Termina prazo para comprovar informações de matrícula do ProUni
O número de inscritos no ProUni 2023 superou o do mesmo período em 2022, registrando 544.755 pessoas registradas no Programa.

Acessibilidade
Os participantes pré-selecionados na lista de espera do ProUni 2023 (disponibilizada em 10 de abril) precisam confirmar suas informações para a matrícula diretamente com as instituições até a data de hoje, 19 de abril. Confira mais informações sobre os protocolos no site do ProUni.
Nos dias 5 e 6 de abril, os inscritos não selecionados na 1ª ou 2ª chamada regular do ProUni puderam manifestar o interesse na lista de espera. E até o momento, as ocorrências de listas e convocações foram todas realizadas por meio do site, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O resultado da primeira convocação para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, foi divulgado na terça-feira, 7 de março. Esta edição do programa ofertou 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais (50% da mensalidade). O número de inscritos superou o do mesmo período em 2022, registrando 544.755 pessoas.

NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
🔎 Quais são os requisitos para inscrição no ProUni?
O primeiro requisito para participar do ProUni 2023 você já cumpriu, que é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2021 ou 2022.
Além disso, é preciso atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. E se você participou do Enem como treineiro, também não pode participar!
Já quanto aos requisitos de renda, o candidato deve: para obter uma bolsa integral (100%), comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo; e para a bolsa parcial (50%), comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos.
💻 Como funcionam as inscrições do ProUni?
Vale lembrar que o ProUni tem duas edições por ano. Em ambas, a inscrição é um processo gratuito, sendo que a primeira acontece agora, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, e a segunda no meio deste ano (2023).
Para saber as opções de bolsas disponíveis, basta consultar aqui.
A inscrição no ProUni é simples - calma vestibulando, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças! Mas é preciso seguir os seguintes passos:
- Acesse seu cadastro no portal de acesso ao ProUni do MEC.
- Antes de começar a inscrição, leia com atenção as instruções indicadas no próprio portal, e principalmente confira as opções de bolsas ofertadas de seu interesse.
- Use os filtros para selecionar a instituição de ensino desejada, verificar as vagas e os tipos de bolsa disponíveis. Veja em quais pré-requisitos você se encaixa.
- Escolha até dois cursos, e faça a sua inscrição!
Assim como no Sisu, aqui você também pode trocar a inscrição para outro curso quantas vezes quiser, isso dentro do período em que o sistema estiver aberto. Lembre-se: no sistema, valerá o último registro feito até o dia do encerramento das inscrições.

📋 No ProUni existe ordem de classificação?
Após o fim das inscrições, no dia 03 de março, será gerada a 1º chamada para matrícula, que acontece em 14 de março. Aqui, a pré-seleção dos inscritos ocorrerá de acordo com a classificação, que observa o limite das bolsas disponibilizadas por curso, turno e local de oferta da instituição. Além de considerar o tipo de modalidade de concorrência, conforme indica a inscrição do candidato.
Dentro de cada modalidade de concorrência e suas subdivisões será obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e priorizada a seguinte ordem:
I - professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
II - estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
III - estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
V - estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
VI - estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
🗓 ProUni abre inscrições - CRONOGRAMA
Após a realização das matrículas da 1º chamada e 2ª chamada, quem não foi aprovado ainda terá mais uma chance. Então, se você ficou na lista de espera, fique atento ao cronograma do ProUni - NÃO VAI PERDER AS DATAS, HEIN?
- Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultado da 1ª chamada: 7 de março
- Comprovação de informações da 1ª chamada: 7 a 16 de março
- Resultado da 2ª chamada: 21 de março
- Comprovação de informações da 2ª chamada: 21 a 30 de março
- Manifestação de interesse na lista de espera: 5 e 6 de abril
- Divulgação: 10 de abril
- Comprovação de informações: 10 a 19 de abril
Querido(a) vestibulando(a), nossa recomendação final é: "Fique calmo(a) e preste o máximo de atenção às informações na hora da inscrição". Na plataforma do ProUni, é possível encontrar todos os detalhes sobre o processo e ficar ligado nas chamadas. Mas, em caso de dúvidas, aqui no Aprova Total você vai encontrar tudo bem explicadinho. Então, mantenha-se otimista, atento(a) e boa sorte!
