Terceira lei de Newton: ação e reação, conceito e aplicações
Você conhece a terceira lei de Newton, também chamada de lei da ação e reação? Confira aqui sua definição e diversos exemplos contextualizados.

Acessibilidade
Leis de Newton é muito presente no Enem, sendo um dos 10 assuntos que mais caem na prova. Com isso, o Aprova Total preparou um artigo completo para você ficar por dentro de tudo sobre a terceira lei de Newton!
A terceira lei de Newton nos diz o seguinte:
"Para toda ação há sempre uma reação de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário"
Tá, mas o que seriam essas ações e reações? Assim como as demais leis de Newton, essa lei também trata de forças.
As forças sempre atuam em pares, ou seja, se existe uma força, existe uma reação à essa força.
Isso significa que, sempre que um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B também exerce uma força sobre o corpo A e essa força tem a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário ao da força exercida por A.
Matematicamente, isso pode ser resumido por:

Em que FAB se refere à força que A exerce sobre B e FBA se refere à força que B exerce sobre A.
Por exemplo, quando uma pessoa (A) exerce uma força F sobre uma caixa (B). A caixa também exerce uma força F sobre a pessoa, porém no sentido oposto.

NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Alguns exemplos da terceira Lei de Newton
Seguem abaixo mais alguns exemplos e aplicações da lei da ação e reação.
Peso e normal
Observe a imagem abaixo. As únicas duas forças atuantes sobre a caixa são o peso (P) e a normal (N). Sendo assim, elas acabam se cancelando:

Esse par de forças representa um par ação-reação, ou seja, a normal é uma reação à força peso?
NÃO! As forças de ação e reação sempre atuam em corpos diferentes, NUNCA no mesmo corpo e, portanto, elas nunca se cancelam.
Tá, mas então qual é e onde está aplicada a reação à força peso?
A força peso é resultante da atração gravitacional entre um corpo e o planeta Terra, ou seja, é aplicada pela Terra sobre esse corpo. Portanto, a reação à essa força deve ser exercida pelo corpo sobre o planeta Terra:

Movimentos resultantes de forças de reação
Quando soltamos uma bexiga cheia com seu bocal aberto, permitindo a saída do ar, ela sai voando por aí. Qual a força que causa o seu movimento?
Bom, a fluidodinâmica nos diz que um fluido sempre irá se mover da região de maior pressão para a região de menor pressão. Como a pressão dentro da bexiga cheia é maior do que a pressão atmosférica exterior a ela, o ar da bexiga é forçado a escapar para o exterior.
Como visto, para toda ação existe uma reação, logo, existirá também uma força exercida pelo ar sobre a bexiga, no sentido contrário a força exercida pela bexiga sobre o ar. Você pode observar esse processo na figura abaixo:

Esse é basicamente o mesmo princípio de funcionamento dos foguetes. Nesses, uma reação de combustão tem como produto gases aquecidos. Esses gases são expelidos na parte inferior do foguete e, como reação, o foguete é impulsionado para cima:

Outro movimento resultante de forças de reação é a forma com que a caminhamos. Para andar, exercemos uma força sobre o chão (para trás) e o chão exerce sobre nós uma força que nos empurra para frente.
O mesmo processo ocorre na maioria dos seres vivos. Por exemplo, observe na imagem abaixo o par de forças de ação e reação que possibilitam o andar de um cavalo:

Talvez você tenha chegado até aqui e pense que não pode seguir sem antes dominar a Primeira e a Segunda Lei de Newton, não se preocupe porque a gente te ajuda: Primeira Lei e Segunda Lei.
Entendeu como a terceira lei de Newton se aplica em situações cotidianas? É assim que os vestibulares costumam cobrá-la! Bora gabaritar!
Quer se preparar para o Enem e vestibulares com quem mais entende do assunto? A plataforma Aprova Total é a maior especialista no ensino digital e tem as melhores videoaulas e professores!
