Como melhorar o aprendizado? Veja 5 dicas para aprender melhor
Uma boa saída para manter o cérebro sempre disposto a aprender é continuar buscando coisas novas! Confira outros hábitos para investir
Acessibilidade
Se existe algo que todo estudante gostaria é saber como melhorar o aprendizado, torná-lo mais eficiente e efetivo. Aqui, vamos dar dicas para você, vestibulando(a), de coisas práticas que podem ser feitas para que isso aconteça! Quer ver?
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Como melhorar o aprendizado
1. Aprenda coisas novas
Sim, uma boa saída para manter o cérebro sempre disposto a aprender é continuar aprendendo. Talvez você esteja no quarto ano de tentativa para o vestibular, talvez você esteja no Ensino Médio, o importante é que você esteja aberto e busque aprender algo novo.
É claro que existem coisas na vida que são como andar de bicicleta, outras, no entanto, exigem de nós um esforço quase que diário para não serem esquecidas. Tente aprender um novo esporte, uma nova habilidade, uma nova língua. Isso, além de relaxar sua mente, vai te ajudar a apreender melhor todas as outras coisas.
2. Ensine o que você aprendeu
Uma boa forma de realmente absorver aquilo que você estudou é ensinando sobre o mesmo assunto. Por exemplo, como vestibulando, você pode ter um grupo de estudo onde cada um dos participantes ensinem sobre um determinado assunto semanalmente.
De acordo com a pirâmide da aprendizagem, as pessoas tendem a reter 90% daquilo que ensinam. Por isso, esse realmente pode ser um ponto a ser levado em consideração quando se quer aprender melhor.
3. Não faça tudo ao mesmo tempo
Muitas vezes pensamos que fazemos mais coisas se fazemos ao mesmo tempo. Bom, isso pode até ser verdade, mas essa medida também pode tirar a nossa atenção do que realmente importa, ou nos fazer dividir nossa atenção com tanta coisa que, no fim, acabamos não aprendendo nada.
Por isso, tente fazer uma coisa de cada vez. Se você tem muito conteúdo para estudar, veja como isso pode funcionar da melhor maneira durante a semana, mas faça uma coisa de cada vez. Uma boa forma de fazer isso é estabelecendo prioridades.
4. Pratique para melhorar o aprendizado
Muitos vestibulandos não têm noção do quão importante é a prática. Fazer exercícios e simulados nos levam a sistematizar um determinado assunto em nossa mente. O que é teórico acaba tendo uma utilização prática e isso muda completamente a forma como você trata o conteúdo.
5. Saiba como você aprende melhor
Muitos estudantes não sabem, mas cada um de nós aprende melhor de maneiras diferentes. Por exemplo, pode ser que você se dê super bem fazendo anotações, enquanto o seu amigo precisa ler em voz alta e ter o que foi estudado em um lugar visível todos os dias. As pessoas são diferentes e aprendem de formas diferentes.
Existem diversos estudos sobre o tema, um dos mais conhecidos é a Teoria das Inteligências Múltiplas. Ela foi desenvolvida na Universidade de Harvard e liderada pelo psicólogo Howard Gardner. Nela, analisa-se o conceito de inteligência, chegando ao resultado de 8 diferentes tipos de inteligência.