Autodisciplina: 5 dicas para manter o foco
A essa altura do campeonato talvez tudo o que você esteja precisando neste momento seja foco. Mas, para isso, você precisa ter autodisciplina. Neste post te damos algumas dicas para te ajudar a manter a disciplina.

Acessibilidade
A autodisciplina vai te ajudar a ter F-O-C-O. Talvez seja isso que você tanto quer nesse momento da sua caminhada. Muitos vestibulandos nunca foram estimulados a pensar sobre o fim da vida escolar e o começo de uma nova da vida que é completamente diferente daquilo que eles estavam acostumados. Pode ser que você esteja nesse grupo.
Pode ser também que você já tenha saído da escola há algum tempo e esteja procurando motivos para continuar. Semelhantemente ao primeiro grupo, você não pensou que o caminho seria tão árduo e agora tudo o que você quer é ver o seu nome na lista de aprovados, mas isso não vai acontecer a não ser que você tome algumas medidas.
Fizemos este post a fim de te ajudar a conquistar algo que pode ser a peça que está faltando nesse quebra-cabeça: disciplina. A falta dela pode te levar a um caos, no qual muitas coisas ganham a importância que não têm. Para resolver esse problema:
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
1) Não deixe para depois o que pode ser feito hoje
Talvez você já tenha escutado isso milhares de vezes, mas uma vez que você coloca esse conselho em prática, percebe que ele realmente te ajuda a avançar em direção ao seu objetivo. Fica difícil acumular tarefas quando você não tem tarefa alguma para acumular.
Autodisciplina é muito mais sobre começar a fazer algo agora do que fazer algo perfeitamente.
2) Para ter autodisciplina, faça uma lista de prioridades
Quais são as suas prioridades hoje? Se você não sabe responder a essa pergunta precisa e muito da autodisciplina. Sem uma lista que mostre o que vem primeiro, a sua rotina fica a mercê daquilo que vai acontecer no dia e a última coisa que você quer é isso.

3) Autodisciplina: faça uma coisa de cada vez
Com os avanços tecnológicos e o crescimento da internet, é cada vez mais comum que jovens façam milhares de coisa ao mesmo tempo. Enquanto você está assistindo a um filme, está também respondendo a uma mensagem no whatsapp e curtindo aquele meme impagável do seu instagram favorito (@biologiatotaloficial).
Vivemos tempos extremamente acelerados, no entanto isso divide a sua atenção e te atrapalha na hora dos estudos. Por isso, na hora dos estudos, coloque seus pensamentos em ordem e faça uma coisa de cada vez.
4) Cuide da sua saúde física e mental
Ainda que seja óbvio, muitos vestibulandos subestimam o poder desses dois passos, mas ambos são imprescindíveis para te ajudar a focar naquilo que é necessário. Com o corpo e a mente saudáveis você pode ter um aproveitamento ainda maior.
Dessa forma, encontrar uma atividade física que te agrade (ou pelo menos que não seja um punição haha) não será uma perda de tempo e sim a possibilidade de aproveitar melhor os seus momentos de estudo.
5) Persevere
Você precisa ser persistente para conseguir construir um nova rotina, para ter disciplina. Primeiramente, saiba que não é como se você acordasse hoje e dissesse: "vou ser disciplinado". Daí, inesperadamente, o seu mindset muda e do nada você começa a cumprir aquilo que propõe.
A história do José Luiz pode te ajudar a entender o que estamos falando aqui. Um de nossos alunos que precisou mudar de cidade para alcançar o seu sonho, mas que perseverou até conseguir.
O que faz com que a sua rotina e caminhada sejam transformadas, sobretudo, é a perseverança em continuar fazendo o que precisa ser feito mesmo com pequenas falhas e sucessos.