até aqui e quer assistir ao vídeo completo, veja na nossa página do YouTube.

Ele comentou sobre o estilo das bancas, os tipos variados de questões, quais são as obras mais recorrentes e por que se destacam.

Ah! E é possível baixar gratuitamente um e-book exclusivo com resumos. Veja aqui:

📚  GUIA LITERÁRIO PARA OS VESTIBULARES 📚 

Quer se preparar para o Enem e vestibulares com que mais entende desse assunto? Então conheça a plataforma Aprova Total, que oferece os melhores conteúdos e videoaulas e está cheia de novidades!

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.