Ela mesmo ou ela mesma? Veja qual é a forma correta
Essa dúvida é bem comum entre os falantes da Língua Portuguesa. Por isso, explicamos qual é a maneira correta de escrever esta expressão de acordo com as regras gramaticais
Acessibilidade
Imagine que você foi convidado(a) para a festa de aniversário de uma amiga. Você cumprimenta os outros colegas e pergunta: "Quem organizou isso tudo foi ela mesma?". Mas o certo é "ela mesma" ou "ela mesmo"? 🧐
Apesar de ouvirmos as duas formas no cotidiano, apenas uma está de acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa. E se você quer aprender qual é a forma correta, neste artigo, trazemos exemplos e dicas para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
"Ela mesma" ou "ela mesmo": qual a diferença?
"Mesmo" pode ter função de adjetivo ou advérbio. No primeiro caso, tem o mesmo significado de "próprio". Já no segundo, adquire o sentido de ênfase, substituindo termos como "realmente" ou "de fato".
O que significa "ela mesma"?
A expressão "ela mesma" é usada para enfatizar ou reforçar o sujeito feminino, concordando com o gênero gramatical. É um adjetivo amplamente utilizado em textos formais e no cotidiano.
Ela mesma organizou a reunião em que os gerentes regionais estiveram presentes.
Foi ela mesma quem decidiu ir ao evento de publicidade.
E, por ser um adjetivo, varia em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), conforme o sujeito. Por exemplo: ela mesma, ele mesmo, elas mesmas e eles mesmos.
No caso, "ela" é um sujeito feminino e singular, por isso, o correto é utilizar "mesma". Esse uso reforça que a própria pessoa realizou a ação.
O que significa "ela mesmo"?
Já a expressão "ela mesmo" aparece em contextos informais, de fala. O uso é menos comum e, nesse caso, o termo assume a função de advérbio. Assim, é invariável em gênero e número.
Aqui, significa "exatamente", "precisamente", "de fato", etc.
Ela é mesmo bonita, como você havia dito.
De forma geral, de acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa, a forma correta é "ela mesma". Usar "ela mesmo" no sentindo de "ela própria" não está certo. O "mesmo" só é adequado quando assumir significado de exatidão.
👉 Leia também: Linguagem culta e coloquial: quais são as diferenças entre elas?
Quando usar "ela mesma"?
"Ela mesma" é a forma correta para utilizar em redações, documentos oficiais, e-mails, etc. Nesse caso, identifique sempre o gênero do sujeito para decidir qual forma utilizar.
Para ajudar você a memorizar a maneira certa de escrever, selecionamos alguns exemplos de frases:
Foi ela mesma quem resolveu o problema do sifão, sem a ajuda de um encanador.
Ela mesma quem limpou a bagunça das crianças depois da festa.
A artista decidiu pintar o quadro ela mesma, sem contratar um assistente.
Resumo: "ela mesma" ou "ela mesmo"?
- "Ela mesma" é a forma gramaticalmente correta e amplamente aceita, especialmente em contextos formais. Tem significado de "própria";
- "Ela mesmo" é uma forma rara, somente usada quando "mesmo" tem função de advérbio para descrever exatidão;
- Sempre analise o gênero do sujeito antes de flexionar o termo, seja em gênero ou número.
Quer ler mais conteúdos como esse? Então acesse a seção de Dúvidas de Português do blog do Aprova Total e saiba tudo sobre as principais regras da Língua Portuguesa!