Ratificar ou retificar: entenda a diferença entre as palavras
Ambas existem na Língua Portuguesa, mas possuem significados diferentes. Saiba como usá-las adequadamente em diferentes contextos
Acessibilidade
É comum surgir a confusão entre as palavras "retificar" e "ratificar", principalmente por causa da semelhança na grafia e na pronúncia. Afinal, apenas uma letra as diferencia!
Apesar disso, essas palavras têm significados distintos e usos específicos. Por isso, é importante saber diferenciá-las para evitar erros em redações, documentos e comunicações formais.
A seguir, explicamos o que cada termo significa e quais são seus usos mais frequentes. Confira!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Retificar ou ratificar: qual é a diferença?
Enquanto uma tem a ver com corrigir erros, a outra está ligada a confirmar algo. Entender essa diferença pode evitar confusões e deixar sua comunicação muito mais clara e precisa!
O que significa "retificar"?
De forma geral, a palavra retificar, escrita com a letra E, significa corrigir, consertar ou ajustar algo que está incorreto. Veja exemplos:
Foi necessário retificar os dados no formulário para seguir com o processo.
O aluno pediu para retificar sua resposta na prova, mas o professor não autorizou.
Também pode assumir o significado de tornar reto ou alinhar, no caso de um traçado. Ou ainda, em um contexto elétrico, transformar uma corrente alternada em contínua.
O que significa "ratificar"?
Ratificar, com a letra A, tem o sentido de confirmar, validar ou reafirmar algo que já foi dito ou realizado. Confira algumas frases:
Durante a reunião, o gerente ratificou o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
O advogado solicitou que as partes ratificassem os termos do acordo judicial.
Quando usar retificar ou ratificar?
Use retificar quando precisar corrigir algo errado. E use ratificar quando for necessário confirmar ou validar uma informação. Assim, é sempre importante analisar o contexto e sentido da frase.
Vamos checar alguns exemplos para entender melhor o uso:
O juiz pediu para o escrevente retificar o nome do réu no processo, pois o sobrenome estava com o grafia errada.
Pelo contexto, entendemos que o nome do réu está errado e que o juiz pediu para corrigir a grafia. Assim, usa-se "retificar".
Após a reunião entre os representantes das empresas, o diretor pediu que os advogados ratificassem a decisão de parceria enviando uma declaração formal assinada por ambas as partes.
Nesse caso, "ratificar" é usado no sentido de confirmar oficialmente a decisão tomada na reunião, garantindo que ela seja validada por meio de um documento formal.
Dicas para evitar erros comuns
Na hora de escolher qual termo utilizar, algumas dicas simples ajudam a evitar confusões:
- sempre que houver algo errado que precisa de ajuste, utilize rEtificar. O termo aparece com frequência em erros ou mudanças;
- se o contexto for para confirmar, validar ou afirmar, use rAtificar. É mais comum em decisões, acordos e declarações formais.
💡 Você já ouviu falar sobre retífica de motores? O processo consiste em consertar peças desgastadas ou danificadas para que os motores de veículos voltem a funcionar. Assim, como associação, lembre-se que retificar é consertar. Em uma oficina, por exemplo, os mecânicos corrigem os defeitos do motor!
Resumo: retificar ou ratificar
Para facilitar o aprendizado, resumimos o conteúdo para você:
- Retificar: corrigir, ajustar algo que está errado;
- Ratificar: confirmar, validar algo previamente dito ou feito.
Se você gostou dessa explicação e quer ler mais publicações sobre dúvidas comuns de Português, não deixe de conferir o blog do Aprova Total! Veja explicações para melhorar sua escrita e arrasar nas provas e redações. ✍️
👉 Leia também: 25 dúvidas de ortografia respondidas para não se confundir mais