Atualidades Vestibulares

Big Brother Brasil e vestibular: por que eles têm tudo a ver?

No ar pela TV Globo há mais de duas décadas, o programa é palco de discussões que refletem o comportamento da sociedade

Acessibilidade

Está marcada para a próxima segunda-feira (16) a estreia da nova edição brasileira do reality show mais famoso do mundo, o Big Brother! 😱 Ano a ano, ele quebra recordes de audiência, especialmente por aqui, onde a galera é fascinada por observar a vida alheia. No ar pela TV Globo há mais de duas décadas, o BBB é palco de discussões - intencionais ou não - que refletem o comportamento da sociedade na época da transmissão de cada reality. Sexualidade, racismo, ética, classe, etarismo e outros temas já apareceram ao longo da história do programa. E já que esses são debates contemporâneos, propomos a seguinte reflexão: existe alguma relação entre Big Brother Brasil e vestibular?

via GIPHY

Big Brother Brasil e vestibular

Os participantes começaram a ser anunciados oficialmente nesta quinta (12)! Ainda não se sabe qual será o tema que vai prevalecer no BBB 23, mas, nos anteriores, algumas pautas específicas se destacaram. Em 2019, por exemplo, a participante Paula Von Sperling fez diversos discursos preconceituosos e, com opiniões racistas muito sutis, tornou-se campeã.

Já na edição de 2020, a cantora e atriz Manu Gavassi usou a palavra "sororidade" em uma conversa e fez aumentar em 250% a busca pelo termo no Google. Sem falar na união entre o grupo feminino, muito presente no início do confinamento. "Vamos galera, mulheres": quem lembra?

Nesse mesmo ano, na prova de redação da Unicamp, a proposta 2 foi escrever uma crônica sobre o tema "machismo". Pedia-se que fosse narrado um episódio pessoal, relacionando-o a algum comportamento micromachista e expondo reflexões sobre os sentimentos que reconhecer essa atitude despertou.

cultura do cancelamento e xenofobia foram temas dominantes na edição do BBB 21, que contou com as brigas entre o ator Lucas Penteado e a cantora Karol Conká, que foi eliminada com 99,17% dos votos; e os ataques sofridos pela vencedora Juliette, que sofreu críticas a respeito de seu jeito de falar, sotaque e personalidade.

Em 2022, a Unicamp usou o Big Brother Brasil em uma questão que recordava a campeã do BBB para falar sobre xenofobia:

Reprodução Unicamp 2022

Contextos envolvendo homofobia, representatividade negra, pressão psicológica também apareceram no BBB e levaram para a TV aberta discussões pertinentes. Mesmo que as situações não pareçam ideais para repercutir o tema, elas permitem que debates importantes cheguem à maioria da população. Assim, vê-las de forma crítica é uma maneira de reforçar o seu repertório cultural.

Ou seja, ainda que presente na mídia de massa, o programa deixou de ser apenas entretenimento. Ele se tornou objeto de pesquisas acadêmicas e passou a fornecer exemplos para questões e redações de vestibulares.

De olho no Enem

Big Brother Brasil e vestibular já repercutiram temas sociais semelhantes, mas o Enem também faz parte desse grupo. Com provas muito pautadas na realidade brasileira, o Exame Nacional do Ensino Médio costuma sair na frente ao propor reflexões sobre cidadania, cultura, desigualdades e outras. Aliás, questões sobre homofobia e discriminação racial são recorrentes. Confira alguns exemplos:

EXEMPLO 1 - Enem 2010: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Os textos fazem uma ponte histórica, mostrando como a homossexualidade era tratada como crime no Brasil colônia e, atualmente, mantém essa criminalização de outra forma, com números altíssimos de assassinatos de homossexuais no país. A alternativa d é a correta, justamente por demonstrar compreensão de passado e presente. Importante observar que a questão é de 2010, tem mais de uma década, e o tema continua atual.

Reprodução Inep

EXEMPLO 2 - Enem 2019: Ciências Humanas e suas Tecnologias

A igualdade de liberdade é um dos princípios os quais se baseia o Estado de direito laico e democrático. Isso inclui escolhas religiosas. Dessa forma, uma sociedade que se apoia nesses preceitos deve considerar a livre prática de credo. Ou seja, o Estado não deve defender essa ou aquela religião, e sim a possibilidade de escolha. A alternativa correta é a e.

Reprodução Inep

Curtiu essa análise sobre Big Brother Brasil, vestibular e temas da atualidade? O Team Aprova Total está com um olho no reality e outro nas provas!

Leia também:

Lei da Anistia no vestibular: como o conceito pode ser cobrado nas provas?

Efemérides de 2023 no vestibular: 10 eventos importantes para ficar de olho

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.