Câncer de mama: o que é, sintomas e tratamento
Outubro rosa é uma campanha realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dê uma olhada nesse post pra entender melhor sobre esse tipo de câncer!

Acessibilidade
O câncer de mama ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células epiteliais mamárias. Dessa forma, esse processo desenvolve células anormais que formam um tumor. Primeiramente, importante deixar claro que, na realidade, o câncer de mama é uma doença com vários tipos. Cada um deles apresenta diferentes comportamentos e velocidades de desenvolvimento.
Além disso, existem tratamentos para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Quais são as causas do câncer de mama?
O câncer de mama não tem apenas uma causa e a presença de um ou mais fatores de risco não significa necessariamente que você terá a doença. Um dos fatores de risco mais relevante para a doença é a idade. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem depois dos 50 anos. Na tabela a seguir você poderá ver outros fatores de risco:

Como prevenir
O câncer de mama pode ser evitado adotando hábitos como: prática de atividade física, alimentação de forma saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
A importância da mamografia

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significativamente as chances de cura. Cerca de 95% dos casos que são identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura, é o que aponta o Instituto Oncoguia.
A mamografia é uma grande aliada no diagnóstico! Nesse exame de rastreio por imagem poderão ser identificadas alterações e nódulos mesmo que ainda não sejam palpáveis. Deve ser feito pelo menos uma vez a cada dois anos, principalmente em mulheres acima de 50 anos.
De acordo com um levantamento realizado pela Fundação do Câncer, com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de mamografias feitas pelo sistema público teve uma queda de 84% entre janeiro e junho de 2020 (no período da quarentena devido ao covid-19), no comparativo com os anos anteriores. Isso levantou um alerta para os especialistas porque a diminuição acentuada do exame é um fator de risco e um alerta sobre a importância da campanha do Outubro Rosa!
Sinais e sintomas

O aparecimento das anormalidades listadas a seguir pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. Assim, é importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam necessariamente câncer de mama. Por isso, é fundamental, quando necessário, consultar um médico para que haja o diagnóstico correto.
Veja alguns dos possíveis sinais e sintomas relacionados com o câncer de mama: alterações no tamanho ou formato da mama; nódulo único e endurecido; vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama; nódulo ou caroço na mama que está sempre presente e não diminui de tamanho; espessamento ou retração da pele ou do mamilo; secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos; assimetria entre as duas mamas; inversão do mamilo; dor na mama, na axila ou no mamilo.
Apenas mulheres têm câncer de mama?
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Quer saber mais sobre câncer? Então, você pode ler sobre um avanço na cura do câncer no blog. Logo depois, assista esse vídeo do professor Jubilut que fala mais sobre o câncer:
Teste seus conhecimentos
Anteriormente te demos um geralzão sobre essa doença, a seguir você poderá fazer um quiz sobre esse assunto. Enfim, faça o nosso quiz sobre o câncer de mama!
Sobre o câncer de mama:

Assinale a resposta correta.
Fator de risco para o câncer de mama:

Assinale a resposta correta.
Qual o câncer mais comum em mulheres no Brasil?

Assinale a resposta correta.
É possível homens terem câncer de mama?
Assinale a resposta correta.