Biologia

O que é Biotecnologia e para que serve?

No Egito antigo, em 4.000-2.000 a.C., os humanos já usavam a biotecnologia na fermentação para produção de cerveja e pão. Vem ver nosso post e entender mais sobre biotecnologia!

Acessibilidade

Por incrível que pareça, ela já é usada há muito tempo pela humanidade. No Egito antigo, em 4.000-2.000 a.C., os humanos usavam a fermentação para produção de cerveja e pão e, posteriormente, queijos e vinhos. É claro que não chamavam assim naquela época, mas eles estavam fazendo uso da biotecnologia. 

A imagem mostra um dos usos da biotecnologia: produção de pães.

NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS

O que é a Biotecnologia?

O termo “biotecnologia” surgiu em 1919, quando foi usado pelo húngaro Karl Ereky. Entretanto foi só em 1992 que foi definido oficialmente e aceito pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo “qualquer aplicação tecnológica que usa sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados, para criar ou modificar produtos e processos para usos específicos”.

Para que serve?

Em 1953, a partir da descoberta da estrutura do DNA, desvendou-se o mecanismo responsável pela cópia do material genético. Isso proporcionou muitos avanços na área da biotecnologia, popularizando a manipulação genética que integra muitas áreas, como genética, microbiologia, bioquímica, fisiologia, biologia celular, farmacologia, química etc. Outras aplicações da biotecnologia envolvem o desenvolvimento de vacinas, terapia gênica e celular, células-tronco embrionárias e biofármacos.

Uma descoberta essencial para a ascendência da biotecnologia foi o desenvolvimento da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction ou, em português: Reação em Cadeia da Polimerase), em 1983, que permite amplificar um trecho de material genético desejado.

Ela serve para detectar a presença ou ausência de um gene, o que pode auxiliar na identificação de patógenos durante uma infecção ou auxiliar um perito forense amplificando um pequeno trecho de DNA em uma investigação. Um exemplo bastante atual do uso dessa biotecnologia são os testes PCR que estão sendo feitos para detecção do SARS-CoV-2 (ou novo coronavírus).

No entanto, não é só a área da saúde que pode usufruir dessa tecnologia. A biotecnologia tem aplicações na agricultura com a produção de plantas transgênicas que são mais resistentes, na pecuária com a criação de animais modificados, na indústria com a fabricação dos biocombustíveis e no meio ambiente com o uso de microrganismos no resgate de ambientes degradados, por exemplo.

E aí, curtiu saber mais sobre a Biotecnologia? Então se liga nesse aulão que o prof. Jubilut fez ao vivo sobre uma das aplicações da Biotecnologia: Edição Genética!

TEMAS:

avatar
Letícia Larroyd

Licenciada em Biologia pela UFSC, mestranda em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Letícia Larroyd >

Licenciada em Biologia pela UFSC, mestranda em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Letícia Larroyd >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.