Dúvidas de Português

Onde ou aonde? Aprenda a usar corretamente

Descubra a diferença entre os termos "aonde" e "onde", aprenda a usá-los corretamente e evite confusões na sua escrita com este guia

Acessibilidade

Se você já se perguntou se deve usar "aonde" ou "onde" em uma frase, saiba que essa é uma dúvida muito comum até os falantes da Língua Portuguesa. Essas duas palavras parecem inofensivas, mas trazem à tona uma diferença sutil e importante que pode mudar completamente o sentido de uma frase.

Neste guia, vamos descomplicar essa questão e mostrar, com exemplos práticos e dicas, como usar "aonde" e "onde" corretamente.

Ao final deste texto, você estará preparado(a) para fazer as escolhas certas e evitar deslizes que podem comprometer sua comunicação.

Diferença entre "aonde" e "onde"

De forma simples, "aonde" indica movimento em direção a um lugar, enquanto "onde" se refere a um local fixo, sem movimento. A seguir, vamos entender com mais detalhes essa diferença.

Onde: advérbio ou pronome

"Onde" pode assumir duas funções: advérbio de lugar ou pronome relativo. É usado para indicar um lugar fixo, estático, sem qualquer sugestão de movimento. Geralmente, acompanha verbos que não trazem ideia de deslocamento, por exemplo, "estar", "ficar" e "morar.

Como advérbio interrogativo - iniciando uma pergunta -, tem a função de questionar sobre a localização de algo ou alguém. Já como pronome, liga um termo ou oração a outro(a). Assim, pode ser substituído por "em que", "no qual" ou "na qual".

Veja exemplos de frases:

Onde será que eu deixei a chave do carro? Quando a vi pela última vez, estava na mesa da sala. (advérbio interrogativo)

Renata mora em um dos melhores bairros da cidade, onde há várias casas de alto padrão. (pronome relativo)

Não sei onde ele está, já procurei em todos os lugares possíveis. (advérbio interrogativo)

Aonde: indicação de movimento

"Aonde" é um advérbio utilizado para expressar movimento ou deslocamento em direção a algum lugar. Pode ser substituído por "a que", "ao qual" ou "à qual".

A construção da palavra se dá pela adição da preposição "a" com "onde". Assim, costuma ser empregado junto a verbos que "pedem" a preposição "a" e sugerem que algo ou alguém está se movendo de um lugar para outro. Alguns exemplos são "ir", "chegar" e "levar".

Aonde vamos chegar desse jeito? Chega de brigas!

A mãe perguntou aonde os garotos estavam indo.

Aonde você vai me levar para jantar no Dia dos Namorados?

🚶‍♀️ O truque para não errar é verificar se o verbo na frase sugere movimento. Se a resposta for sim, "aonde" é a palavra que você deve usar.

👉 Leia também: Concordância nominal: regra geral, casos específicos e exemplos

Quando usar "onde" ou "aonde"?

Você deve usar "onde" em frases que indicam um local fixo, sem referência a movimento ou deslocamento, como:

Sabe onde está o meu livro de Matemática? Será que está na estante da sala?

Onde você estacionou o carro? Dentro ou fora do shopping?

Nesse caso, o foco das frases é a localização de um objeto, o livro ou o veículo. Os exemplos acima também demonstram outro uso frequente do termo: em perguntas que buscam determinar a localização de algo ou alguém.

Diferentemente, usamos "aonde" em frases que indicam movimento ou deslocamento. Assim, sempre acompanha verbos que expressam a ideia de alguém ou algo indo de um lugar a outro.

Aonde você pensa que vai, menino? Eu já vou servir o almoço.

Ele quer saber aonde iremos depois do jantar.

Dicas para escolher o termo correto

Para evitar confusões e saber qual palavra usar em uma frase, separamos algumas dicas:

  1. Memorize a diferença entre "onde" e "aonde". Pense no "onde" como algo parado, estático. Já o "aonde" é o que se mexe, se desloca;
  2. Sempre verifique o verbo na frase. Se indicar movimento ou deslocamento, "aonde" é a palavra que você deve usar. Se o verbo for estático, sem sugestão de movimento, "onde" é a escolha certa;
  3. Quanto mais exercícios fizer, mais natural será o uso dessas expressões no seu dia a dia. Assim, vale a pena estudar resolvendo algumas questões de Língua Portuguesa que envolvem as duas palavras.

👉 Leia também: 25 dúvidas de ortografia respondidas para não se confundir mais

Exemplos de uso incorreto de "onde" e "aonde"

Como falamos, treinar pode ajudar a fixar o uso corre das palavras. Assim, vamos ver a aplicação em algumas frases:

Onde Aonde você vai agora?

"Vai" é a flexão do verbo ir no presente do indicativo. Por isso, dá o sentido de deslocamento. Nesse caso, o termo correto é "aonde".

Aonde Onde está o meu celular?

Nesta frase, o verbo "está" indica um estado fixo, sem movimento. Logo, "onde" é a forma correta.

Conclusão: onde ou aonde?

  • "Onde" pode ser um advérbio de lugar ou pronome relativo. Indica lugar fixo ou estático, sem movimento. Acompanha verbos como "estar", "ficar" e "morar".
  • "Aonde" também é um advérbio, mas expressa movimento ou deslocamento. Sugere que uma coisa ou pessoa está se movendo. Costuma aparecer na companhia de verbos como "ir", "chegar", "caminhar" e "levar".

🥇 Prepare-se para o Enem e vestibulares com os melhores! Inscreva-se no Aprova Total e tenha acesso a videoaulas, simulados, correção de redações e muito mais!

banner

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.