ENEM

Fies: vagas e resultados da 2ª edição de 2023

Para esta edição, foram disponibilizadas 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas. MEC divulgou ordem de classificação e pré-seleção dos candidatos

Acessibilidade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na terça-feira, 11 de julho, a ordem de classificação e pré-seleção dos candidatos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2023.

Você pode ver o resultado da seleção no  Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Fies.  Para esta edição, o MEC disponibilizou 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas. 

O anúncio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) sobre a consulta de vagas havia acontecido em 3 de julho, junto com a confirmação das datas referentes ao prazo das inscrições. As inscrições para o programa, que oferece financiamento em instituições particulares de educação superior, foram até 7 de julho.

Fies: critérios para participar, seleção e inscrições

Relembre as principais informações sobre o Fies:

🔎 Quais são os critérios para participar do Fies?

Para se inscrever no Fies, o candidato deve ter participado do Enem, de qualquer edição a partir de 2010, e cumprir alguns requisitos:

  • ter concluído o Ensino Médio ou equivalente;
  • ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das notas;
  • não ter zerado a redação;
  • não ter participado do Enem como treineiro.

Além disso, o candidato precisa comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos. Outro requisito é que essa seja a primeira graduação!

Para conferir quais são os cursos ofertados nas instituições cadastradas, acesse o portal Acesso Único. Ao clicar no botão “Consultar oferta de vagas”, você vê uma lista das que estão disponíveis por estado, município, curso e instituição de ensino superior.

Caso tenha dúvida, confira mais informações em nosso passo-a-passo de como funciona o Fies!

💻 Como se inscrever no Fies?

Assim como nos demais programas do MEC (Ministério da Educação) para acesso ao ensino superior, os candidatos devem efetuar sua inscrição, exclusivamente pela internet.

Ao acessar o Portal Acesso Único do MEC, o candidato deverá:

I - efetuar seu cadastro no "login único" do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de
acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma
de acesso digital; ou

II - inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física - CPF e senha, caso já possua uma conta
gov.br

III - No momento em que o candidato realizar o login no Fies, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo. 

IV - Agora é só responder ao questionario questionário socioeconômico, e prosseguir com o preenchimento do formulário solicitado até a etapa final.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções de cursos no grupo de preferência, mas, para isso, será necessário efetuar o cancelamento da inscrição realizada. Uma vez realizada a alteração na inscrição concluída, o candidato deverá certificar-se das alterações realizadas e das opções de cursos escolhidos até o término do prazo de inscrição.

A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema pelo candidato, com uso de CPF de senha.

Depois de divulgada a lista dos candidatos pré-selecionados, o estudante ainda é convocado para validar algumas informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) na instituição que o selecionar.

Isso porque o candidato pré-selecionado pelo Fies ainda precisa cumprir algumas etapas. Então, é necessário complementar a inscrição com detalhes solicitados pelo MEC para ter a garantia do resultado definitivo.

❗️O Fies deve passar por modificações em breve!

No 1º semestre de 2023, junto com a abertura das inscrições para o Fies 2023/1, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou que instituirá um Grupo de Trabalho (GT) para promover estudos técnicos relacionados ao financiamento estudantil.

O Grupo de Trabalho tem como finalidade promover estudos técnicos relacionados, e também deverá realizar diagnósticos sobre a situação do programa. Entre as questões reavaliadas estão o limite de financiamento e a desburocratização do Programa. Segundo o ministro, a intenção é que o Fies seja 100% digital a partir da próxima edição.

Além disso, o valor do teto de alguns cursos, como o caso de medicina, também entrará na pauta de discussão. “Tudo para que o aluno que deseja ter seu curso financiado pelo Fies possa ter regras mais sociais, mais justas e mais transparentes”, concluiu Santana.

🗓  Fies: cronograma

Confira as principais datas de 2023:

  • Divulgação do edital: 7 de junho
  • Inscrições: 4 a 7 de julho
  • Resultado da classificação e da pré-seleção: 11 de julho
  • Complementação de informações: 12 a 14 de julho
  • Pré-seleção da lista da lista de espera:  18 de julho a 29 de agosto

Na plataforma do Fies, estão todos os detalhes sobre o processo e chamadas. Mas, em caso de dúvidas, acompanhe o Portal e nossos perfis nas redes sociais. Com o Aprova Total, você vai encontrar a ajuda que fará diferença para conquistar a sua tão sonhada aprovação!

🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos? Conheça a plataforma do Aprova Total e conquiste sua aprovação dos sonhos!

Banner geral da plataforma

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando o sonho da primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para os vestibulares e o Enem.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando o sonho da primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para os vestibulares e o Enem.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.