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Inglês no Enem: 12 exercícios resolvidos e dicas sobre erros comuns

Adotar estratégias eficazes de estudo, como investir na resolução de provas antigas, vai colocar você um passo à frente

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As questões de Inglês no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordam uma ampla variedade de temas, incluindo textos literários, jornalísticos, tirinhas, charges, entre outros. 

Tais questões estão associadas à Competência 2, que avalia a capacidade dos estudantes em utilizar e compreender línguas estrangeiras modernas para acessar informações e culturas diversas. 

Os conteúdos cobrados geralmente refletem aspectos culturais e sociais dos países de língua inglesa, a partir de exercícios interpretativos, de gramática e de vocabulário. Assim, uma preparação eficaz deve focar justamente nessa abordagem.

A seguir, você confere 12 exercícios resolvidos, além de dicas para resolvê-los, erros comuns que os estudantes cometem e muito mais.

Estratégias de resolução

Para alcançar um desempenho sólido na prova de inglês do Enem, é necessário adotar estratégias eficazes de preparação. Nesse sentido, existem abordagens e técnicas que os alunos podem seguir.

Vamos explorar algumas delas, dividindo-as em técnicas de interpretação de texto; dicas de gramática; e orientações para evitar erros.

Técnicas de interpretação de texto

Siga os passos abaixo para garantir uma boa resolução:

  1. Identificação de vocabulário-chave

Busque palavras, expressões idiomáticas e termos técnicos que são relevantes para o tema e avalie-os junto ao restante do texto, a fim de facilitar a compreensão da questão.

💡Ao encontrar uma palavra desconhecida, tente inferir seu significado com base no contexto. Muitas vezes, haverá pistas que ajudarão você a entender o seu significado sem precisar recorrer a um dicionário.

  1. Compreensão contextual

Entender o contexto da questão, ou seja, conhecer o significado das palavras individualmente e como elas se relacionam umas com as outras e com as ideias apresentadas no texto, coloca você um passo à frente.

  1. Análise da questão

Não se esqueça de ler cuidadosamente o que a questão está pedindo. Algumas podem exigir que você identifique informações específicas no texto, enquanto outras pedem uma análise mais abrangente do tema ou uma inferência com base nas informações fornecidas.

👉 Leia também:

Guia completo dos adjetivos em inglês: usos e exemplos

Inglês ou Espanhol no Enem: qual dessas línguas escolher?

Exemplo 1

5 Ways Pets Can Improve Your Health

A pet is certainly a great friend. After a difficult day, pet owners quite literally feel the love.

In fact, for nearly 25 years, research has shown that living with pets provides certain health benefits. Pets help lower blood pressure and lessen anxiety. They boost our immunity. They can even help you get dates.

Allergy Fighters: A growing number of studies have suggested that kids growing up in a home with "furred animals" will have less risk of allergies and asthma.

Date Magnets: Dogs are great for making love connections. Forget Internet matchmaking – a dog is a natural conversation starter.

Dogs for the Aged: Walking a dog or just caring for a pet – for elderly people who are able – can provide exercise and companionship.

Good for Mind and Soul: Like any enjoyable activity, playing with a dog can elevate levels of serotonin and dopamine – nerve transmitters that are known to have pleasurable and calming properties.

Good for the Heart: Heart attack patients who have pets survive longer than those without, according to several studies.

DAVIS, J. L. Disponível em: www.webmd.com. Acesso em: 21 abr. 2013. Adaptado. 

(Enem 2019) Ao discutir sobre a influência de animais de estimação no bem-estar do ser humano, a autora, a fim de fortalecer seus argumentos, utiliza palavras e expressões como research, a growing number of research e several studies com o objetivo de:

a) mostrar que animais de estimação ajudam na cura de doenças como alergias e asma.   
b) convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para a saúde   
c) fornecer dados sobre os impactos de animais de estimação nas relações amorosas.   
d) explicar como o contato com animais de estimação pode prevenir ataques cardíacos.   
e) esclarecer sobre o modo como os idosos devem se relacionar com animais de estimação.   

Resposta: [B]
Primeiro, identificamos o vocabulário-chave: research (pesquisa); a growing number of studies (um número crescente de estudos); several studies (vários estudos). Depois, olhamos para a compreensão textual: o texto fala sobre os benefícios de ter animais de estimação para a saúde humana, como a redução da pressão arterial, a diminuição da ansiedade, o fortalecimento da imunidade e melhora das relações amorosas.

A pergunta feita é sobre o objetivo da autora ao utilizar palavras como research, a growing number of research e several studies. As alternativas tratam dos diferentes aspectos mencionados no texto, como os benefícios da adoção de animais para a saúde em geral.

Dicas de gramática 

Embora a gramática inglesa não seja diretamente avaliada nas questões do Enem, esse conhecimento oferece suporte para entender os textos e evitar opções de resposta enganosas. Portanto, é essencial ter uma compreensão básica de algumas classes gramaticais para auxiliar na interpretação dos textos. 

No exemplo 1, as palavras research (pesquisa) e studies (estudos) fortalecem os argumentos sobre os benefícios dos animais de estimação para a saúde humana. Elas indicam uma base sólida de informações e dados científicos que sustentam as afirmações feitas.

Além disso, os adjetivos growing (crescente) e several (vários) enfatizam a quantidade e o crescimento das pesquisas nessa área, reforçando a ideia de uma base cada vez mais robusta de evidências científicas. 

Por fim, a expressão idiomática date magnets (imãs de encontros) ajuda a transmitir a mensagem de forma mais vívida e cativante, tornando o texto persuasivo e contribuindo para convencer o leitor sobre esses benefícios.

Erros comuns e como evitá-los

Um dos erros mais comuns na hora de resolver os exercícios de Inglês está relacionado aos falsos cognatos. Trata-se de palavras que parecem ter o mesmo significado em dois idiomas, mas, na realidade, são diferentes.

Por exemplo: a palavra actual (em inglês) não significa atual (em português), mas sim real ou verdadeiro. Cometer erros de interpretação por causa dos falsos cognatos pode levar a respostas incorretas nas questões do Enem.

Assim, é importante entender o contexto das questões e não se deixar levar por armadilhas de linguagem.

Exemplo 2

Questão de Inglês no Enem 2021

(Enem 2021) A presença de at odds with na fala da personagem do cartum revela o(a): 

a) necessidade de acessar informações confiáveis.   
b) dificuldade de conciliar diferentes anseios.   
c) desejo de dominar novas tecnologias.   
d) desafio de permanecer imparcial.   
e) vontade de ler notícias positivas.

Resposta: [B]
A questão traz a expressão at odds with, que não se refere à necessidade de acessar informações confiáveis, como poderia parecer à primeira vista, mas sim à dificuldade em conciliar diferentes anseios. Portanto, ao ler as questões, preste atenção no significado das palavras e nas expressões no contexto em que são utilizadas.

Outro erro comum, semelhante ao exemplo dos falsos cognatos, é a interpretação equivocada de algumas palavras.

Exemplo 3

BOGOF is used as a noun as in ‘There are some great bogofs on at the supermarket’ or an adjective, usually with a word such as ‘offer’ or ‘deal’ — ‘there are some great bogof offers in store’. 

When you combine the first letters of the words in a phrase or the name of an organisation, you have an acronym. Acronyms are spoken as a word so NATO (North Atlantic Treaty Organisation) is not pronounced N-A-T-O. We say NATO. Bogof, when said out loud, is quite comical for a native speaker, as it sounds like an insult, ‘Bog off!’ meaning go away, leave me alone, slightly childish and a little old-fashioned.

BOGOF is the best-known of the supermarket marketing strategies. The concept was first imported from the USA during the 1970s recession, when food prices were very high. It came back into fashion in the late 1990s, led by big supermarket chains trying to gain a competitive advantage over each other. Consumers were attracted by the idea that they could get something for nothing. Who could possibly say ‘no’?

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).

(Enem 2016) Considerando-se as informações do texto, a expressão bogof é usada para:

a) anunciar mercadorias em promoção.   
b) pedir para uma pessoa se retirar.   
c) comprar produtos fora de moda.   
d) indicar recessão na economia.   
e) chamar alguém em voz alta.

Resposta: [A]
Nesta questão, entender o contexto em que a palavra foi utilizada é o que garante chegar à resposta correta. A expressão BOGOF, que significa "Buy One, Get One Free" (Compre Um, Leve Outro de Graça), é utilizada principalmente em promoções de supermercado. De acordo com as informações fornecidas no texto, o termo ajuda a atrair consumidores, oferecendo um produto gratuito na compra de outro.

Outros exemplos de exercícios

Resolver provas de anos anteriores e participar dos simulados é fundamental para se familiarizar com o formato das questões e, assim, melhorar seu desempenho.

Aqui estão algumas razões pelas quais isso é tão importante:

  • Zerar as dúvidas sobre o formato da prova;
  • Praticar a gestão do tempo;
  • Identificar pontos fracos para corrigi-los;
  • Aprimorar as habilidades de interpretação;
  • Buscar estratégias para a resolução das questões.

Exemplo 4

Questão de Inglês no Enem 2022

(Enem 2022) Na tirinha, o comportamento da mulher expressa: 

a) revolta com a falta de sorte.   
b) gosto pela prática da leitura.   
c) receio pelo futuro do casamento.   
d) entusiasmo com os livros de terror.  
e) rejeição ao novo tipo de residência.   

Resposta: [B]
Ao combinar linguagem verbal e não verbal, os candidatos podem chegar à resposta correta. Esse exemplo ressalta como a familiarização com os diferentes tipos de questões do Enem é importante.

Exemplo 5

Praticar a interpretação de texto a partir da leitura de diferentes gêneros textuais ajuda o candidato a lidar com a complexidade e a subjetividade da poesia. 

Interpretar poemas demanda uma compreensão mais profunda e sensível, pois envolve a análise da linguagem, dos símbolos e das emoções transmitidas pelo texto. 

Ou seja, com a prática, é possível desenvolver não apenas habilidades linguísticas, mas também analíticas e interpretativas, essenciais para resolver as questões de inglês do Enem. Assim, é possível captar não apenas o significado literal das palavras, mas as nuances e as mensagens subjacentes. 

No man is an island,
Entire of itself;
Every man is a piece of the continent,
A part of the main.

[...]

Any man’s death diminishes me,
Because I am involved in mankind.

DONNE, J. The Works of John Donne. Londres John W. Parker, 1839 (fragmento).

(Enem 2023) Nesse poema, a expressão “No man is an island” ressalta o(a): 

a) medo da morte.   
b) ideia de conexão.   
c) conceito de solidão.   
d) risco de devastação.   
e) necessidade de empatia.   

Resposta: [B]
No poema de John Donne, a expressão No man is an island ressalta a ideia de conexão e interdependência entre os seres humanos. Essa afirmação reflete a mensagem central do poema, que enfatiza a importância de reconhecermos nossa ligação uns com os outros e entendermos que cada pessoa faz parte de um todo maior, contribuindo para a unidade da humanidade. 

Questões de interpretação de inglês no Enem

Confira outros exemplos de questões:

Exemplo 6

As my official bio reads, I was made in Cuba, assembled is Spain, and imported to the United States – meaning my mother, seven months pregnant, and the rest of my family arrived as exiles from Cuba to Madrid, where I was born. Less than two months later, we emigrated once more and settled in New York City, then eventually in Miami, where I was raised and educated. Although technically we lived in the United States, the Cuban community was culturally insular in Miami during the 1970s, bonded together by the trauma of exile. What’s more, it seemed that practically everyone was Cuban: my teachers, my classmates, the mechanic, the bus driver. I didn’t grow up feeling different or treated as a minority. The few kids who got picked on in my grade school were the ones with freckles and funny last names like Dawson and O’Neil.

BLANCO, R. Disponível em: http://edition.cnn.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).


(Enem 2022) Ao relatar suas vivências, o autor destaca o(a): 

a) qualidade da educação formal em Miami.   
b) prestígio da cultura cubana nos Estados Unidos.   
c) oportunidade de qualificação profissional em Miami.   
d) cenário da integração de cubanos nos Estados Unidos.  
e) fortalecimento do elo familiar em comunidades estadunidenses.

Resposta: [D]
No texto, o autor descreve sua infância em Miami, onde a comunidade cubana estava culturalmente isolada e unida pelo trauma do exílio. Ele menciona que praticamente todos ao seu redor eram cubanos, incluindo seus professores, colegas de classe e outros profissionais da comunidade. Isso indica que houve uma forte integração da comunidade cubana nos Estados Unidos, especialmente em Miami durante os anos 1970.

Exemplo 7

Two hundred years ago, Jane Austen lived in a world where single men boasted vast estates; single ladies were expected to speak several languages, sing and play the piano. In both cases, it was, of course, advantageous if you looked good too. So, how much has – or hasn’t – changed? Dating apps opaquely outline the demands of today’s relationship market; users ruminate long and hard over their choice of pictures and what they write in their biographies to hook in potential lovers, and that’s just your own profile. What do you look for in a future partner’s profile – potential signifiers of a popular personality, a good job, a nice car? These apps are a poignant reminder of the often classist atitudes we still adopt, as well as the financial and aesthetic expectations we demand from potential partners.

GALER, S. Disponível em: bbc.com. Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado).


(Enem 2022) O texto aborda relações interpessoais com o objetivo de:  

a) problematizar o papel de gênero em casamentos modernos.   
b) apontar a relevância da educação formal na escolha de parceiros. 
c) comparar a expectativa de parceiros amorosos em épocas distintas.   
d) discutir o uso de aplicativos para proporcionar encontros românticos.   
e) valorizar a importância da aparência física na seleção de pretendentes.  

Resposta: [C]
O texto discute as expectativas dos relacionamentos amorosos ao longo do tempo, comparando as demandas e as características valorizadas em diferentes épocas. Ele menciona como, há duzentos anos, os homens e as mulheres solteiros eram avaliados por critérios como posse de vastas propriedades, habilidades linguísticas e musicais, além da aparência física. Em seguida, o autor faz uma comparação com os dias atuais, destacando o uso de aplicativos de namoro e como eles refletem ainda atitudes classistas, além das expectativas financeiras e das estéticas que as pessoas têm em relação a possíveis parceiros.

Exemplo 8

Questão de inglês no Enem 2020

(Enem 2020) Os recursos usados nesse pôster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de:

a) criticar o tipo de tratamento dado à mulher.   
b) rever o desempenho da mulher no trabalho.   
c) questionar a sobrecarga de atribuições da mulher.   
d) analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher.  
e) censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.   

Resposta: [A]
O pôster utiliza termos de busca discriminatórios contra as mulheres para evidenciar preconceitos persistentes na sociedade. A mensagem final, "women shouldn’t suffer from discrimination anymore" (as mulheres não deveriam mais sofrer discriminação), destaca a urgência de eliminar tais atitudes.

Questões de vocabulário de inglês no Enem

Confira outros exemplos de questões:

Exemplo 9

Questão de Inglês no Enem 2019

(Enem 2019) No cartum, o estudante faz uma pergunta usando turn this thing on por: 

a) suspeitar que o colega está com seu material por engano.   
b) duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.   
c) desconfiar que o livro levado é de outra matéria.   
d) entender como desligada a postura do colega.   
e) desconhecer como usar um livro impresso.   

Resposta: [E]
No cartum, o estudante está segurando um livro físico e pedindo para o colega "ligar isso" ("turn this thing on"), o que sugere que ele não sabe como usar um livro impresso, uma vez que ele se refere à ação de "ligar", que é comum para dispositivos eletrônicos, não para livros físicos.

Exemplo 10

A Teen’s View of Social Media

Instagram is made up of all photos and videos. There is the home page that showcases the posts from people you follow, an explore tab which offers posts from accounts all over the world, and your own page, with a notification tab to show who likes and comments on your posts.
It has some downsides though. It is known to make many people feel insecure or down about themselves because the platform showcases the highlights of everyone’s lives, while rarely showing the negatives. This can make one feel like their life is not going as well as others, contributing to the growing rates of anxiety or depression in many teens today. There is an underlying desire for acceptance through the number of likes or followers one has.

Disponível em: http://cyberbulling.org. Acesso em: 29 out. 2021.

(Enem 2022) O termo “downsides” introduz a ideia de que o Instagram é responsável por: 

a) oferecer recursos de fotografia.   
b) divulgar problemas dos usuários.   
c) estimular aceitação dos seguidores. 
d) provocar ansiedade nos adolescentes.   
e) aproximar pessoas ao redor do mundo.   

Resposta: [D]
O termo "downsides" introduz a ideia de que o Instagram tem seus aspectos negativos, destacando que muitos indivíduos se sentem inseguras ou para baixo sobre si mesmas devido à natureza da plataforma, que frequentemente mostra apenas os aspectos positivos da vida das pessoas e raramente revela os aspectos negativos. Isso pode contribuir para o aumento das taxas de ansiedade ou depressão entre os adolescentes, como mencionado no texto.

Questões de gramática inglesa no Enem

Confira outros exemplos de questões:

Exemplo 11

Becoming

Back in the ancestral homeland of Michelle Obama, black women were rarely granted the honorific Miss or Mrs., but were addressed by their first name, or simply as gal” or “auntie” or worse. This so openly demeaned them that many black women, long after they had left the South, refused to answer if called by their first name. A mother and father in 1970s Texas named their newborn “Miss” so that white people would have no choice but to address their daughter by that title. Black women were meant for the field or the kitchen, or for use as they saw fit. They were, by definition, not ladies. The very idea of a black woman as first lady of the land, well, that would have been unthinkable.

Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 dez. 2018 (adaptado).

(Enem 2021) A crítica do livro de memórias de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, aborda a história das relações humanas na cidade natal da autora. Nesse contexto, o uso do vocábulo “unthinkable” ressalta que: 

a) a ascensão social era improvável.   
b) a mudança de nome era impensável.  
c) a origem do indivíduo era irrelevante.   
d) o trabalho feminino era inimaginável.   
e) o comportamento parental era irresponsável.

Resposta: [A]
O termo "unthinkable" (impensável) ressalta que a ideia de uma mulher negra se tornar primeira-dama do país era tão inconcebível que nem sequer era considerada uma possibilidade. Isso indica que, na época e no contexto descrito, a ascensão social para uma mulher negra era altamente improvável, dada a discriminação e as restrições existentes. Além disso, a análise gramatical desse termo nos ajuda a entender o significado implícito da frase e a interpretar corretamente o contexto em que é utilizado.

Exemplo 12

A Minor Bird

I have wished a bird would fly away,

And not sing by my house all day;

Have clapped my hands at him from the door

When it seemed as if I could bear no more.

The fault must partly have been in me.

The bird was not to blame for his key.

And of course there must be something wrong

In wanting to silence any song.

FROST, R. West-running Brook. New York: Henry Holt and Company, 1928.

(Enem 2020) No poema de Robert Frost, as palavras “fault” e “blame” revelam por parte do eu lírico uma: 

a) culpa por não poder cuidar do pássaro.   
b) atitude errada por querer matar o pássaro.   
c) necessidade de entender o silêncio do pássaro.   
d) sensibilização com relação à natureza do pássaro.   
e) irritação quanto à persistência do canto do pássaro.   

Resposta: [D]
No poema de Robert Frost, as palavras "fault" (culpa) e "blame" (culpa, responsabilidade) sugerem que o eu lírico reconhece que o problema não está no pássaro, mas sim em sua própria atitude de querer silenciá-lo. Isso revela uma sensibilização do eu lírico em relação à natureza do pássaro e à importância de seu canto, apesar da frustração inicial do eu lírico. Gramaticalmente, as palavras "fault" e "blame" são substantivos que expressam a ideia de culpa ou responsabilidade, destacando a reflexão do eu lírico sobre suas próprias ações e emoções em relação ao pássaro.

Resumo: questões de Inglês no Enem

Vamos entender os principais assuntos que abordamos neste texto sobre questões de Inglês no Enem?

  • As questões de Inglês no Enem abrangem uma variedade de temas, incluindo textos literários, jornalísticos, tirinhas, charges e mais;
  • Elas estão associadas à Competência 2, que avalia o domínio da língua estrangeira para acessar informações e culturas diversas;
  • Uma preparação eficaz para o exame envolve a resolução de exercícios e a compreensão dos diferentes tipos de questões;
  • Alguma estratégias possíveis são identificar vocabulários-chave, compreender o contexto da questão e analisar cuidadosamente os enunciados;
  • Além disso, o conhecimento básico de gramática inglesa pode ser importante para evitar respostas enganosas e interpretações equivocadas devido a falsos cognatos; 
  • Resolver exercícios e participar de simulados contribui para conhecer o formato das questões, aprender sobre gerenciar seu tempo, identificar pontos fracos e aprimorar suas habilidades de interpretação.
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Isabela Bertolette Braga

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

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