Atualidades Biologia Ciências da Natureza

Fungo zumbi? Como tema de série The Last of Us pode aparecer no vestibular

A dica é: prefira focar nas micorrizas, na importância econômica dos fungos e no que envolve a sua decomposição

Acessibilidade

A série The Last of Us, que estreou na HBO na última semana e vai ao ar todo os domingos, tem atraído até quem não conhecia o jogo homônimo que inspirou a produção. A história mostra a sociedade sobrevivendo a um espécie de pandemia causada pela infecção das pessoas por um fungo zumbi.

Ele é capaz de controlar o cérebro humano, em uma relação parasitária, crescendo dentro do corpo dos hospedeiros e fazendo-os agir violentamente. Mas por que zumbi? É que a forma de transmissão acontece quando os infectados mordem outros indivíduos.

Bom, fã de ficção científica ou não, a curiosidade (e o medo) faz a gente se perguntar: esse fungo zumbi existe na vida real? É possível que uma pandemia desse tipo aconteça de verdade?

O fungo representado na série é o Ophiocordyceps sinensis e, SIM, ele é real - mas não representa o tipo de ameaça que assistimos em The Last of Us.

O que são fungos?

O grupo dos fungos inclui organismos como cogumelos, bolores, trufas, orelhas-de-pau e leveduras.

Os cogumelos são uma estrutura de reprodução sexuada de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota
Cogumelos são uma estrutura de reprodução sexuada de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota (Imagem: Adobe Stock)

Os fungos são organismos que podem ter aparência bastante diversificada entre si, mas algumas características os unem, como:

  • São seres eucariontes, dotados de células eucarióticas;
  • Podem ser uni ou multicelulares;
  • Possuem parede celular de quitina;
  • Têm sua reserva energética na forma de glicogênio.
Fungo orelha-de-pau ou Pycnoporus sanguineus
Fungo orelha-de-pau ou Pycnoporus sanguineus (Imagem: Adobe Stock)

Fungo zumbi

Ainda que, na série, o fungo zumbi tenha os humanos como alvo, na vida real, ele faz parte de um grupo de fungos que parasitam artrópodes, como formigas, moscas, aranhas e lagartas.

E por isso a história é tão legal, pois tem um fundo de verdade, sabe? Não existem fungos conhecidos pela ciência que façam isso com as pessoas, mas há vários que agem dessa forma com insetos e aracnídeos, como o Ophiocordyceps sinensis.

Aqui neste vídeo, o professor Paulo Jubilut falou sobre o alguns deles:

O fungo que ataca as formigas, por exemplo, chega nelas em forma de esporos, que germinam nesses animais, crescem, e começam a se alimentar do interior do animal

Então, ao dominar os músculos e o sistema nervoso, consegue controlar as pobrezinhas para que elas contaminem outros animais. Que maléfico, não? Ele faz isso ao liberar substâncias químicas que mudam o comportamento da formiga.

Nesse caso, ela pode subir em um galho alto e ficar presa até a morte! Depois disso, o fungo forma o corpo de frutificação, que vai produzir os esporos e, por estarem no alto, são disseminados pelo ambiente com mais facilidade.

Em The Last of Us, a doença ocasionada pelo fungo zumbi é chamada de Infecção Cerebral do Cordyceps (CBI) e tem vários estágios de infecção. Ela transforma os infectados em seres irreconhecíveis, com projeções fúngicas na cabeça semelhantes a caules que liberam esporos infecciosos.

Fungos no vestibular

Preparado(a) para uma jubidica? Se você não tiver tempo de estudar tudo sobre fungos, foque no que realmente cai, e o Ophiocordyceps sinensis, definitivamente, não é muito lembrado.

O que as questões costumam abordar? Nada de fungo zumbi!

  • 30% das questões de vestibulares sobre fungos falam de micorrizas;
  • 30% falam da importância econômica dos fungos;
  • 10% perguntam sobre a importância dos fungos na decomposição da matéria orgânica.

Não perca tempo decorando as características dos fungos, a sua reprodução e como são classificados. Vá direto ao ponto, que significa:

  • Entender como se dá a associação com fungos: presente em cerca de 90% das raízes de plantas, as famosas micorrizas constituem uma relação ecológica de mutualismo entre os fungos e as raízes.
  • Reconhecer a importância econômica dos fungos: eles auxiliam na produção de medicamentos, alimentos e até combustível! As leveduras, por exemplo, ao fazerem a fermentação alcóolica, são utilizadas no processo de produção de pães, vinhos e cervejas. 
  • Lembrar-se dos fungos saprófagos: são essenciais na decomposição da matéria orgânica e na ciclagem dos elementos, ao fazer uma espécie de “reciclagem” da matéria e disponibilizar nutrientes para outros organismos do ambiente. 

Dominando isso, você gabarita cerca de 70% das questões sobre fungos! É só cotovelada na cara da prova!

Exemplos de questões

Todos os vestibulares podem trazer questões sobre o assunto, mas UECE, UEM e UNESP gostam muito dele. Então, se você pretende fazer uma dessas provas, é bom estar com os fungos na ponta da língua - eca! 🤢

UEM 2021

A utilização dos fungos na indústria alimentícia e de medicamentos é muito antiga. As leveduras, mais especificamente, são conhecidas há muito tempo por sua capacidade de fermentação. Sobre o assunto, e conhecimentos correlatos, assinale o que for correto. 

01) O fungo Saccharomyces cerevisiae, mais conhecido como fermento de padaria, é anaeróbico facultativo e é utilizado na produção de pães, de álcool (antisséptico e combustível), de bebidas alcoólicas.   

02) O fungo Saccharomyces cerevisiae, o fermento de padaria, age sobre um polissacarídeo dos alimentos, a glicose, produzindo dióxido de carbono e álcool propílico.   

04) A massa do pão feita com levedura cresce porque as moléculas de H2O da massa são absorvidas pelas leveduras e porque as moléculas de O2 liberadas são agregadas à massa durante a fermentação.   

08) Para que a massa do pão cresça mais rapidamente, adiciona-se a levedura à água morna com açúcar, pois as reações de fermentação ocorrem muito lentamente em temperatura ambiente.   

16) Durante a fermentação alcoólica realizada pelas leveduras, ocorrem reações químicas no metabolismo delas. A sacarose é quebrada em glicose e frutose pela ação da enzima invertase. Na quebra da glicose formando etanol atua a enzima zimase.   

Resposta: 01 + 08 + 16 = 25
[02] O polissacarídeo hidrolisado pelas enzimas digestórias liberadas pelo fungo Saccharomyces cerevisiae é o amido.
[04] O crescimento da massa do pão deve-se a liberação do dióxido de carbono (CO2) durante a atividade fermentativa do fungo Saccharomyces cerevisiae. 

FATEC 2020

Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta. Além disso, alguns fungos, popularmente conhecidos como cogumelos, crescem perto de plantas. As hifas, filamentos microscópicos desses fungos, desenvolvem-se no solo, onde se enrolam e, às vezes, penetram nas raízes das árvores, formando as chamadas micorrizas.

Estudos recentes mostram que as plantas se beneficiam dessa associação, especialmente se o solo for pobre nos minerais de que elas necessitam, principalmente, porque esses fungos 

a) atuam como decompositores e estabelecem com as plantas relações de parasitismo na troca de nutrientes.   

b) realizam fotossíntese e liberam, para o meio ambiente, a matéria orgânica presente em suas hifas clorofiladas.   

c) estabelecem um tipo específico de associação ecológica, o comensalismo, em que ambos os organismos se prejudicam com a interação.   

d) liberam antibióticos, substâncias que matam as bactérias do solo e que impedem a absorção dos sais minerais pelas raízes das plantas.   

e) aumentam a capacidade de as raízes absorverem os minerais do solo e se beneficiam pela obtenção de substâncias produzidas pelos vegetais.  

Resposta: [E]
Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando as micorrizas, associações mutualísticas; o fungo obtém das raízes da planta substâncias como açúcares e aminoácidos, das quais se nutre, e a raiz envolvida pelas hifas do fungo consegue absorver melhor os sais minerais escassos no solo, fundamentais ao crescimento da planta.

🎯Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos? Então, vem que tem: curso Enem Hard para você gabaritar no exame!

TEMAS:

avatar
Letícia Larroyd

Licenciada em Biologia pela UFSC, mestranda em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Letícia Larroyd >

Licenciada em Biologia pela UFSC, mestranda em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Letícia Larroyd >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.