Como evitar a autossabotagem nos estudos
É comum vermos estudantes usam a autossabotagem porque não se acham merecedores de conquistar o seu objetivo. Neste post vamos falar um pouco sobre como identificar e evitar esse comportamento

Acessibilidade
Talvez o que tenha te impedido de chegar onde você quer seja você mesmo. A autossabotagem é mais comum do que pensamos. Mas, o que é autossabotagem? Para uma definição rápida, podemos defini-la como uma série de ações voluntárias ou involuntárias que nos fazem punir a nós mesmo.
O assunto parece um pouco confuso e pode ser que você não se reconheça em primeira instância, mas vamos a um exemplo: você começa o ano com todo gás e, de repente, alguns pensamentos que dizem que você não é capaz, ou que você não merece ser aprovado passam a aparecer na sua mente. Isso faz com que, sem perceber, você perca o ânimo e nessa altura do campeonato você nem estuda como antes porque tem certeza de que você não vai conseguir.
Primeiramente, permita-me dizer: você está errado! Investigar as raízes deste problema pode te fazer visitar lugares bem doloridos. Por isso, não exite em buscar ajuda médica especializada. Em níveis muito altos de autossabotagem, é comum encontrarmos do outro lado pessoas muito inseguras.

NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Autossabotagem e seus sintomas
Esses pontos não são unanimidade, mas podem sim te ajudar a identificar a autossabotagem na sua vida e também na vida de amigos próximos:
Criar milhares de situações para que algo muito desejado não dê certo;
Procrastinar tarefas importantes;
Desistir sucessivamente de algum objetivo no meio do caminho;
Não se achar bom o suficiente;
Comer compulsivamente;
Ter muito medo (imobilizador) de falhar.
Combatendo a autossabotagem
Pare de se comparar com os outros
O seu parâmetro não é o seu amigo, o seu parâmetro não é o outro vestibulando, o seu parâmetro não é alguém que já está há anos no mercado. O seu parâmetro de sucesso e objetivos conquistados é você mesmo. Ninguém, além de você, teve a sua formação, saiu de onde você saiu, conviveu com quem você conviveu e, por isso, não podem moldar as suas emoções e ações.
Uma vez que você descobre que apenas você pode conquistar o que você quer conquistar, da maneira que vai ser conquistado as coisas ficam um pouco mais claras e descomplicadas.
Você não é autossuficiente
Tudo o que dissemos aí em cima não significa dizer que você está nessa sozinho. Dessa forma, é importante que você tenha companhia durante essa dura caminhada que é a aprovação. Tenha amigos para conversar e seja intencional em suas relações. Você não precisa passar por tudo sozinho.
Todo mundo erra
Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Todos nós temos histórias palavras erradas ditas, escolhas erradas feitas. Não existe neste mundo quem esteja isento de erros. Eles nos ajudam a construir o nosso caráter, a colocar em dia nossas prioridades, a realinhar os nossos objetivos. Faça do erro um aliado que te empurra para a frente e não algo que te impeça de tentar.
Se você se esforçar, merecerá conquistar o seu objetivo. Muitos vestibulandos, após uma primeira falha, deixam de tentar por achar que aquilo os define e não é verdade. Erros, procrastinação, desânimo, falta de confiança tudo isso é muito comum na vida de todos nós, mas o que fazemos com isso é o que nos coloca ou não no lugar onde realmente queremos chegar.
Quer ter acesso aos melhores recursos para se preparar para os vestibulares e o Enem? Então conheça a plataforma Aprova Total, a maior especialista no ensino digital, que conta com as melhores videoaulas e professores! Não deixe de conhecer os cursos Extensivo Enem e Super MED!
