Gabarito extraoficial do 1º dia do Enem 2024; veja respostas comentadas
A equipe pedagógica do Aprova Total apresenta uma previsão das alternativas corretas das questões do primeiro domingo de Enem
Acessibilidade
Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia de prova do Enem 2024, elaborado pela equipe pedagógica do Aprova Total.
Você ainda pode checar as respostas comentadas, para identificar possíveis erros, enquanto aguarda o gabarito oficial, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar em 20 de novembro.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Gabarito extraoficial do 1º dia do Enem 2024 com resolução
Questão |
Gabarito |
Resolução Comentada |
1 [Inglês] |
C |
A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial. |
2 [Inglês] |
A |
O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo. |
3 [Inglês] |
A |
A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente. |
4 [Inglês] |
A |
O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês. |
5 [Inglês] |
E |
O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante. |
1 [Espanhol] |
C |
O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante. |
2 [Espanhol] |
D |
O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos. |
3 [Espanhol] |
D |
A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural. |
4 [Espanhol] |
D |
A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim. |
5 [Espanhol] |
A |
O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruína e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital. |
6 |
E |
O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense. |
7 |
C |
As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas. |
8 |
B |
Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados. |
9 |
E |
A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia. |
10 |
C |
O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos. |
11 |
C |
A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional. |
12 |
D |
A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza. |
13 |
D |
A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação. |
14 |
C |
As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro). |
15 |
B |
A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais. |
16 |
D |
A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional. |
17 |
E |
O dado estatístico comprova a veracidade da informação. |
18 |
D |
A falta de atividade física é associada à renda familiar. |
19 |
D |
Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão. |
20 |
C |
A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos). |
21 |
E |
A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais. |
22 |
C |
A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema. |
23 |
B |
Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas". |
24 |
D |
O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim. |
25 |
C |
Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista). |
26 |
B |
O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas. |
27 |
C |
A autora se coloca no lugar do público mais jovem. |
28 |
E |
A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano. |
29 |
A |
A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais. |
30 |
D |
Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar). |
31 |
B |
A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia. |
32 |
B |
A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto. |
33 |
D |
A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá"). |
34 |
B |
O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação. |
35 |
D |
Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam. |
36 |
D |
Pela manutenção de alguns aspectos estéticos. |
37 |
C |
Pela retomada referente às canções citadas. |
38 |
B |
Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais. |
39 |
E |
Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão. |
40 |
D |
Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos. |
41 |
A |
O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino. |
42 |
D |
Adequação à questão de gênero poético (função expressiva). |
43 |
E |
Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso. |
44 |
E |
O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas. |
45 |
B |
O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos. |
46 |
C |
As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção. |
47 |
E |
A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional. |
48 |
C |
O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos. |
49 |
E |
A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado. |
50 |
B |
A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época. |
51 |
E |
A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte. |
52 |
B |
Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo. |
53 |
C |
A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações. |
54 |
D |
Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica. |
55 |
B |
Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma. |
56 |
A |
Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural. |
57 |
D |
O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias. |
58 |
D |
Questão esperada sobre a ética aristotélica. |
59 |
E |
As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico. |
60 |
B |
Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território. |
61 |
B |
Abordagem sobre pressupostos existencialistas. |
62 |
A |
Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna. |
63 |
B |
Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt. |
64 |
C |
Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista. |
65 |
D |
É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias. |
66 |
C |
O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar. |
67 |
A |
Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local. |
68 |
E |
O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas. |
69 |
C |
Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens. |
70 |
E |
O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço. |
71 |
D |
O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil. |
72 |
A |
Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência. |
73 |
C |
A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis. |
74 |
B |
A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial. |
75 |
A |
Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública. |
76 |
E |
A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea. |
77 |
A |
Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente. |
78 |
B |
Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico). |
79 |
E |
As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade. |
80 |
A |
Trata de inter-relações de subjetividade cultural. |
81 |
D |
Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente. |
82 |
C |
Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna. |
83 |
E |
O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais. |
84 |
D |
Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro. |
85 |
A |
A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio. |
86 |
D |
A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico. |
87 |
A |
Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset. |
88 |
C |
A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações. |
89 |
B |
A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS. |
90 |
C |
Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo. |
Questão |
Gabarito |
Resolução Comentada |
1 [Inglês] |
A |
O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo. |
2 [Inglês] |
A |
A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente. |
3 [Inglês] |
C |
A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial. |
4 [Inglês] |
E |
O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante. |
5 [Inglês] |
A |
O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês. |
1 [Espanhol] |
D |
A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim. |
2 [Espanhol] |
A |
O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruina e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital. |
3 [Espanhol] |
C |
O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante. |
4 [Espanhol] |
D |
O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos. |
5 [Espanhol] |
D |
A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural. |
6 |
C |
Pela retomada referente às canções citadas. |
7 |
B |
Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais. |
8 |
E |
Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão. |
9 |
D |
Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos. |
10 |
A |
O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino. |
11 |
D |
Adequação à questão de gênero poético (função expressiva). |
12 |
E |
Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso. |
13 |
E |
O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas. |
14 |
B |
O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos. |
15 |
D |
Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam. |
16 |
D |
Pela manutenção de alguns aspectos estéticos. |
17 |
B |
A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto. |
18 |
D |
A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá"). |
19 |
B |
O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação. |
20 |
B |
O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas. |
21 |
C |
A autora se coloca no lugar do público mais jovem. |
22 |
E |
A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano. |
23 |
E |
A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais. |
24 |
C |
A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema. |
25 |
B |
Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas". |
26 |
D |
O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim. |
27 |
C |
Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista). |
28 |
B |
A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia. |
29 |
A |
A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais. |
30 |
D |
Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar). |
31 |
D |
A falta de atividade física é associada à renda familiar. |
32 |
D |
Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão. |
33 |
C |
A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos). |
34 |
B |
A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais. |
35 |
D |
A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional. |
36 |
E |
O dado estatístico comprova a veracidade da informação. |
37 |
D |
A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza. |
38 |
D |
A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação. |
39 |
C |
As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro). |
40 |
E |
O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense. |
41 |
C |
As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas. |
42 |
B |
Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados. |
43 |
E |
A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia. |
44 |
C |
O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos. |
45 |
C |
A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional. |
46 |
A |
Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset. |
47 |
C |
A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações. |
48 |
B |
A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS. |
49 |
C |
Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo. |
50 |
A |
Trata de inter-relações de subjetividade cultural. |
51 |
D |
Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente. |
52 |
C |
Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna |
53 |
E |
O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais. |
54 |
C |
A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis. |
55 |
B |
A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial. |
56 |
A |
Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública. |
57 |
E |
A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea. |
58 |
C |
Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens. |
59 |
E |
O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço. |
60 |
D |
O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil. |
61 |
A |
Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência. |
62 |
D |
Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica. |
63 |
B |
Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma. |
64 |
A |
Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural. |
65 |
D |
O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias. |
66 |
B |
A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época. |
67 |
E |
A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte. |
68 |
B |
Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo. |
69 |
C |
A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações. |
70 |
D |
Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro. |
71 |
A |
A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio. |
72 |
D |
A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico. |
73 |
A |
Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna. |
74 |
B |
Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt. |
75 |
C |
Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista. |
76 |
D |
É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias. |
77 |
E |
As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade. |
78 |
A |
Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente. |
79 |
B |
Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico). |
80 |
C |
O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar. |
81 |
A |
Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local. |
82 |
E |
O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas. |
83 |
D |
Questão esperada sobre a ética aristotélica. |
84 |
E |
As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico. |
85 |
B |
Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território. |
86 |
B |
Abordagem sobre pressupostos existencialistas. |
87 |
C |
As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção. |
88 |
E |
A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional. |
89 |
C |
O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos. |
90 |
E |
A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado. |
Questão |
Gabarito |
Resolução comentada |
1 [Inglês] |
E |
O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante. |
2 [Inglês] |
A |
O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês. |
3 [Inglês] |
A |
A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente. |
4 [Inglês] |
A |
O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo. |
5 [Inglês] |
C |
A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial. |
1 [Espanhol] |
D |
O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos. |
2 [Espanhol] |
D |
A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural. |
3 [Espanhol] |
C |
O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante. |
4 [Espanhol] |
D |
A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim. |
5 [Espanhol] |
A |
O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruína e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital. |
6 |
D |
A falta de atividade física é associada à renda familiar. |
7 |
D |
Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão. |
8 |
C |
A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos). |
9 |
B |
A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais. |
10 |
D |
A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional. |
11 |
E |
O dado estatístico comprova a veracidade da informação. |
12 |
E |
A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia. |
13 |
C |
O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos. |
14 |
C |
A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional. |
15 |
E |
A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais. |
16 |
C |
A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema. |
17 |
B |
Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas". |
18 |
D |
O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim. |
19 |
C |
Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista). |
20 |
D |
Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos. |
21 |
A |
O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino. |
22 |
D |
Adequação à questão de gênero poético (função expressiva). |
23 |
E |
Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso. |
24 |
E |
O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas. |
25 |
B |
O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos. |
26 |
C |
Pela retomada referente às canções citadas. |
27 |
B |
Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais. |
28 |
E |
Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão. |
29 |
B |
A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia. |
30 |
A |
A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais. |
31 |
D |
Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar). |
32 |
B |
O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas. |
33 |
C |
A autora se coloca no lugar do público mais jovem. |
34 |
E |
A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano. |
35 |
B |
A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto. |
36 |
D |
A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá"). |
37 |
B |
O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação. |
38 |
D |
Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam. |
39 |
D |
Pela manutenção de alguns aspectos estéticos. |
40 |
D |
A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza. |
41 |
D |
A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação. |
42 |
C |
As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro). |
43 |
E |
O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense. |
44 |
C |
As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas. |
45 |
B |
Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados. |
46 |
C |
O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar. |
47 |
A |
Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local. |
48 |
E |
O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas. |
49 |
D |
Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica. |
50 |
B |
Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma. |
51 |
A |
Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural. |
52 |
D |
O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias. |
53 |
B |
A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época. |
54 |
E |
A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte. |
55 |
B |
Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo. |
56 |
C |
A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações. |
57 |
C |
Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens. |
58 |
E |
O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço. |
59 |
D |
O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil. |
60 |
A |
Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência. |
61 |
C |
A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis. |
62 |
B |
A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial. |
63 |
A |
Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública. |
64 |
E |
A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea. |
65 |
A |
Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset. |
66 |
C |
A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações. |
67 |
B |
A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS. |
68 |
C |
Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo. |
69 |
A |
Trata de inter-relações de subjetividade cultural. |
70 |
D |
Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente. |
71 |
C |
Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna. |
72 |
E |
O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais. |
73 |
D |
Questão esperada sobre a ética aristotélica. |
74 |
E |
As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico. |
75 |
B |
Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território. |
76 |
B |
Abordagem sobre pressupostos existencialistas. |
77 |
E |
As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade. |
78 |
B |
Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico). |
79 |
A |
Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente. |
80 |
C |
As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção. |
81 |
E |
A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional. |
82 |
C |
O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos. |
83 |
E |
A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado. |
84 |
A |
Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna. |
85 |
B |
Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt. |
86 |
C |
Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista. |
87 |
D |
É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias. |
88 |
D |
Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro. |
89 |
A |
A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio. |
90 |
D |
A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico. |
Questão |
Gabarito |
Resolução comentada |
1 [Inglês] |
A |
A imagem utiliza a metáfora de um sistema de computador para simbolizar o ritmo acelerado em que elementos naturais estão sendo destruídos, chamando atenção para a necessidade de ação para preservar o meio ambiente. |
2 [Inglês] |
A |
O marcador "instead of" sugere que, ao invés de continuar em um ciclo de ódio e guerra, as pessoas deveriam mudar sua atitude, promovendo o amor e o cuidado com o próximo. |
3 [Inglês] |
C |
A citação de Albert Einstein fala sobre encontrar oportunidades em meio às dificuldades, e a citação de Bob Marley diferencia aqueles que vivenciam plenamente uma situação daqueles que a encaram de forma superficial. |
4 [Inglês] |
E |
O propósito principal da carta é informar Alice Walker sobre a decisão de não publicar sua obra "The Color Purple", justificando que o motivo da recusa é por cada frase encerrar com ponto de exclamação e, pensando na experiência do leitor, isso seria desconcertante. |
5 [Inglês] |
A |
O texto aborda o preconceito e a repressão sofridos por falantes de espanhol nos Estados Unidos, que são incentivados a abandonar seu sotaque e falar "como americanos", refletindo a rejeição ao sotaque espanhol no uso do inglês. |
1 [Espanhol] |
D |
A autora Celerina Patricia Sánchez Santiago busca valorizar e preservar as línguas indígenas de seu país. Em sua obra, ela resgata o patrimônio linguístico mexicano ao escrever poesia em sua língua materna, desafiando a predominância do espanhol e promovendo a diversidade cultural. |
2 [Espanhol] |
D |
O texto destaca a diferença cultural na maneira como galegos e andaluzes percebem a chuva, com os galegos demonstrando uma atitude mais despreocupada e aceitando sair mesmo em dias chuvosos. |
3 [Espanhol] |
D |
A expressão "morir muy vivos" destaca a importância de aproveitar plenamente cada fase da vida, mantendo-se ativo e realizado até o fim. |
4 [Espanhol] |
A |
O poema descreve o impacto devastador do cerco e da invasão espanhola em Tenochtitlán, ilustrando a ruína e a tristeza dos astecas diante da perda de sua capital. |
5 [Espanhol] |
C |
O texto apresenta uma crítica à cultura do cancelamento, apontando os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas e o perigo de que se torne um julgamento público constante. |
6 |
D |
Compara a torcida dos bois como se fossem times esportivos. |
7 |
A |
O texto traz fatores para detectar o câncer de mama masculino. |
8 |
D |
Adequação à questão de gênero poético (função expressiva). |
9 |
E |
O livro e as camisetas enaltecem a fala amazonense. |
10 |
C |
As minibiografias explicitam as trajetórias das atletas. |
11 |
B |
Os instrumentos musicais ganham novas formatações conforme os locais onde são utilizados. |
12 |
B |
A partir do contexto, a sensibilidade se dá pela atmosfera de afeto. |
13 |
D |
A campanha associa a doação de roupas ao desapego ("vou deixar que você se vá"). |
14 |
B |
O aplicativo possibilita a tradução de palavras indígenas, garantindo a sua preservação. |
15 |
E |
Pela questão espontânea da produção, resulta-se do acaso. |
16 |
E |
O texto apresenta datas das inserções das novas modalidades esportivas. |
17 |
B |
O texto fala sobre alunos e pais divulgarem conteúdo sem saber o que está por trás do significados, manipulando os sentidos. |
18 |
D |
Aspecto inerente à obra: a relação social e as relações sentimentais se impactam. |
19 |
D |
Pela manutenção de alguns aspectos estéticos. |
20 |
E |
A associação de objetos às posições e os papéis desempenhados nas comunidades indígenas tradicionais. |
21 |
C |
A reafirmação das referências metalinguísticas e o contexto implicado no tema. |
22 |
C |
Pela retomada referente às canções citadas. |
23 |
B |
Deslocamento e sugestão de desencontro (fuga da própria identidade). Se confirma pelos versos finais. |
24 |
E |
Variação linguística típica do autor que subverte a norma padrão. |
25 |
D |
A língua da Tabatinga reforça a identidade do grupo social que a utiliza. |
26 |
D |
A função referencial da linguagem tem como objetivo a informação. |
27 |
C |
As variedades linguísticas são evidenciadas na situação relatada no texto (Maranhão e Rio de Janeiro). |
28 |
A |
A respeito das reflexões do narrador, o caráter social da palavra gera diversas representações por conta dos estigmas sociais. |
29 |
D |
Os textos concordam que a arte deve inquietar e expor nossos defeitos (desestabilizar). |
30 |
B |
A partir do contexto da obra e do texto, ironiza-se a alienação da burguesia perante a queda da monarquia. |
31 |
B |
A telemedicina proporciona o atendimento a diferentes camadas sociais. |
32 |
D |
A produção artística afro-brasileira é resultado de uma miscigenação com base na cultura negra nacional. |
33 |
E |
O dado estatístico comprova a veracidade da informação. |
34 |
B |
O texto reforça a masculinização das lutas corporais nas escolas. |
35 |
C |
A autora se coloca no lugar do público mais jovem. |
36 |
E |
A partir das impressões do autor, muda-se o foco narrativo do clássico machadiano. |
37 |
B |
Os aspectos negativos são introduzidos pela conjunção adversativa "mas". |
38 |
D |
O conflito entre o regionalismo do narrador (coloquialidade) versus o normativismo de Gondim. |
39 |
C |
Sugestão da realidade sem fidelidade e detalhismo, por efeito fugaz de luz e movimento (característicos do movimento impressionista). |
40 |
E |
A saúde mental dos atletas é afetada pelas grandes responsabilidades e exposição excessiva na mídia. |
41 |
C |
O podcast possibilita o acesso a diversos conhecimentos. |
42 |
C |
A variedade linguística de Evanildo Bechara está relacionada à sua formação profissional. |
43 |
D |
A falta de atividade física é associada à renda familiar. |
44 |
D |
Pela leitura da obra, contexto (pós-abolição) e texto de apoio, há a exploração de Sancha (mulher negra em condição de submissão. |
45 |
C |
A progressão textual é feita pela repetição da palavra "coisa" (substantivo e verbo, portanto, cognatos). |
46 |
D |
Ambos os textos discutem o comércio utilizando as embarcações conhecidas como 'regatão' no processo de interiorização da bacia amazônica, construindo redes de sociabilidade no interior brasileiro. |
47 |
A |
A questão pontua a violência da Ditadura Militar argentina através da violação de direitos humanos pelo Estado argentino, destacando a luta das mães da Praça de Maio. |
48 |
D |
A imagem da questão ilustra as famosas ilhas artificiais de Dubai, com formatos excêntricos, levando ao gabarito D: artificialização do espaço geográfico. |
49 |
A |
Posicionamentos filosóficos sobre a epistemologia moderna. |
50 |
B |
Temática da indústria da cultura e da sociedade de massa, típica da escola de Frankfurt. |
51 |
C |
Ambos os textos, o primeiro citando Chiquinha Gonzaga, e o segundo citando Castro Alves, indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros na defesa do movimento abolicionista. |
52 |
D |
É uma questão que aborda a promoção da cidadania fortalecendo as pautas das minorias. |
53 |
C |
As localidades citadas nos textos estão cada vez mais se afastando da cordilheira dos Andes, a qual é uma formação fisiogeográfica derivada do encontro convergente em que a placa mais densa é empurrada para baixo, processo conhecido como subducção. |
54 |
E |
A questão pensa a equipe de sanitaristas do período tal qual um exército, apresentando assim um tipo de hierarquia profissional. |
55 |
C |
O texto da questão aborda histórias das pessoas nascidas no espaço retratado, abalado por uma tragédia socioambiental, exaltando a perda emocional, o que leva ao gabarito C: fragilização de vínculos afetivos. |
56 |
E |
A questão passa pela construção da ideia de República como símbolo de Modernidade, a partir da apresentação de invenções advindas da Segunda Revolução Industrial em oposição à Monarquia que havia acabado. |
57 |
D |
Questão esperada sobre a ética aristotélica. |
58 |
E |
As Universidades medievais surgem a partir da tradição da Igreja Medieval, mas, ao mesmo tempo, propunham uma organização do pensamento científico. |
59 |
B |
Aborda a temática dos movimentos sociais e as relações com o território. |
60 |
B |
Abordagem sobre pressupostos existencialistas. |
61 |
B |
A questão pede a interpretação do texto, que trata sobre a sociedade colonial da América Espanhola e as diferentes visões de um cronista espanhol da época. |
62 |
E |
A questão trata da transição entre a sociedade medieval e moderna, e da separação sócio-cultural da sociedade de corte. |
63 |
B |
Trata do papel do movimento social negro em relação às mudanças temporais na sociedade, relacionada com a questão identitária e subjetividades no coletivo. |
64 |
C |
A declividade do relevo é a condicionante que alterará a velocidade e duração das inundações. |
65 |
D |
Questão que aborda a questão identitária pela perspectiva epistêmica. |
66 |
B |
Foucault foi usado para analisarmos a metafísica clássica, que remete ao dualismo corpo e alma. |
67 |
A |
Questão aborda manifestações culturais e a importância da valorização da memória coletiva e patrimônio cultural. |
68 |
D |
O texto fala sobre ideias contraditórias, dando ênfase para a comunicação e o debate no espaço público, o que reforça as bases da democracia, a discussão de ideias. |
69 |
A |
Questão sobre a natureza da democracia moderna na visão de Ortega y Gasset. |
70 |
C |
A implementação de parques públicos contribui para a captação de gases do efeito estufa, o maior conforto térmico e oferece maior permeabilidade ao solo, diminuindo o grau de alagamentos e a ocorrência de inundações. |
71 |
B |
A comparação entre o Conselho de Segurança (CS) da ONU e a Assembleia-Geral deixa clara a assimetria de poder entre os membros, principalmente pelo poder de veto de cinco dos quinze membros permanentes do CS. |
72 |
C |
Questão recorrente que traz reflexões sobre o capitalismo. |
73 |
A |
Trata de inter-relações de subjetividade cultural. |
74 |
D |
Questão recorrente sobre o exercício da cidadania sobre aqueles que já foram excluídos historicamente. |
75 |
C |
Questão que exigia conhecimento sobre a epistemologia moderna |
76 |
E |
O texto de base da questão ressalta a relação entre minorias dominantes e o uso de uma cartografia que reflete seu poder, sustentando hegemonias territoriais. |
77 |
B |
Questão clássica sobre a ética kantiana (imperativo categórico). |
78 |
E |
As políticas públicas que devem diminuir a exclusão dos imigrantes e refugiados devem ser voltadas à integração socioeconômica, trazendo maior dignidade para uma situação de forte vulnerabilidade. |
79 |
A |
Produto da Era Vargas, o DIP estabeleceu uma visão de Brasil a partir de estereótipos estabelecidos nacionalmente e reconhecidos internacionalmente. |
80 |
C |
A questão gerou grande dúvida entre as alternativas B, C e D. Entretanto, percebe-se que há uma renovação da indústria regional no sentido que a xilogravura permitiria a reprodução em série das edições dos cordéis. |
81 |
B |
A questão destaca o Círio de Nazaré como um registro de bem cultural de natureza imaterial. |
82 |
A |
Questão clássica de Habermas, que aborda a transformação da esfera pública. |
83 |
E |
A questão problematiza a pluralidade de interações enquanto fenômeno de cultura contemporânea. |
84 |
C |
O texto destaca o acesso das mulheres à pílula anticoncepcional, promovendo o controle sobre a natalidade e transformando o tema em uma questão de escolha, trazendo à tona o debate público sobre planejamento familiar. |
85 |
A |
Essa questão trata de manifestações culturais brasileiras e como a tecnologia auxilia na valorização da economia local. |
86 |
E |
O desmatamento da floresta diminui a evapotranspiração que era decorrente das árvores, o que reduz a umidade disponível para a formação de chuvas convectivas. |
87 |
C |
Questão aborda a construção do imaginário da mulher através da perspectiva masculina, mas a autora reivindica outra forma de construção que não seja mediada pelos homens. |
88 |
E |
O texto de Milton Santos coloca relevo nos fluxos que relacionam meios de transporte e outros dispositivos no espaço, em um funcionamento sistemático que ressalta a dinâmica impressa no espaço. |
89 |
D |
O texto de base mostra a relação entre a COP (Conferência das Partes), uma instância da ONU, organização supranacional em escala global, e uma série de outros atores, como empresários, que representam parte da sociedade civil. |
90 |
A |
Essa questão trata da necessidade do Estado brasileiro efetivar, enquanto cidadãos, as pessoas com deficiência. |
SOS Aprova: correção do 1º dia do Enem 2024
Nossos professores especialistas corrigiram cada questão do 1º domingo do Enem 2024, veja a seguir:
Quando o gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado?
Conforme o edital do Enem 2024, o gabarito oficial do exame vai ser divulgado em 20 de novembro. Já o resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes em 13 de janeiro de 2025.
Para acessar o gabarito oficial, siga o passo a passo:
- Acesse o site a Página do Participante no Portal do Inep;
- Com os seus dados Portal Gov.br (CPF e senha cadastrada), realize o login;
- Na tela de navegação, procure e clique na aba “GABARITOS”;
- Pronto! Agora, escolha a edição do Enem 2024 e baixe o gabarito correspondente ao seu caderno de prova.
Vale lembrar que, apesar de o gabarito ser uma ferramenta útil para conferir os acertos, ele não permite calcular a nota final, já que o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um método que atribui pesos diferentes para cada questão, dependendo do grau de dificuldade.
Enem 2024: datas, horários e divisão das provas
O Enem 2024 acontece nos dois primeiros domingos de novembro. Confira abaixo as datas, horários e a divisão das provas para que você se organize.
Datas das provas do Enem 2024
3 de novembro – 1º dia
- Redação;
- 45 questões de Ciências Humanas;
- 45 questões de Linguagens, sendo 40 de Língua Portuguesa e 5 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
10 de novembro – 2º dia
- 45 questões de Matemática;
- 45 questões de Ciências da Natureza.
Horários de aplicação (horário de Brasília)
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h (não será permitida a entrada após esse horário)
- Início das provas: 13h30
- Saída sem o caderno de questões: a partir das 15h30
- Saída com o caderno de questões: a partir das 18h
- Término da prova (1º dia): 19h
- Término da prova (2º dia): 18h30