Fuvest anuncia mudanças nas provas para ingresso em 2026
Conteúdos de Filosofia, Sociologia, Educação Física e Artes estarão nos exames aplicados em 2025; confira mais informações
Acessibilidade
A Fuvest, responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), anunciou que fará mudanças para as provas de 2025 - referentes ao ingresso em 2026.
Conforme apuraram os jornais Folha de São Paulo e Estadão, os conteúdos de Filosofia, Sociologia, Educação Física e Artes estarão nas provas aplicadas em 2025. Apesar de já serem previstos no currículo escolar do Ensino Médio, esses eram temas que não apareciam com ênfase na Fuvest.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Principais mudanças na Fuvest 2025
Segundo Gustavo Mônaco, diretor executivo da Fuvest, o formato continua o mesmo nas duas fases:
- na primeira, 90 questões de múltipla escolha;
- na segunda, 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa
- com uma redação no primeiro dia
- e 12 questões dissertativas divididas por disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida no segundo dia.
As mudanças para o ano que vem acontecerão, portanto, no conteúdo programático do vestibular e na forma como as questões serão desenvolvidas.
Com isso, as perguntas devem ser mais interdisciplinares e integrar disciplinas de uma mesma área, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No Enem, não há uma divisão clara entre as disciplinas, como Português, Química, História, mas em áreas - Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
"Nenhuma mudança no nosso vestibular é radical, sempre vamos avisar com antecedência para as escolas terem tempo de planejar como vão desenvolver o conteúdo com os alunos", disse Mônaco ao jornal Folha de São Paulo.
No comunicado oficial da Fuvest, ele ainda reforçou que, mesmo com as mudanças, a instituição não deixará de cobrar conteúdo dos candidatos: “Não é conteúdo pelo conteúdo, é o conteúdo dentro de um contexto compreensível para o estudante e que tenha relação com uma aplicação na realidade”.
As mudanças na Fuvest para 2025 foram aprovadas em dezembro no Conselho de Graduação da USP, após discussões em grupos de trabalhos com professores de várias unidades.
Modernização do vestibular
A vice-reitora da USP, Maria Arminda Arruda, disse ao Estadão que o objetivo das provas será avaliar competências e habilidades ligadas a contextos como mudanças climáticas, transição demográfica, violência, transição enérgica, desigualdade social, racismo e outros temas.
Essas pautas podem aparecer em qualquer área do conhecimento e também estão presentes no Enem. Além disso, o novo exame seguirá a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo paulista e está alinhado às mudanças no Novo Ensino Médio.
👉 Leia também:
Redação da Fuvest: como é, tipos de propostas e dicas de preparação
Confira o resumo das obras literárias obrigatórias da Fuvest 2025
Como é o curso de Medicina na USP?
O vestibular não tinha seu programa modificado estruturalmente há mais de 20 anos. Por isso, segundo o pró-reitor de graduação da USP, Aluisio Cotrim, a "modernização" da Fuvest já era um desejo antigo. “Muitas questões eram baseadas em conteúdos clássicos e não tinham abordagem integradora”, afirma.
A conclusão dos porta-vozes da USP é que as mudanças na Fuvest para 2025 seguem as exigências do mercado de trabalho. Cada vez mais, os profissionais são cobrados por suas habilidades e competências em lidar com múltiplos assuntos, não pela retenção de conteúdo sobre uma área específica.
Para ver todos os detalhes das áreas que estarão presentes nas provas da Fuvest 2026 e se aprofundas nas habilidades de cada uma, confira o Programa do Vestibular 2026.