Cínico ou sínico: qual a forma correta e seus significados?
Os dois termos existem na Língua Portuguesa, mas possuem significados completamente diferentes. Entenda cada um deles a seguir
Acessibilidade
Na hora de escrever uma redação, e-mail ou mensagem, é comum surgirem dúvidas em relação à grafia de diferentes palavras. É o caso de "cínico" ou "sínico", em que a pronúncia faz com que muitas pessoas se confundam sobre a maneira de escrever.
No entanto, as duas formas existem na Língua Portuguesa, mas possuem significados completamente diferentes - e é o que iremos descobrir a seguir.
Além disso, vamos entender as origens dos termos e ver alguns exemplos de frases para entender os significados que podem assumir. Vamos nessa?
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
"Cínico" ou "sínico": qual é o certo?
Como explicamos, as duas palavras existem na Língua Portuguesa. Vejamos:
Qual é o significado de "cínico"?
A palavra "cínico", iniciada pela letra "C", é um adjetivo, portanto, descreve alguém que demonstra desprezo pelas normas sociais, frequentemente agindo com sarcasmo, hipocrisia ou desdém.
É uma palavra associada a comportamentos irônicos e, muitas vezes, críticos, e pode variar em gênero e número, como cínica, cínicos e cínicas. Veja alguns exemplos de frases:
A atitude cínica dele na reunião irritou a todos.
Ela deu um sorriso cínico ao ser confrontada pela professora.
Qual é o significado de "sínico"?
"Sínico", escrito com "S", também é um adjetivo e se refere a algo relativo ou pertencente a China, ou relativo aos chineses que vivem em território português.
É mais comum em contextos jurídicos, históricos ou formais. Vamos ver alguns exemplos:
A cerâmica sínica do século XIII é admirada pela sua qualidade e sofisticação.
O governo promoveu um estudo sobre as tradições sínicas e sua importância na globalização.
💡 É comum vermos os adjetivos pátrios derivados do termo, como: sino-brasileiro, sino-japonês, entre outros.
Origem das palavras
"Sínico" tem origem no latim Sinae, que significa "China". Já o termo "cínico" tem origem no grego "kynismós", ligado ao movimento filosófico do Cinismo. Este movimento defendia uma vida simples, rejeitando as convenções sociais em busca da virtude.
Com o tempo, o significado de "cínico" evoluiu, assumindo uma conotação negativa, associada a comportamentos sarcásticos e hipócritas.
👉 Leia também: Grécia Antiga: veja um resumo da civilização que moldou o mundo
Resumo: cínico ou sínico?
Vamos resumir as diferenças para facilitar a sua memorização:
- "Cínico", com "C", faz referência a uma pessoa que age ou fala com sarcasmo, hipocrisia ou desdém;
- "Sínico", com "S", refere-se a algo relativo ou pertencente a China.
Além de "cínico" e "sínico", outras palavras também geram dúvidas na Língua Portuguesa, como é o caso de "quis" ou "quiz", "viagem" ou "viajem", e até "conserto" ou "concerto".
Se você deseja aprender mais sobre o assunto, não deixe de conferir a seção de Dúvidas de Português do blog do Aprova Total. São diversos conteúdos que irão ajudar você a se preparar para a Redação do Enem e de vestibulares. Não deixe de conferir!