Vestibulares

Unesp divulga calendário para o vestibular 2025

Com as datas da primeira e a segunda fase já definidas, saiba como se inscrever, os formatos das provas e o calendário completo do vestibular da Unesp 2025

Acessibilidade

As inscrições para o vestibular Unesp 2025 serão realizadas exclusivamente pelo site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). As inscrições irão acontecer entre 4 de setembro e 10 de outubro, com a primeira fase do exame programada para 15 de novembro.

Na edição anterior, a Vunesp aplicou o vestibular para 67.439 candidatos em 35 cidades, sendo 31 no estado de São Paulo. Além disso, assim como nos exames anteriores, a universidade continuará a oferecer a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os candidatos que solicitarem.

Se você está pensando em prestar o vestibular da Unesp em 2024, acompanhe a leitura deste artigo! Confira o calendário anunciado pela Vunesp e saiba como garantir sua inscrição no processo seletivo.

Calendário da Unesp 2025

A Unesp divulgou as principais datas para o vestibular de 2025. Então, agora é hora de pegar o calendário e anotar todos os eventos importantes. Veja quando será cada etapa:

  • Solicitação de isenção e redução da taxa de inscrição: previsto para agosto
  • Período de inscrições: 4 de setembro a 10 de outubro
  • Prova de Conhecimentos Gerais - Primeira fase: 15 de novembro
  • Prova de Conhecimentos Específicos - Segunda fase (primeiro dia): 8 de dezembro
  • Prova de Conhecimentos Específicos - Segunda fase (segundo dia): 9 de dezembro
  • Divulgação da lista geral de classificação no site: 31 de janeiro de 2025

👉 Para manter-se atualizado de todas as datas, não deixe de conferir o calendário dos principais vestibulares.

Como será o Vestibular da Unesp 2025?

As provas do vestibular da Unesp serão aplicadas em duas fases. Confira os detalhes!

Na primeira fase da Unesp, os candidatos enfrentam uma prova objetiva de 90 questões de múltipla escolha, cobrindo Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Esta fase é tanto eliminatória quanto classificatória, e visa avaliar o conhecimento geral dos candidatos.

Já a segunda fase da Unesp inclui provas discursivas específicas para cada curso, compreendendo questões dissertativas e uma redação, com proposta comum a todos os candidatos, focando em conhecimentos específicos relativos ao curso escolhido.

Como se inscrever no vestibular da Unesp 2025

Para se inscrever no vestibular da Unesp 2025, os candidatos devem acessar o site oficial, identificar-se e preencher todos os dados solicitados no formulário. Veja um passo a passo:

Captura de tela do site oficial de inscrições para o vestibular da Unesp
(Imagem: Reprodução/Vunesp)
  1. No site da Vunesp, pesquise por UNESP - VESTIBULAR 2025;
  2. Na página principal do processo seletivo, clique na opção INSCRIÇÕES;
  3. Preencha seus dados pessoais e, se aplicável, suas condições especiais;
  4. Escolha sua opção de curso e o local onde deseja realizar as provas;
  5. Selecione a modalidade de ingresso, seja ampla concorrência ou cotas;
  6. Informe seu nível de escolaridade e responda ao questionário socioeconômico;
  7. Por fim, imprima o boleto da taxa de inscrição e efetue o pagamento até a data limite;

Pronto! Agora, é só esperar a confirmação da inscrição por e-mail ou verificá-la no site.

E não se esqueça de se preparar para as provas com antecedência e acesse o site regularmente para verificar as informações sobre o local de prova.

🔎 Para mais detalhes sobre os cursos oferecidos pela Unesp, visite o Guia de Profissões.

Sistema de cotas

A Unesp oferece três modalidades de concorrência que devem ser informadas na inscrição:

  1. Sistema Universal (SU): para candidatos que não se enquadram nas cotas raciais nem são provenientes de escolas públicas;
  2. Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP): destinado a candidatos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas;
  3. Cotas Raciais: para candidatos do SRVEBP que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

Uso das notas do Enem

Adicionalmente, a Unesp utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de soma à nota final obtida no vestibular, embora o peso de cada prova varie conforme o curso escolhido.

Para incluir as notas do Enem no processo seletivo, o candidato deve indicar, durante a inscrição, que deseja usar as notas como bônus na classificação final.

A Unesp acessará as notas do Enem diretamente da base de dados do INEP/MEC usando o CPF fornecido na inscrição. Se o CPF não for encontrado, as notas não serão considerada.

⚠️ Atenção! O uso das notas do Enem no vestibular da Unesp é diferente do processo seletivo Unesp Enem. Este último é uma modalidade para preenchimento de eventuais vagas remanescentes, desvinculado do vestibular tradicional.

Provas de habilidades específicas

As datas para as provas de habilidades específicas ainda não foram anunciadas. Entretanto, apenas os candidatos que escolherem os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design, Artes Cênicas, Arte-Teatro e Música (Bacharelado ou Licenciatura) precisarão realizar essas provas.

👉 Quer saber mais sobre como funciona o vestibular da Unesp? Confira nosso Guia Prático Completo!

Isenção ou redução da taxa de inscrição na Unesp 2025

Ainda não foi divulgado o prazo para os pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição, mas espera-se um anúncio em agosto. Em 2024, os candidatos não contemplados com a isenção ou redução pagaram uma taxa de R$ 192, e é provável que essa faixa de custo se mantenha na edição de 2025.

Entre as modalidades de isenção de taxa das inscrições da Unesp 2025, os candidatos devem:

  • estar regularmente matriculado no último ano do Ensino Médio em escola pública;
  • ter concluído o Ensino Médio em escola pública, ou por meio de exames nacionais de certificação, como Enem e Encceja;
  • comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.118), ou estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • residir ou estar vinculado a uma instituição de ensino com sede no estado de São Paulo.

Enquanto a redução da taxa, correspondente a 50% ou 75%, será concedida ao candidato que:

  • comprovar renda familiar per capita inferior a 2 (dois) salários-mínimos ou esteja desempregado (válido no período de até 12 meses anteriores à data da solicitação da redução da taxa);
  • escolher a opção de TREINEIRO (redução de 50% do valor da taxa de inscrição);
  • estiver cursando o último ano do Ensino Médio público paulista (redução de 75% do valor da taxa de inscrição) - mediante cadastramento entre 4 de setembro e 10 de outubro.

🏆 Quer se preparar para os vestibulares com que mais entende do assunto? Então conheça a plataforma do Aprova Total e estude com os melhores conteúdos para você conquistar sua aprovação!

Banner perpétua

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.