Saiba o que é habitat e conheça os diferentes tipos!
Ao estudarmos Ecologia, um termo que sempre aparece é habitat! Em linhas gerais, habitat refere-se ao local onde determinado organismo vive. Bora saber um pouco mais sobre esse termo tão importante e os riscos da sua destruição?
Acessibilidade
Habitat é o espaço geográfico ocupado por uma espécie. Nesse ambiente, os seres encontram condições propícias para suprirem suas necessidades biológicas. Cada habitat apresenta condições únicas que possibilitam encontrar uma grande diversidade de formas de vida. De forma simplificada, podemos classificar os habitats em aquáticos (de água doce ou água salgada) e terrestres. A seguir, vamos ver alguns exemplos encontrados na natureza:
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Habitat aquático
Geralmente, é possível perceber a diversidade de formas de ocupação que os organismos apresentam ao analisar um ambiente. Ou seja, é possível encontrar seres que ocupam diferentes partes desse ecossistema. Vejamos como exemplo um ambiente marinho:
Primeiramente, a região litorânea representa os locais de transição entre o ambiente terrestre e o ambiente aquático. Neles, a água pode estar parada ou com baixo fluxo. Aqui é possível encontrar insetos, crustáceos, anfíbios, aves etc. Além disso, percebe-se também uma grande complexidade ambiental pela relação desses seres com a ciclagem de nutrientes e decomposição dos organismos.
Importante destacar também os ambientes de estuário e manguezais como “berçários da vida marinha”. A preservação deles é muito importante para o equilíbrio ecológico.
Em seguida, temos a região limnética ou pelágica que representa a coluna de água em que há a presença de seres fotossintetizantes e a penetração de luz solar. Nessa região, existe a presença de uma grande diversidade de seres como fitoplânctons, zooplânctons e néctons (animais como peixes, lulas, golfinhos e tubarões).
Por fim, as regiões profundas são caracterizadas pela redução ou até mesmo ausência de seres fotossintetizantes, compreendendo, assim, o fundo do ecossistema aquático, que é formado pelos organismos bentônicos (como oligoquetas, crustáceos, moluscos, corais, esponjas e poliquetas).
Habitat terrestre
Florestas, cavernas, campos, desertos, montanhas, vales e ambientes subterrâneos são alguns dos exemplos de habitats terrestres. Importante lembrar que os ambientes rural e urbano criados pelos seres humanos também podem ser classificados como tipos de habitat!
Habitat x Nicho ecológico
Outro termo bem conhecido e importante na área da ecologia é nicho ecológico. Por isso, para evitar confusões, vamos defini-lo a seguir! O nicho ecológico refere-se ao modo de vida de um organismo. Ou seja, a relação dos seres vivos com os outros organismos e as características abióticas (como água, temperatura, umidade) do ambiente.
Destruição de habitats
Diversos habitats estão sofrendo grandes devastações impulsionadas por ações antrópicas (causadas pelos seres humanos). Por exemplo, o desmatamento e as queimadas para produção do agronegócio, as diversas formas de poluição e o descarte irregular dos resíduos. Além disso, a introdução de espécies invasoras, a atividade industrial e a exploração e extração exacerbada dos recursos naturais também são exemplos de ações antrópicas. Como resultado, esses processos acabam impactando na forma como os seres vivos se relacionam com o ambiente, sendo um dos principais responsáveis pela extinção das espécies.
Ficou interessado em saber mais sobre Ecologia? Leia sobre como ela é cobrada no ENEM! Você também pode saber mais sobre o assunto nesse vídeo do Prof. Jubilut sobre os principais conceitos da Ecologia: