Live do Aprova mostrou como se dar bem no Sisu
O professor Lauro trouxe um tutorial completo com estratégias para usar na hora de fazer a inscrição do Sisu e esclareceu dúvidas sobre ProUni e Fies

Acessibilidade
Como usar a nota do Enem no Sisu? Se você acha que todas as suas chances foram determinadas com o seu desempenho no vestibular, saiba que ainda existem estratégias para conseguir uma boa classificação.
Todo ano, o Sisu oferece dois períodos de inscrições e, em cada um, elas ficam abertas durante alguns dias. Mas, para quem ainda tem dúvidas sobre o passo a passo para se inscrever, como funciona a nota de corte e maneiras para se dar bem, rolou uma live com dicas importantes no canal do Aprova no YouTube.
O professor Lauro, que dá aula de Português na plataforma, foi quem comandou esse bate-papo sobre como inscrições no Sisu, e também aproveitou para esclarecer algumas dúvidas sobre ProUni e Fies.

NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Live: Como usar a nota do Enem no Sisu, ProUni e Fies
Na live, que você pode ver aqui, o professor Lauro trouxe um tutorial completo para mostrar o que realmente importa sobre os três programas. Tudo pensando na sua aprovação! Lá, ele explicou sobre:
- Passo a passo para se inscrever
- Explicação detalhada de como funciona cada programa
- As melhores estratégias pra manter uma boa classificação
- Dicas para escolher as universidades
- Detalhes de como é o sistema de cotas e critérios pra participar
O que é o Sisu e como escolher minhas opções?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema online gerido pelo Ministério da Educação (MEC), em que são ofertadas vagas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria das instituições federais (universidades e institutos). Para participar, é preciso ter feito a última prova do Enem e não ter zerado a redação. Ah, lembrando que os treineiros não podem realizar o cadastro.
Na hora da sua inscrição, é possível escolher até duas opções de cursos oferecidos pelo Sisu. E pode ficar tranquilo(a), enquanto durarem as inscrições você consegue anterá-las. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Então, a dica do professor Lauro foi: "Fique à vontade para testar!". Há como preencher o mesmo curso em duas universidades, ou até cursos diferentes na mesma instituição. A única coisa que não pode é selecionar opções de cotas diferentes. Por exemplo: se você pretender concorrer pela reserva de vagas para estudantes formados em escola pública, deve seguir desta forma em todas as opções.
Após escolher as suas opções, o professor alertou para que os estudantes fiquem de olho nas especificações de cada instituição. O sistema faz isso automaticamente, mas o cálculo apresentado pode ter pesos e exigir notas mínimas diferentes em cada curso. Ou seja, o curso de Biologia pode dar um peso maior à nota de Ciências da Natureza do Enem, o que interfere no resultado da nota de corte.
Notas de corte
A forma como são visualizadas as notas de corte também foi uma questão comentada na live. O professor explicou que há três tipos no Sisu, sendo:
- CORTE PARCIAL: é aquela nota que você confere na classificação diária do Sisu, ou seja, é a nota do último colocado na lista daquele dia.
- CORTE VIRTUAL: é a nota divulgada para o público, aquela que você pesquisa na internet. Ou seja, é a nota do último colocado na 1ª chamada da última edição.
- CORTE REAL: cada instituição tem a sua quantidade de chamadas, por isso, esta nota - a do último colocado na chamada final - é a que realmente pode definir se você será aprovado(a).
"Em todos os anos de Sisu, houve pessoas que realizaram o sonho de entrar na universidade com notas de corte menores do que aquelas que você pesquisou no Google. Isso porque, a nota de corte virtual foi apenas a classificação da 1ºchamada, não a final de todo o processo[...] Então, NÃO DESISTA!" _ Professor Lauro
E, caso você não for selecionado em nenhuma das duas opções inscritas, tenha PACIÊNCIA. Você ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.
Sobre o Sisu, fique de olho nessas dicas:
🗒 Tenha uma lista prévia das universidades que você fará a sua inscrição;
🔍 Pesquise sobre as notas de corte de anos anteriores para saber as suas chances;
✅ Faça a sua inscrição no 1º dia! Não espere;
🔃 Acompanhe as atualizações e mude a sua inscrição sempre que for necessário;
🆘 Não conte com a sorte ao deixar para se inscrever no último dia, pois sistema pode apresentar instabilidades.
Mas, e o ProUni e o Fies?
Calma, vestibulando(a)! Se a sua vaga não vier pelo Sisu, ou se o seu desejo é estudar em uma instituição privada, esses dois programas vão te possibilitar chances de fazer a tão sonhada graduação!
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é o sistema de oferecimento para bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de instituições de educação superior privadas. Então, se essa será a sua primeira graduação, o ProUni é uma ótima opção!
Além dele, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) possibilita o financiamento a estudantes em instituições privadas aderentes ao programa. Desde 2018, o FIES oferece juros zero e segue uma escala que varia conforme o limite de renda familiar, diminuindo consideravelmente encargos a serem pagos. Ou seja, você começa a pagar após se formar!
E aí, quer saber mais sobre Sisu, ProUni e Fies? Então, corre lá conferir a live completa que ficou disponível no canal do Aprova no Youtube. Ah, aproveite para se inscrever e ativar o sininho para receber um aviso sobre as próximas transmissões ao vivo!
🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos?
