Atualidades Ciências Humanas Geografia

Tragédia no litoral de SP: expansão urbana e mudanças climáticas

O temporal que caiu no litoral norte de São Paulo na última semana registrou o maior volume de chuvas em 24 horas da história do Brasil. Entenda quais fenômenos levaram a esse desastre

Acessibilidade

Na última semana, fortes temporais em SP deixaram o país em alerta. O excesso de chuvas, principalmente em São Sebastião, provocou enchentes e deslizamentos de terra, que já causaram a morte de mais de 50 pessoas e deixaram cerca de 4 mil desabrigadas.

Entre os dias 18 e 19 de fevereiro foi registrado o maior volume de chuva em 24 horas na história do Brasil! E, em apenas um dia, os municípios de Bertioga e São Sebastião, chegaram a registrar aproximadamente 700 milímetros de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Esse volume é mais que o dobro do esperado para o mês inteiro nessa região.

Os temporais em SP

Para entender melhor esse "evento extremo e histórico", o Aprova Total preparou esse artigo explicando algumas das causas desse fenômeno, relacionadas à urbanização e às mudanças climáticas — dois assuntos que costumam ser bastante pedidos nos vestibulares e no Enem! Confira!

Os impactos da urbanização

Esses fenômenos catastróficos não são de hoje e acontecem com uma certa frequência. Em janeiro de 2022, por exemplo, fortes chuvas assolaram o estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana próxima à capital. Nessa ocasião, mais de 200 de pessoas morreram por conta de inundações e deslizamentos.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Geológico da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, a metrópole paulista — com seus 39 municípios e mais de 20 milhões de habitantes — possui 5.211 áreas de risco. No topo da lista estão São Bernardo do Campo e Santo André, com 616 e 510 áreas, respectivamente, seguidas por Franco da Rocha, que possui 382.

A população dessas cidades tem se ampliado de forma significativa. O número de habitantes do município de São Paulo cresceu 29% entre 1990 e 2020, e a média do crescimento da região metropolitana foi de 40%. E devido as dificuldades no acesso à moradia nesses locais, a população acaba por ocupar as periferias, habitando locais construídos em condições precárias de urbanização.

Atualmente no Brasil, mais de 2 milhões de habitantes vivem em áreas de alto risco, por estarem perto de rios ou em encostas muito íngremes, que são mais suscetíveis a desastres naturais. A intervenção humana também constitui um problema, já que a retirada da vegetação natural e a degradação do solo são processos nocivos que ocorrem durante a expansão intensiva das áreas urbanas.

No canal do Aprova Total no YouTube, o professor Victor explicou sobre os temporais em SP? Lá, você ainda encontra outros conteúdos sobre Atualidades!

Mudanças climáticas e os temporais em SP

Um ponto em comum que podemos destacar é que os locais onde ocorreram os desastres ficam próximos à Serra do Mar. Essa serra é uma cadeia montanhosa que se estende desde o Rio de Janeiro até o litoral norte do Rio Grande do Sul. Ela é um grande paredão de rochas.

Apesar da sua beleza, a geografia desse paredão "prende" as nuvens na região, o que causa chuvas frequentes. E a alta inclinação das encostas, como também a pouca profundidade do solo acima das rochas, facilita a ocorrência de alagamentos e deslizamentos devido às tempestades.

Outro agravante é que a água do mar também está, em média, 0,8ºC mais quente. Para as regiões costeiras, como o litoral paulista, esse aquecimento faz muita diferença na ocorrência de chuvas. Devido à água mais quente, há o aumento na taxa de evaporação, sendo o principal fator na formação de temporais nessas regiões próximas ao mar.

O professor Jubilut explica mais sobre os temporais em SP e outras localidades do Brasil:

Como o tema pode ser abordado nos vestibulares e no Enem

Problemáticas sobre desastres naturais e temas socioambientais da atualidade estão presentes em diversas provas de vestibulares e no Enem. Veja, a seguir, duas questões que trataram do assunto:

📌 Questão do Mackenzie 2015

A imagem retrata um tipo de ocupação muito comum no Brasil, relacionada muitas vezes a um grave problema socioambiental. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:

I. A ocupação irregular das encostas tende a elevar a exposição dos solos às enxurradas, contribuindo para deslizamentos que trazem perdas humanas e materiais.
II. Os escorregamentos de solos ocorrem por ocasiões das chuvas mais fortes, evidenciando o caráter acidental desse fenômeno. O processo erosivo provocado pelas chuvas de menor intensidade não é um fator de maior importância neste caso.
III. A ocupação das encostas é uma decorrência da exclusão social que dificulta o acesso de muitas pessoas à moradia. Portanto, esse fenômeno nunca atinge pessoas com melhores condições socioeconômicas, pois suas moradias estão sempre localizadas em áreas fora de risco.
IV. A irregular ocupação das encostas envolve problemas diferentes que, combinados, resultam nos deslizamentos de solos. Entre esses problemas estão: ineficiência da fiscalização dos agentes públicos na ocupação de áreas de risco; dificuldade de acesso à habitação entre os mais pobres; monitoramento inexistente ou insuficiente para minimizar o problema.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) II e III.
e) I e IV. 

Resposta: [E]
I. Correta, a figura traz um exemplo de ocupação irregular em encostas, fato que amplia as chances de deslizamentos de terra, pois o solo fica exposto às enxurradas.
II. Incorreta, as chuvas em geral podem desestabilizar o solo e acelerar o processo de deslizamentos.
III. Incorreta, apesar da população pobre geralmente ser a mais prejudicada na ocorrência desses fenômenos, eles também podem ocorrer em áreas onde estão concentradas populações com maior renda.
IV. Correta, as tragédias relacionadas aos deslizamentos de terra são resultados de diferentes problemas urbanos.


📌 Questão do Enem 2015

Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.

BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado).

Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há:
a) exposição do solo.
b) drenagem eficiente.
c) rocha matriz resistente.
d) agricultura mecanizada.
e) média pluviométrica elevada.  

Resposta: [B]
Uma drenagem eficiente é capaz de reduzir as chances de deslizamentos de terra, pois evita que o solo fique encharcado.

Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

banner jubilut

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.