ENEM

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção de taxa no Enem 2024

Ministério da Educação e Inep anunciaram algumas mudanças no Enem 2024 para moradores do estado. Veja as alterações

Acessibilidade

Devido às chuvas e inundações que atingiram o território gaúcho no mês de maio, o Ministério da Educação (MEC) anunciou alterações para o Enem no Rio Grande do Sul.

A partir de agora, os moradores do estado estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Exame e novas datas devem ser divulgadas em breve. Camilo Santana, ministro da Educação, anunciou as mudanças em uma coletiva de imprensa realizada na noite de 20 de maio, em Brasília.

A equipe ministerial está avaliando os impactos do desastre nas universidades, escolas e institutos gaúchos para definir as próximas ações em relação ao calendário do Exame. Veja quais foram as mudanças anunciadas até o momento.

O que muda para o Enem no Rio Grande do Sul?

"Toda inscrição que vier do Rio Grande do Sul estará isenta de pagamento. E vamos apresentar (...) um novo calendário para que novas inscrições possam ser realizadas", afirmou o ministro da Educação em coletiva de imprensa.

Assim, os estudantes do Rio Grande do Sul poderão se inscrever gratuitamente no Enem 2024 entre 27 de maio e 14 de junho. O período de inscrição adicional de uma semana foi anunciado no dia 7 de junho.

A taxa desta edição custa R$ 85 (oitenta e cinco reais) e estima-se que a decisão beneficiará cerca de 40 mil estudantes.

Por enquanto, as aplicações das provas continuam nos dias 3 e 10 de novembro. Contudo, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda avaliam a necessidade de um Enem exclusivo para o estado gaúcho.

👉 Leia também: Guia passo a passo: como se inscrever no Enem?

Calendário do Enem 2024

Conheça as principais datas do exame:

  • 27 de maio: início das inscrições do Enem 2024 e do período para solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social
  • 14 de junho: fim do período das inscrições do Enem 2024 e do período para solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social
  • 17 de junho: resultado da solicitação de atendimento especializado e início do período para solicitação de recurso
  • 19 de junho: último dia para pagamento da taxa de inscrição
  • 21 de junho: fim do período para solicitação de recurso do atendimento especializado
  • 27 de junho: resultado do recurso do atendimento especializado
  • 3 de novembro: aplicação do Enem 2024 (primeiro dia)
  • 10 de novembro: aplicação do Enem 2024 (segundo dia)
  • 20 de novembro: divulgação do gabarito do Enem 2024
  • 10 de dezembro: reaplicação do Enem 2024 (primeiro dia)
  • 11 de dezembro: reaplicação do Enem 2024 (segundo dia)
  • 13 de janeiro: resultado do Enem 2024
  • 13 de março: divulgação do resultado dos treineiros do Enem 2024 (previsão)

O que aconteceu no Rio Grande do Sul?

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia climática de sua história. De acordo com a Defesa Civil, estima-se que 2,3 milhões de pessoas tenham sido impactadas e cerca de 580 mil estejam desalojadas.

Além disso, as enchentes trouxeram o colapso de estruturas viárias, dificultando o socorro às vítimas, e deixaram vários pontos sem energia elétrica e acesso à água.

Em uma aula de atualidades especial, o professor Víctor Daltoé, especialista em Geopolítica pela Universidade de São Paulo (USP), explicou as causas dessa catástrofe no estado do Rio Grande do Sul. Assista!

🥇 Precisa de ajuda para se preparar para o Enem e outros vestibulares? Conte com o Aprova Total! Tenha acesso à videoaulas exclusivas, materiais didáticos completos, simulados e muito mais!

Banner

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.