22 de março: reflexões sobre o Dia Mundial da Água
É muito importante discutir formas de cuidar desse recurso e técnicas de reutilização da água em atividades do dia a dia, sempre pensando em contribuir para a sua conservação
Acessibilidade
Você sabe qual a importância do Dia Mundial da Água, vestibulando? Com o intuito de conscientizar a população sobre a conservação desse recurso hídrico fundamental para a Terra, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, e passou a ser comemorada no ano seguinte, em 1993.
O ciclo da água contribui para manter o meio ambiente equilibrado e desenvolver inúmeras formas de vida, como animal e vegetal. A água também compõe cerca de 70% do corpo humano, regula a temperatura interna e é essencial para o funcionamento do organismo. Ou seja, sem água, não há vida!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Qual a importância do Dia Mundial da Água?
No documento Declaração Universal dos Direitos da Água, o Art. 2º afirma que "a água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura". Ele resume por que a água faz parte do patrimônio do planeta e como é essencial unir forças para celebrar essa data.
Nos próximos dias, entre 22 e 24 de março, acontece, em Nova York, a Conferência da ONU sobre a Água, cujo principal objetivo é tratar das metas internacionais sobre a crise global da água, incluindo as metas contidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Como resultado, está previsto o lançamento da Agenda de Ação da Água, que determinará ações voluntárias de todos os níveis, envolvendo as comunidades, os governos, setores privados e mais.
Este ano, inclusive, o tema definido pela ONU para o Dia Mundial da Água é “Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo".
Distribuição de água no planeta Terra
A água está presente em cerca de 70% da superfície da Terra, que poderia ser facilmente chamada de planeta Água. Dessa totalidade, 97,5% é salgada, ou seja, está presente nos oceanos, e apenas 2,5% da água do mundo é doce, conforme mostra o gráfico:
Usos da água
O uso da água está relacionado com a qualidade e a quantidade disponíveis. Essas características podem mudar de uma região para outra nos países, ou até mesmo dentro de cada estado.
As formas de utilização da água podem incluir: transporte de cargas e passageiros; abastecimento para a agricultura, pecuária e mineração; geração de energia; abastecimento público; atividades industriais e turismo.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água no mundo é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, e só por último vem o uso doméstico.
Saneamento básico
O saneamento básico está relacionado com um conjunto de serviços fundamentais que envolvem o cuidado da água. Incluindo a qualidade que chega nas casas, tratamento adequado do esgoto, infraestrutura de drenagem das chuvas e a necessidade de manter as cidades limpas e higienizadas.
Apesar do saneamento básico ser essencial para a qualidade da vida humana e do seu bem-estar, 4,2 bilhões de pessoas no mundo não possuem acesso ao saneamento básico (ONU, 2020). No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável e 100 milhões não possuem coleta de esgoto adequada (Instituto Trata Brasil, 2019).
Importância da conservação da água
A água é um elemento que possui um ciclo natural e não se esgota, ou seja, não irá acabar. Porém, as interferências humanas podem alterar permanentemente a sua qualidade. Por isso, quando se trata da importância do Dia Mundial da Água, é preciso abordar formas de cuidar desse recurso e técnicas de reutilização da água, a fim de contribuir para a sua conservação.
Confira as principais atividades que afetam a qualidade da água:
Poluição
A poluição da água pode ser definida como o desequilíbrio dos corpos hídricos pelo lançamento de poluentes (agrotóxicos, esgotos, lixos, fertilizantes e outras substâncias) descartados incorretamente nos rios, lagos e mares, o que afeta diretamente a sua qualidade e os seres vivos que ali estão.
Desperdício
O uso excessivo da água para determinadas atividades, principalmente aquelas que envolvem produção de alimentos, é prejudicial e pode afetar a quantidade de água potável disponível no mundo. Tomar banhos demorados e manter a torneira aberta enquanto escova os dentes também são alguns exemplos de desperdício.
O Brasil desperdiça 40% da água potável que é captada (Instituto Trata Brasil, 2019), um impacto ambiental e financeiro imensurável. Por isso, é preciso melhorar as técnicas de abastecimento e aumentar a fiscalização de possíveis vazamentos.
Mudanças climáticas
O ciclo da água está intimamente relacionado ao clima. As mudanças climáticas alteram o regime de chuvas, afetando a disponibilidade de água potável no planeta e ameaçando o abastecimento dos recursos hídricos.
Água e vestibulares: existe alguma relação?
Com certeza! No Enem, por exemplo, impactos e questões ambientais estão entre os assuntos que mais caem em Biologia e Geografia. Veja como o tema já foi cobrado em diferentes provas:
Exemplo 1
(Enem 2021) Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.
UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentável. Unesco, 2015.
Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)
a) distribuição equitativa do abastecimento.
b) monitoramento do fornecimento urbano.
c) racionamento da capacidade fluvial.
d) revitalização gradativa de solos.
e) geração de produtos recicláveis.
Resposta: A
A alternativa correta é A, pois a garantia da retirada da água e do retorno de efluentes para as diversas atividades propõe uma distribuição mais igualitária e justa deste recurso.
As alternativas incorretas são: B, pois o fornecimento da água deve contemplar todos os espaços, incluindo o rural; C, já que o texto aborda a garantia de abastecimento de água e não o racionamento; D e E, porque o texto contempla o fornecimento de água e não a revitalização dos solos ou a reciclagem de produtos.
Exemplo 2
(Uece 2016) A água na Terra está presente nos oceanos, na atmosfera e nos continentes. Os mananciais mais acessíveis e utilizados para satisfazer as necessidades sociais e econômicas do homem são
a) as águas subterrâneas.
b) os rios e lagos de água doce.
c) os oceanos.
d) as águas das chuvas.
Resposta: B
A alternativa correta é B, pois os rios e lagos de água doce são os recursos hídricos mais acessíveis para o consumo humano.
As alternativas incorretas são A, C e D, pois citam recursos hídricos que envolvem técnicas adicionais para a sua utilização. As águas subterrâneas demandam processos de extração para o consumo, os oceanos possuem água imprópria para o consumo e as águas da chuva precisam ser armazenadas, além de utilizar filtros.
Se você chegou até aqui, já entendeu qual a importância do Dia Mundial da Água e por que precisamos refletir sobre as temáticas que o envolvem. Compartilhe esse texto com os amigos e a família, incentive-os a cuidar do que planeta e dos nossos recursos hídricos!
Para se preparar para o Enem ou vestibulares, conte com a plataforma Aprova Total, que oferece os melhores conteúdos e videoaulas. Conheça os cursos Intensivo Enem e Super Med!