ENEM

Candidatos do Rio Grande do Sul podem se inscrever no Enem 2024 até 21/06

Ministério da Educação e Inep anunciaram período extra para moradores do estado se inscreverem no Enem 2024. Veja as alterações

Acessibilidade

O Ministério da Educação (MEC) anunciou alterações para o Enem no Rio Grande do Sul, devido às chuvas e inundações. Os moradores do estado gaúcho podem se inscrever no Enem 2024 até às 23h59min do dia 21 de junho.

Além disso, também estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Exame e novas datas de aplicação devem ser divulgadas em breve.

As primeiras mudanças foram anunciadas ainda em maio, durante uma coletiva de imprensa do ministro da Educação, Camilo Santana. A equipe ministerial está avaliando os impactos do desastre nas universidades, escolas e institutos gaúchos para definir as próximas ações em relação ao calendário do Exame.

Veja quais foram as mudanças anunciadas até o momento.

O que muda para o Enem no Rio Grande do Sul?

"Toda inscrição que vier do Rio Grande do Sul estará isenta de pagamento. E vamos apresentar (...) um novo calendário para que novas inscrições possam ser realizadas", afirmou o ministro da Educação em coletiva de imprensa.

Assim, os estudantes do Rio Grande do Sul poderão se inscrever gratuitamente no Enem 2024 até 21 junho. A taxa desta edição custa R$ 85 (oitenta e cinco reais) e estima-se que a decisão beneficiará cerca de 40 mil pessoas.

Por enquanto, as aplicações das provas continuam nos dias 3 e 10 de novembro. Contudo, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda avaliam a necessidade de um Enem exclusivo para o estado gaúcho.

👉 Leia também: Guia passo a passo: como se inscrever no Enem?

Calendário do Enem 2024

Conheça as principais datas do exame:

  • 16 de junho: início do prazo extra para estudantes gaúchos fazerem a inscrição
  • 21 de junho: fim do período extra para estudantes gaúchos fazerem a inscrição
  • 3 de novembro: aplicação do Enem 2024 (primeiro dia)
  • 10 de novembro: aplicação do Enem 2024 (segundo dia)
  • 20 de novembro: divulgação do gabarito do Enem 2024
  • 10 de dezembro: reaplicação do Enem 2024 (primeiro dia)
  • 11 de dezembro: reaplicação do Enem 2024 (segundo dia)
  • 13 de janeiro: resultado do Enem 2024
  • 13 de março: divulgação do resultado dos treineiros do Enem 2024 (previsão)

O que aconteceu no Rio Grande do Sul?

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia climática de sua história. De acordo com a Defesa Civil, estima-se que 2,3 milhões de pessoas tenham sido impactadas e cerca de 580 mil estejam desalojadas.

Além disso, as enchentes trouxeram o colapso de estruturas viárias, dificultando o socorro às vítimas, e deixaram vários pontos sem energia elétrica e acesso à água.

Em uma aula de atualidades especial, o professor Víctor Daltoé, especialista em Geopolítica pela Universidade de São Paulo (USP), explicou as causas dessa catástrofe no estado do Rio Grande do Sul. Assista!

🥇 Precisa de ajuda para se preparar para o Enem e outros vestibulares? Conte com o Aprova Total! Tenha acesso à videoaulas exclusivas, materiais didáticos completos, simulados e muito mais!

Banner

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.