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Gabarito extraoficial do 1º dia do Enem 2024; veja respostas comentadas

A equipe pedagógica do Aprova Total apresenta uma previsão das alternativas corretas das questões do primeiro domingo de Enem

Acessibilidade

Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia de prova do Enem 2024, elaborado pela equipe pedagógica do Aprova Total.

Você ainda pode checar as respostas comentadas, para identificar possíveis erros, enquanto aguarda o gabarito oficial, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar em 20 de novembro.

Gabarito extraoficial do 1º dia do Enem 2024 com resolução

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

1

[Inglês]

C

A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial.

2

[Inglês]

A

O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo.

3

[Inglês]

A

A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente.

4

[Inglês]

A

O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês.

5

[Inglês]

E

O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante.

1

[Espanhol]

C

O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante.

2

[Espanhol]

D

O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos.

3

[Espanhol]

D

A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural.

4

[Espanhol]

D

A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim.

5

[Espanhol]

A

O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruína e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital.

6

E

O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense.

7

C

As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas.

8

B

Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados.

9

E

A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia.

10

C

O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos.

11

C

A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional.

12

D

A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza.

13

D

A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação.

14

C

As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro).

15

B

A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais.

16

D

A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional.

17

E

O dado estatístico comprova a veracidade da informação.

18

D

A falta de atividade física é associada à renda familiar.

19

D

Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão.

20

C

A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos).

21

E

A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais.

22

C

A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema.

23

B

Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas".

24

D

O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim.

25

C

Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista).

26

B

O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas.

27

C

A autora se coloca no lugar do público mais jovem.

28

E

A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano.

29

A

A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais.

30

D

Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar).

31

B

A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia.

32

B

A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto.

33

D

A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá").

34

B

O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação.

35

D

Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam.

36

D

Pela manutenção de alguns aspectos estéticos.

37

C

Pela retomada referente às canções citadas.

38

B

Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais.

39

E

Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão.

40

D

Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos.

41

A

O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino.

42

D

Adequação à questão de gênero poético (função expressiva).

43

E

Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso.

44

E

O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas.

45

B

O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos.

46

C

As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção.

47

E

A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional.

48

C

O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos.

49

E

A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado.

50

B

A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época.

51

E

A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte.

52

B

Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo.

53

C

A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações.

54

D

Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica.

55

B

Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma.

56

A

Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural.

57

D

O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias.

58

D

Questão esperada sobre a ética aristotélica.

59

E

As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico.

60

B

Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território.

61

B

Abordagem sobre pressupostos existencialistas.

62

A

Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna.

63

B

Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt.

64

C

Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista.

65

D

É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias.

66

C

O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar.

67

A

Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local.

68

E

O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas.

69

C

Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens.

70

E

O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço.

71

D

O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil.

72

A

Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência.

73

C

A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis.

74

B

A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial.

75

A

Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública.

76

E

A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea.

77

A

Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente.

78

B

Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico).

79

E

As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade.

80

A

Trata de inter-relações de subjetividade cultural.

81

D

Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente.

82

C

Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna.

83

E

O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais.

84

D

Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro.

85

A

A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio.

86

D

A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico.

87

A

Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset.

88

C

A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações.

89

B

A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS.

90

C

Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo.

 

 

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

1

[Inglês]

A

O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo.

2

[Inglês]

A

A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente.

3

[Inglês]

C

A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial.

4

[Inglês]

E

O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante.

5

[Inglês]

A

O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês.

1

[Espanhol]

D

A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim.

2

[Espanhol]

A

O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruina e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital.

3

[Espanhol]

C

O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante.

4

[Espanhol]

D

O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos.

5

[Espanhol]

D

A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural.

6

C

Pela retomada referente às canções citadas.

7

B

Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais.

8

E

Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão.

9

D

Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos.

10

A

O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino.

11

D

Adequação à questão de gênero poético (função expressiva).

12

E

Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso.

13

E

O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas.

14

B

O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos.

15

D

Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam.

16

D

Pela manutenção de alguns aspectos estéticos.

17

B

A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto.

18

D

A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá").

19

B

O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação.

20

B

O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas.

21

C

A autora se coloca no lugar do público mais jovem.

22

E

A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano.

23

E

A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais.

24

C

A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema.

25

B

Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas".

26

D

O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim.

27

C

Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista).

28

B

A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia.

29

A

A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais.

30

D

Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar).

31

D

A falta de atividade física é associada à renda familiar.

32

D

Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão.

33

C

A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos).

34

B

A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais.

35

D

A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional.

36

E

O dado estatístico comprova a veracidade da informação.

37

D

A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza.

38

D

A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação.

39

C

As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro).

40

E

O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense.

41

C

As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas.

42

B

Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados.

43

E

A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia.

44

C

O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos.

45

C

A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional.

46

A

Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset.

47

C

A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações.

48

B

A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS.

49

C

Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo.

50

A

Trata de inter-relações de subjetividade cultural.

51

D

Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente.

52

C

Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna

53

E

O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais.

54

C

A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis.

55

B

A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial.

56

A

Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública.

57

E

A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea.

58

C

Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens.

59

E

O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço.

60

D

O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil.

61

A

Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência.

62

D

Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica.

63

B

Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma.

64

A

Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural.

65

D

O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias.

66

B

A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época.

67

E

A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte.

68

B

Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo.

69

C

A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações.

70

D

Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro.

71

A

A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio.

72

D

A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico.

73

A

Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna.

74

B

Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt.

75

C

Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista.

76

D

É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias.

77

E

As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade.

78

A

Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente.

79

B

Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico).

80

C

O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar.

81

A

Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local.

82

E

O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas.

83

D

Questão esperada sobre a ética aristotélica.

84

E

As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico.

85

B

Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território.

86

B

Abordagem sobre pressupostos existencialistas.

87

C

As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção.

88

E

A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional.

89

C

O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos.

90

E

A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado.

 

 

Questão

Gabarito

Resolução comentada

1

[Inglês]

E

O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante.

2

[Inglês]

A

O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês.

3

[Inglês]

A

A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente.

4

[Inglês]

A

O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo.

5

[Inglês]

C

A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial.

1

[Espanhol]

D

O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos.

2

[Espanhol]

D

A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural.

3

[Espanhol]

C

O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante.

4

[Espanhol]

D

A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim.

5

[Espanhol]

A

O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruína e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital.

6

D

A falta de atividade física é associada à renda familiar.

7

D

Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão.

8

C

A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos).

9

B

A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais.

10

D

A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional.

11

E

O dado estatístico comprova a veracidade da informação.

12

E

A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia.

13

C

O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos.

14

C

A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional.

15

E

A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais.

16

C

A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema.

17

B

Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas".

18

D

O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim.

19

C

Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista).

20

D

Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos.

21

A

O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino.

22

D

Adequação à questão de gênero poético (função expressiva).

23

E

Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso.

24

E

O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas.

25

B

O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos.

26

C

Pela retomada referente às canções citadas.

27

B

Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais.

28

E

Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão.

29

B

A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia.

30

A

A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais.

31

D

Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar).

32

B

O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas.

33

C

A autora se coloca no lugar do público mais jovem.

34

E

A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano.

35

B

A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto.

36

D

A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá").

37

B

O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação.

38

D

Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam.

39

D

Pela manutenção de alguns aspectos estéticos.

40

D

A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza.

41

D

A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação.

42

C

As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro).

43

E

O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense.

44

C

As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas.

45

B

Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados.

46

C

O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar.

47

A

Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local.

48

E

O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas.

49

D

Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica.

50

B

Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma.

51

A

Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural.

52

D

O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias.

53

B

A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época.

54

E

A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte.

55

B

Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo.

56

C

A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações.

57

C

Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens.

58

E

O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço.

59

D

O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil.

60

A

Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência.

61

C

A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis.

62

B

A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial.

63

A

Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública.

64

E

A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea.

65

A

Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset.

66

C

A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações.

67

B

A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS.

68

C

Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo.

69

A

Trata de inter-relações de subjetividade cultural.

70

D

Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente.

71

C

Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna.

72

E

O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais.

73

D

Questão esperada sobre a ética aristotélica.

74

E

As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico.

75

B

Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território.

76

B

Abordagem sobre pressupostos existencialistas.

77

E

As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade.

78

B

Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico).

79

A

Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente.

80

C

As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção.

81

E

A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional.

82

C

O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos.

83

E

A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado.

84

A

Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna.

85

B

Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt.

86

C

Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista.

87

D

É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias.

88

D

Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro.

89

A

A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio.

90

D

A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico.

 

 

Questão

Gabarito

Resolução comentada

1

[Inglês]

A

A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente.

2

[Inglês]

A

O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo.

3

[Inglês]

C

A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial.

4

[Inglês]

E

O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante.

5

[Inglês]

A

O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês.

1

[Espanhol]

D

A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural.

2

[Espanhol]

D

O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos.

3

[Espanhol]

D

A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim.

4

[Espanhol]

A

O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruína e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital.

5

[Espanhol]

C

O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante.

6

D

Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos.

7

A

O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino.

8

D

Adequação à questão de gênero poético (função expressiva).

9

E

O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense.

10

C

As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas.

11

B

Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados.

12

B

A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto.

13

D

A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá").

14

B

O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação.

15

E

Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso.

16

E

O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas.

17

B

O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos.

18

D

Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam.

19

D

Pela manutenção de alguns aspectos estéticos.

20

E

A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais.

21

C

A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema.

22

C

Pela retomada referente às canções citadas.

23

B

Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais.

24

E

Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão.

25

D

A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza.

26

D

A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação.

27

C

As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro).

28

A

A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais.

29

D

Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar).

30

B

A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia.

31

B

A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais.

32

D

A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional.

33

E

O dado estatístico comprova a veracidade da informação.

34

B

O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas.

35

C

A autora se coloca no lugar do público mais jovem.

36

E

A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano.

37

B

Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas".

38

D

O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim.

39

C

Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista).

40

E

A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia.

41

C

O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos.

42

C

A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional.

43

D

A falta de atividade física é associada à renda familiar.

44

D

Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão.

45

C

A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos).

46

D

Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro.

47

A

A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio.

48

D

A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico.

49

A

Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna.

50

B

Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt.

51

C

Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista.

52

D

É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias.

53

C

As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção.

54

E

A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional.

55

C

O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos.

56

E

A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado.

57

D

Questão esperada sobre a ética aristotélica.

58

E

As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico.

59

B

Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território.

60

B

Abordagem sobre pressupostos existencialistas.

61

B

A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época.

62

E

A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte.

63

B

Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo.

64

C

A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações.

65

D

Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica.

66

B

Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma.

67

A

Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural.

68

D

O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias.

69

A

Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset.

70

C

A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações.

71

B

A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS.

72

C

Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo.

73

A

Trata de inter-relações de subjetividade cultural.

74

D

Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente.

75

C

Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna

76

E

O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais.

77

B

Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico).

78

E

As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade.

79

A

Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente.

80

C

A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis.

81

B

A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial.

82

A

Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública.

83

E

A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea.

84

C

O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar.

85

A

Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local.

86

E

O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas.

87

C

Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens.

88

E

O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço.

89

D

O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil.

90

A

Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência.

 

 

SOS Aprova: correção do 1º dia do Enem 2024

Nossos professores especialistas corrigiram cada questão do 1º domingo do Enem 2024, veja a seguir:

Quando o gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado?

Conforme o edital do Enem 2024, o gabarito oficial do exame vai ser divulgado em 20 de novembro. Já o resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes em 13 de janeiro de 2025.

Para acessar o gabarito oficial, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site a Página do Participante no Portal do Inep;
  2. Com os seus dados Portal Gov.br (CPF e senha cadastrada), realize o login;
  3. Na tela de navegação, procure e clique na aba “GABARITOS”;
  4. Pronto! Agora, escolha a edição do Enem 2024 e baixe o gabarito correspondente ao seu caderno de prova.

Vale lembrar que, apesar de o gabarito ser uma ferramenta útil para conferir os acertos, ele não permite calcular a nota final, já que o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um método que atribui pesos diferentes para cada questão, dependendo do grau de dificuldade.

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Enem 2024: datas, horários e divisão das provas

O Enem 2024 acontece nos dois primeiros domingos de novembro. Confira abaixo as datas, horários e a divisão das provas para que você se organize.

Datas das provas do Enem 2024

3 de novembro – 1º dia

  • Redação;
  • 45 questões de Ciências Humanas;
  • 45 questões de Linguagens, sendo 40 de Língua Portuguesa e 5 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

10 de novembro – 2º dia

  • 45 questões de Matemática;
  • 45 questões de Ciências da Natureza.

Horários de aplicação (horário de Brasília)

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h (não será permitida a entrada após esse horário)
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem o caderno de questões: a partir das 15h30
  • Saída com o caderno de questões: a partir das 18h
  • Término da prova (1º dia): 19h
  • Término da prova (2º dia): 18h30

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Carol Firmino

Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

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