Saiba como estudar para o vestibular de Medicina
O vestibular para Medicina é o mais concorrido do Brasil. Neste post te damos algumas dicas que farão diferença na sua caminhada rumo à aprovação

Acessibilidade
Vai fazer vestibular para medicina? Então você vai gostar de saber que hoje no Brasil nós temos 305 faculdades de medicina. Esse é um número bastante alto se considerarmos que os Estados Unidos, por exemplo, têm 131.
Ao mesmo tempo, é preciso pensar que do outro lado da moeda temos milhões de estudantes que desejam um dia tornarem-se médicos bem sucedidos, tanto que este é o curso mais procurado e concorrido no SiSu. Por isso, hoje vamos te dar dicas valiosas que vão te ajudar a sair na frente da concorrência no vestibular.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
1. Simule o dia de prova
Se você quer ser aprovado no vestibular para Medicina, precisa saber que a sua luta só termina quando você ver o seu nome na lista de aprovados. Certamente não falamos isso para te desestimular, mas para abrir os seus olhos para a realidade.
Não adianta aprender o máximo de conteúdo possível e, no dia da prova, acabar esquecendo tudo por conta do nervosismo. Por isso, a partir de agora, comece a separar na sua rotina um tempo para fazer simulações do dia de prova.
Estabeleça um horário limite, separe o mesmo número de questões que você terá que fazer, tenha um lanche e a água ao seu alcance. Repetir isso até o dia do vestibular vai te fazer chegar lá muito mais preparado, calmo e consciente que os outros.
2. Cuide da sua saúde
Não, cuidar da sua saúde não é algo que você pode deixar de lado neste período de preparação. Na verdade, estar com a saúde mental e física em dia é um dos sinais de que os seus estudos estão realmente dando certo.
Faça o possível para aliar estudo, descanso e exercício físico na sua rotina de preparação para o vestibular de medicina. Afinal, de nada adianta ter o seu nome na lista dos aprovados se você não terá saúde para aproveitar a sua graduação.
3. Faça provas anteriores para de destacar no vestibular para medicina
Fazer provas anteriores faz parte também da explicação do primeiro ponto abordado aqui. Uma vez que você se acostuma a responder as questões específicas daquele vestibular, fica muito mais fácil para você encarar a prova real.
Por isso, procure tirar um tempo na sua rotina de preparação para o vestibular de medicina para dedicar às provas anteriores do vestibular que você vai prestar.

4. Conheça os seus pontos fracos
Em competições, é muito comum que os atletas conheçam muito bem os seus pontos fracos e os da sua equipe. Saber disso faz com que as decisões sejam tomadas para evitar que esse "calcanhar de Aquiles" se sobressaia.
A mesma coisa acontece com a sua preparação. Se você sabe que o seu ponto fraco é a área de humanas, por exemplo, você deve fazer o possível para que isso não te atrapalhe na conquista do seu sonho.
5. Converse com quem já passou pela mesma experiência
Muitas vezes nós temos na nossa mente uma realidade que é, na verdade, impossível de ser alcançada. Temos a tendência de sermos muito idealistas ou muito pessimistas, e nenhum desses dois extremos forma um agora saudável.
Por isso, sempre que possível, converse com amigos, colegas que já estão na universidade e passaram pelo mesmo que você está enfrentando agora. Você verá que a sua situação pode ser mais comum do que parece e terá ajuda de alguém que sabe exatamente o que está falando porque viveu aquilo na pele.
Inclusive, temos aqui no Blog do Aprova uma entrevista com um ex-jubialuno, estudante de escola pública e, agora, calouro de Medicina que pode te ajudar muito a restabelecer as suas perspectivas.
Quer ter acesso aos melhores recursos para se preparar para os vestibulares e o Enem? Então conheça a plataforma Aprova Total, a maior especialista no ensino digital, que conta com as melhores videoaulas e professores!
